Como ficar com a pele mais clara

O assunto de hoje é clareamento de pele. Você conhece algum truque para ficar com a pele mais clara? Pois é, este é o desejo de muitas mulheres e para isso, buscam diferentes técnicas, inclusive caseiras, para obter bons resultados.

Não basta apenas querer uma pele mais clara. É importante buscar uniformidade na cútis e disfarçar principalmente as manchas, que podem ser causadas pela gravidez, excesso de sol e uso de anticoncepcionais. O rosto é apenas uma das áreas do corpo que pode sofrer com o escurecimento. O problema também afeta as axilas e a virilha. (Veja mais opções de tratamento para manchas no rosto)

A  axila é uma das áreas que pode precisar de clareamento. (Foto: Divulgação)
A axila é uma das áreas que pode precisar de clareamento. (Foto: Divulgação)

Dicas para clarear a pele

Depois de fazer algumas pesquisas, encontrei técnicas que ajudam a ficar com a pele mais clara. Mas, antes de colocar alguma estratégia em prática, é sempre mais apropriado pedir as orientações de um dermatologista. Confira a seguir uma seleção de dicas para clarear a pele:

Receitas caseiras

Quem não tem condições financeiras para investir em tratamentos mais complexos, acaba optando pelas receitas caseiras que prometem clarear a pele e acabar de vez com as manchas do rosto. No entanto, é importante tomar cuidado, pois algumas combinações de ingredientes podem ameaçar a saúde da pele. O suco do limão, por exemplo, possui um ácido cítrico que ajuda no clareamento, mas se transforma em algo extremamente perigo com a exposição ao sol.

A receita caseira pode ser útil. (Foto: Divulgação)
A receita caseira pode ser útil. (Foto: Divulgação)

Uma receita que não oferece riscos à pele é preparada com 1 colher de sopa de mel, 1 xícara e meia de leite e 1 colher de amido de milho. Todos os ingredientes devem ser misturados e levados ao fogo até formar um mingau. Depois que a máscara esfriar, basta aplicá-la no rosto e deixá-la agir por alguns minutos. Outros ingredientes caseiros podem ser úteis no clareamento da pele, como iogurte, farinha de aveia, soro do leite e mamão.

Cremes clareadores para a pele

Aqui no Muito Chique já falei sobre a Hidroquinona, uma substância presente em alguns cremes clareadores, como o Hidropeek. O composto químico age com o objetivo de promover a despigmentação da cútis, reduzindo as sardas, os melasmas e as marcas de acnes.

Existem muitos outros cremes que possuem a função de clarear a pele, como é o caso do Veer Melan Skin, que renova as células e freia a ação do MSH, responsável pela produção de melanina. O Melani D Creme Clareador FPS15 ajuda a reduzir as manchas no rosto, bem como o creme D4 Creme Clareador FPS 15 da Melora. Já falamos aqui no blog também sobre o Hipoglós para manchas na pele, também muito bom e eficiente.

Os cremes clareadores realizam a despigmentação. (Foto: Divulgação)
Os cremes clareadores realizam a despigmentação. (Foto: Divulgação)

Tratamento com laser

O tratamento a laser para clarear a pele é realizado por um dermatologista, principalmente quando o objetivo consiste em combater o escurecimento das axilas. Para que os resultados apareçam, o paciente precisa fazer pelo menos três sessões.