acne-nas-costas

Doença comum da infância e adolescência, estima-se que quase 80% das pessoas tiveram ou ainda vão ter acne na puberdade.

Fase da vida onde os hormônios estão funcionando a pleno vapor. O que contribui para o aumento exagerado na produção de glândulas sebáceas na pele, levando ao entupimento dos poros, inflamação e por consequência à acne. Além de fatores como a hereditariedade e também má alimentação, que podem colaborar para o surgimento dos temidos cravos e espinhas na pele.

A acne pode se localizar em diferentes áreas do corpo. Sendo mais corriqueira no rosto. Contudo, algumas pessoas apresentam maior predisposição para o problema, que começa a se manifestar em graus mais severos na pele. Afetando lugares incomuns como peito, ombros, nádegas e costas.

Causa da acne nas Costas

Em geral, acne localizada fora do rosto, nas costas especificamente falando, pode indicar algum desequilíbrio hormonal. Sendo necessário a avaliação de um médico dermatologista.

Consultar o profissional é de total importância, uma vez que ele vai indicar qual o melhor tipo de tratamento indicado para o problema. Que podem ser feitos via oral e com produtos de uso tópico (cremes, géis, sabonetes, dentre outros).

acne-nas-costas-o-que-fazer

A acne pode se apresentar na pele das costas em diferentes estágios, sendo os mais conhecidos a espinha e o cravo. Típicos da chamada “acne vulgar”, que surge na pele de maneira mais branda.

Porém, outros tipos inflamatórios de acne também acometem a pele, e necessitam cuidados específicos devido a sua grande severidade. São eles:

Pápula: A pápula surge quando existe uma maior inflamação da espinha. Nessa fase, a acne já assume um grau maior e requer mais atenção. O que caracteriza a pápula é a pele avermelhada e bastante inflamada em volta da espinha.

Acne nas Costas Grau 2

Pústula: A pústula, também chamada de cisto ou nódulo, ocorre devido a não cicatrização da pápula, nesse estágio a pele apresenta uma bolsa de pus de tamanho razoavelmente grande, com ocorrência de dor e coceira em volta da área afetada.

Este costuma ser o último estágio da acne, onde peles que apresentam pústulas frequentes, sinaliza o agravamento no quadro da acne, que está se manifestando em grau elevado e precisa de acompanhamento médico com rapidez. Pois se não tratada, deixa cicatrizes profundas na pele.

como-tratar-acne-costas

Tratar a acne exige paciência e muita dedicação, uma vez que o seu tratamento costuma ser demorado, levando, no mínimo, de dois a seis meses. Mas os demais cuidados de higienização correta da pele devem ser feitos e mantidos por toda a vida. Lave as costas com sabonetes adequados para pele oleosa, não mais que 3 vezes por dia e sempre com água fria ou gelada.

Nunca com água quente, que estimula ainda mais a produção de sebo. Manter a pele das costas sempre “fresca” também combate a acne, por facilitar com que a pele respire, evitando o suor. Camisas e blusas feitas de tecidos leves são as ideais.

Acne e Alimentação

A alimentação pode ajudar a manter a doença controlada e amenizar o surto dela nas costas. Para isso, é preciso autocontrole para manter longe do hábito alimentar, produtos que contenham muita gordura, sal, açúcar e aditivos químicos, pois eles intoxicam o organismo e podem causar um agravamento da acne.

No lugar, é recomendado dar preferência a alimentos "In natura", como frutas, verduras, cereais integrais e beber bastante água durante o dia. Assim o corpo consegue liberar mais facilmente as impurezas, o que manterá a pele mais saudável e limpa.