uma-dica-por-dia-alimentos-que-mantem-o-bronzeado

No auge do verão, eu já comecei a pesquisar formas de acelerar o bronzeado da pele e ficar com a tão cobiçada cor dourada. Existem muitas dicas na internet, sendo que algumas delas eu considero perigosas para a saúde da pele.

Algumas substâncias naturais são usadas para obter o bronzeado perfeito em um dia de sol intenso. Os ingredientes que fazem sucesso são cenoura ralada, óleo de coco, chá de folhas de figueira, entre muitos outros. Eu particularmente nunca recorri a um destes itens para conquistar a cor do verão.

O urucum é um fruto que age em função do bronzeado. (Foto: Divulgação)
O urucum é um fruto que age em função do bronzeado. (Foto: Divulgação)

Nos últimos tempos, tenho escutado muitas pessoas comentando sobre o Bronzeador de Urucum. Este óleo promete realçar a beleza da cor da pele, proporcionando um bronzeado intenso, iluminado e duradouro.

Decifrando o bronzeador de Urucum

O urucum é um fruto do Urucuzeiro, uma planta originária da América Tropical. Por muito tempo ele foi utilizado pelos índios brasileiros para fazer pinturas corporais. As tribos também viam no urucum uma solução para evitar picadas de insetos.

Eu não sabia que o urucum tinha tantas utilidades. Este fruto popular entre os indígenas elimina verrugas e manchas, é usado no tratamento de hemorroidas e também é eficaz contra prisão de ventre.

Com relação ao bronzeado da pele, o urucum tem efeito por causa do seu alto teor de ácidos graxos insaturados. No entanto, já ouvi algumas reclamações de que nem sempre a cor da pele fica bonita e natural, mas sim alaranjada.

Óleo de urucum. (Foto: Divulgação)
Óleo de urucum. (Foto: Divulgação)

O óleo de urucum é indicado para mulheres morenas e que já estão acostumadas com o sol. No meu caso, nem tive coragem de testar o produto, pois minha pele é muito branca e qualquer meia hora embaixo de raios solares já causa vermelhidão.

As leitoras que estão dispostas a testar o óleo de urucum devem proceder da seguinte forma: aplicar o produto uniformemente em todo o corpo, aguardar 30 minutos e se expor ao sol. Por questão de saúde, os raios solares entre as 10h da manhã e 16h devem ser evitados. Após um banho de mar ou piscina, recomenda-se um nova aplicação.

Cuidados com o óleo de urucum

Apesar de eficiente, o óleo de urucum divide opiniões sobre os seus efeitos na pele. Alguns dermatologistas, com os quais tive a oportunidade de conversar, garantem que algumas substâncias in natura são capazes de causar queimaduras de terceiro grau. O perigo se torna ainda maior se o preparo do óleo bronzeador for caseiro. Existem outras formas bem menos nocivas de conquistar o bronzeado perfeito sem colocar a saúde em risco. A Liange mesmo já publicou aqui no Muito Chique uma seleção com os melhores bronzeadores para ficar com a cor do verão. Aproveite as dicas e conquiste uma pele dourada com segurança.