O Natal 2017 vem chegando aí e nós temos muitas dicas incríveis para a Ceia de Natal ser maravilhosa, impecável, sem gastar muito! Dicas preciosas e econômicas para deixar a noite ainda mais especial. Vamos conferir?

As melhores dicas de como preparar uma ceia de natal simples e bonita para a sua família! Sim, é possível preparar um ceia inesquecível sem gastar muito com isso. A ceia de natal é uma tradição que não pode faltar na noite de 24 de dezembro, neste dia temos a tradição de reunir toda a família em torno de uma mesa, com o objetivo de apreciar os principais quitutes natalinos. Embora seja algo tradicional, a sua ceia pode ganhar mais personalidade e se tornar inesquecível.

Ceia de Natal 2017

O cardápio da ceia de natal é repleto de delícias natalinas, como peru, pernil e arroz com passas. A mesa se torna ainda mais temática com a decoração, que se inspira nos principais símbolos da data comemorativa e nas cores. Enfim, para fazer uma mesa inesquecível para a noite de natal, você precisa caprichar nos pratos e na ornamentação.

ceia-de-natal-decoração
Aposte nos detalhes para valorizar a decoração da mesa. (Foto: Divulgação)

Ceia de Natal Simples

Procuramos as melhores ideias para deixar a sua ceia de natal inesquecível e muito bem apresentada!  Não há dúvidas de que sua família, amigos e convidados vão amar! Vamos conferir algumas boas ideias e inspirações? Selecionamos um pouquinho de inspiração para cada detalhe da sua ceia de natal, desde receitas de pratos típicos de natal, sobremesas deliciosas, até mesmo à detalhes da decoração, continue lendo este post e apaixone-se por cada ideia! <3

enfeites-de-natal


Pratos saborosos para a Ceia de Natal

Além de saborosos, os pratos natalinos também precisam ter uma estética convidativa. Por isso, não deixe de espetar alguns cravos da índia no tender, decorar o lombo com tiras de bacon e enfeitar a bandeja do peru com frutas.

ceia-de-natal
A apresentação da mesa é tudo! Capriche na decoração dos pratos! (Foto: Divulgação)

Sugestão de cardápio para Ceia

  • Entrada: Pãezinhos, patês, brusquetas.
  • Saladas: Maionese, Salpicão, Salada Caesar.
  • Acompanhamentos: Arroz à Grega, arroz ao champagne, arroz de forno, massas ao molho especial, farofa festa.
  • Carnes: Pernil, Peru ou frango, Peixes, escondinho de bacalhau.

Apresentação dos pratos na Ceia de Natal

Separe suas travessas e pratos mais bonitos para montar a sua mesa de natal. Não precisa grandes luxos, não, viu? Basta caprichar nos detalhes, dá pra fazer muita coisa bonita e super criativa sem gastar muito dinheiro. Capriche na montagem dos pratos, isso sim vai chamar muito mais a atenção dos convidados do que qualquer outro detalhe, pode acreditar! Veja algumas ideias para montar alguns pratos típicos natalinos, veja como ficam lindos nos pratos:

Carne assada no forno para a ceia de natal

Olha só que cara deliciosa que ficou esta carne assada no forno!? Junto dela foram acrescentados pedacinhos de cenoura, batatinhas inglesas e do outro lado cebola e pimentões coloridos. Este é um exemplo de prato simples, sem gastyar muito e ficou com uma bela apresentação, basta temperar do seu jeito e colocar em uma forma bem bonita. Se você ficar com receio de assar a carne no forno porque tem medo que ela resseque e fique dura, dá uma olhadinha num post que ensinamos como preparar uma carne assada no forno bem suculenta e macia.


Saladas para Ceia de Natal

Não precisa mais do que isso, um prato bem servido e variado de saladas para uma ceia com poucos convidados está ótimo. Porém, se você tiver muitos convidados, uma boa é distribuir uma porção maior de cada variedade de saladas em travessas separadas. Esta da foto abaixo está linda, bem apresentada e é super simples de fazer. Tomatinhos, folhas verdes, salsinhas picadas, pedacinhos de pepino, fatias ralas de pimentão e pronto.

Salada verde para a Ceia de Natal

Esta outra saladinha abaixo também parece deliciosa e bem prática de fazer, aliás, estas saladas todas misturadas são as minhas favoritas. Geralmente aposto em um único prato de saladas bem caprichado e todo mundo sempre gosta muito. Noto que as pessoas comem muito mais saladas aqui em casa quando preparo ela assim, toda colorida e diversificada, do que se eu colocar apenas alface em uma travessa, tomate na outra, repolho na outra, etc. Gosto de fazer sempre essas misturas porque a salada VAI MESMO!

Essa aí debaixo é uma misturinha bem legal de folhas verdes, pepino, azeitona roxa, tomatinhos, cubinhos de queijo, orégano e cebola roxa. Eu gosto de fazer um molhinho separado para temperar a salada, se for para pouca gente, coloco em um bowl umas duas colheres de azeite de oliva, duas colheres de sopa de vinagre balsâmico, um punhadinho de orégano e uma colher de chá de mostarda. Misturo tudo e deixo ali para que as pessoas sirvam a salada e despejem aquele molho gostoso em cima. Sério, todo mundo ama quando faço por aqui. Também costumo usar muito nas minhas misturas de saladas, cenouras raladinhas e repolho roxo. Amo! Veja também algumas outras opções de molhos diferentes para salada.


Peru simples e fácil para Ceia de Natal

No dia de Natal é uma correria danada, não é mesmo? Tudo que a gente quer é praticidade e coisas que sejam bem rápidas de fazer, sem muitas firulas. Veja como preparar uma receita de peru tradicional super fácil e saboroso:

Ingredientes:

  • 1 peru de aproximadamente 4 kg
  • 1 garrafa de vinho branco seco
  • Suco de 6 laranjas
  • 3 cebolas picadas
  • 4 dentes de alho
  • 4 folhas de louro
  • 4 caldos de galinha em pó
  • 1 pitada de pimenta do reino
  • 1 pote de 500 g de margarina de boa qualidade
  • 1 colher (sobremesa) rasa de açúcar

Como preparar:

  • Lave o peru na água corrente para retirar o tempero que vem nele
  • Depois faça uma marinada com todos os ingredientes listados, com exceção do açúcar
  • Deixe o peru marinando por 2 dias
  • Cubra o peru com bastante margarina, inclusive furando – o e colocando margarina dentro dele, principalmente no peito
  • Asse coberto com papel alumínio (coloque a marinada no tabuleiro junto com ele), em fogo baixo, jogando sempre o caldo do tabuleiro nele (sempre mesmo, isso evita que ele fique seco) até que o pino que vem junto levante
  • Quando o pino levantar misture o açúcar com 3 colheres (sopa) de margarina
  • Besunte o peru e leve ao fogo sem o papel alumínio até dourar
  • O caldo que sobra no tabuleiro serve para fazer um excelente molho para ser servido à parte
  • Leve em uma panela com um pouco de farinha de trigo para engrossar

Arroz à grega fácil de fazer

O arroz à grega é uma receitinha clássica de natal também. Na minha opinião, fazendo um arroz à grega, uma boa salada e um peru saboroso, não precisa de mais nada. Esta receita de arroz à grega é bem fácil e prática de fazer, não tem mistério e fica um prato muito lindo e bem apresentado, veja como é simples:

Ingredientes:

  • 3 xícaras de arroz
  • 6 xícaras de água
  • 1 caixa de uvas-passas
  • queijo parmesão ralado
  • 5 colheres de ervilha
  • 1 colher de manteiga
  • óleo
  • pimentão, cebola, salsa, cebolinha verde e cenoura a gosto
  • sal a gosto

Como preparar:

  • Leve uma panela ao fogo com água, sal, um fio de óleo e espere ferver
  • Adicione o arroz lavado e mexa bem
  • Diminua o fogo, deixe a água secar e retire o arroz do fogo
  • Em uma panela, leve uma caçarola ao fogo com a medida de manteiga e frite as passas e as ervilhas
  • Despeje a mistura em uma tigela funda e junte a cebolinha verde, a cenoura, o pimentão, a cebola, a salsa e o parmesão
  • Adicione o arroz cozido e misture tudo cuidadosamente

Acompanhamentos para a Ceia de Natal

Se você pretende receber muitos convidados, é bom ir pensando em alguns acompanhamentos para complementar a sua Ceia, né? Como por exemplo uma farofa, algum outro prato, uma salada diferente, enfim. Pensando nisso, fomos atrás de receitas deliciosas de acompanhamentos que tem tudo à ver com o Natal. Clique abaixo para ver as receitas:


Centro de mesa para Ceia de Natal

Na hora de montar a mesa de natal, é muito importante caprichar no centro de mesa. Ele pode ser elaborado com um recipiente transparente e bolas natalinas coloridas. Também existe a possibilidade de fazer um arranjo usando flores ou pinhas.

Na foto acima, foram colocados diversos arranjinhos de flores distribuídos pela mesa e dois castiçais com velas para dar um toque à mais. Ficou lindo e olha a simplicidade, né? Depois basta investir em uns guardanapos de tecido no mesmo tom das flores e pronto, a mesa vai ficar charmosíssima igualzinha a esta aí da foto, eu adorei. Juro que achei super simples e muito bonito o resultado final. 🙂

ceia-de-natal-decoração-de-mesa

Nas imagens acima, foram usados diversos tipos de vidrinhos com velas, esta é uma forma de decorar a mesa de forma clássica e também muito bonita. Fica aconchegante e você gasta bem pouco também. Uma ótima pedida.

arranjos-com-enfeite-de-natal

Na foto acima, foram usadas bolinhas de Natal para decorar a mesa. Esta talvez seja a forma mais prática de decorar a mesa para quem não dispõe de muito tempo.


Garrafas de vidro para a decoração de mesa

Se você quer economizar, e é adepta ao “faça você mesma”, é só colocar a mão na massa e criar um centro de mesa super personalizado e lindo. Olha só que amor estas ideias de decoração de garrafas para colocar na mesa de enfeite!


♥♥♥ Você também vai amar estes posts:


Decoração com Frutas para a ceia de natal

As frutas podem ser usadas para montar uma mini árvore de natal colorida e charmosa. Você vai precisar de uvas, morangos, kiwis, mangas e ameixas para fazer uma linda composição. A base do enfeite pode ser elaborada com um coco cortado ao meio e uma cenoura grande. Outra forma de decorar a ceia com frutas é investindo no Papai Noel de morango e chantilly.

Particularmente, prefiro as frutas como nas imagens acima, em forma de petiscos. Acho que as pessoas comem muito mais do que se deixar as frutas em pedaços muito grandes. Geralmente o pessoal fica “meio assim” de cortar, né? Acaba sempre sobrando muita coisa. Então nada mais prático e gostoso do que preparar palitinhos com petiscos de frutas, né? Eu acho que além de delicioso e prático, a apresentação fica linda!

Recortes e ideias para decorar melancia

A melancia é uma fruta clássica e tradicional no Natal! Sempre tem melancia na ceia, isso é fato. E elas podem ficar ainda mais lindas e irresistíveis se forem cortadas de uma forma bonita e criativa. Vamos ver algumas ideias de apresentação para colocar a melancia na sua mesa de ceia de natal? Confere aí!


Velas Natalinas para decorar a mesa

A ceia de natal pede uma iluminação charmosa e aconchegante. Se você busca uma composição mais tradicional, então aposte no candelabro com velas vermelhas. Por outro lado, se o seu objetivo é obter um resultado moderno, então use velas flutuantes em recipientes transparentes de vidro.

mesa-de-natal-com-velas

Capriche na iluminação com velas. (Foto: Divulgação)
Capriche na iluminação com velas. (Foto: Divulgação)

Lembrancinhas para a ceia de natal

O prato de cada convidado pode ser decorado com um mimo, como é o caso dos pequenos embrulhos de presentes. Você pode, ainda, apostar em cupcakes de Papai Noel ou bolas natalinas com os nomes de cada parente ou amigo que participará da ceia. Esta é uma forma de fazer com que cada convidado se sinta especial, outra ideia é marcar as cadeiras, os lugares onde cada um vai sentar, com o nome dos convidados.

ceia-de-natal
Cada convidado merece ser lembrado. (Foto: Divulgação)

Mimos para a Ceia de Natal

Se você quiser realmente surpreender à todos com uma super delicadeza, as lembrancinhas de Natal são perfeitas para isso. Mini panetones, caixinhas de acrílico decoradas com o tema natalino cheias de gulodices dentro , algum tipo de doce no pote, ou até mesmo uma lembrancinha feita a mão, com E.V.A. Nada é mais carinhoso do que algo feito por nós mesmas e se você espera poucos convidados para a sua ceia, fica ainda mais fácil fazer algo um pouco mais personalizado.

Biscoitos e bolachas de Natal

Outra ideia incrível (se você leva jeito pra isso!) é fazer biscoitos decorados de natal, depois é só colocar em saquinhos bonitinhos e presentear cada convidado. Eu amooo essa ideia, certamente eu faria essa!

Para descontrair depois do jantar e tornar a noite ainda mais divertida, que tal algumas dicas e ideias de brincadeiras criativas de Natal? 😀


Talheres nas botinhas

Para deixar a mesa de natal com um toque artesanal, basta tricotar bolinhas de lã para colocar os talheres. Capriche nos detalhes para tornar a sua ceia de natal maravilhosa.

Ideia para dispor os talheres. (Foto: Divulgação)
Ideia para dispor os talheres. (Foto: Divulgação)

Você também pode variar nos modelinhos, ideias é o que não faltam pra isso. Selecionamos algumas ideias super legais para acomodar os talheres na mesa em grande estilo, vamos ver?


Toalha de mesa para a ceia de natal

Isso vai depender do gosto de cada pessoa, usar ou não usar toalha de mesa. Hoje em dia muito se usa os jogos americanos com um sousplat bonito e deu. Mas vai do gosto de cada um, pense no seguinte: Se você pretende enfeitar a mesa com muitas coisas, é melhor optar por uma toalha branca, neutra, lisa. Mas se você não tem muitos enfeites coloridos e vai deixar a mesa com poucos elementos decorativos, pode optar por uma toalha de mesa com estampa natalina bem bonita ou então como falei ali em cima, um jogo americano bonito. Veja algumas inspirações para montar a decoração da mesa de natal:

Mesa de Natal com toalha

Para quem é mais tradicional, as opções de mesas decoradas com toalhas são boas pedidas. Selecionamos alguns modelinhos abaixo e logo em seguida algumas fotos de mesas decoradas sem toalhas, apenas usando jogos americanos e sousplats. Veja qual faz mais o seu estilo e se joga!


Mesa de Natal sem toalha

Olha só que interessante o resultado destas decorações de mesas natalinas sem usar toalha, no máximo utilizando um jogo americano ou sousplat para dar um toque de charme.


Ideias para arrumar os guardanapos para a ceia de Natal

Um detalhe que também faz a mesa de natal ficar ainda mais bonita e decorada são os guardanapos. Veja alguns modelos bem simples e bonitos que dão um toque de charme à mesa:


Trilho de Mesa de Natal

Esta ideia é show! Os trilhos de mesa valorizam muito a decoração da mesa de jantar, fica lindo. E se você optar por cores bem natalinas mesmo, tipo o verde e vermelho, fica um charme só. Para quem prefere uma coisa mais neutra e sóbria, pode apostar nos tons de dourado. A mesa fica linda e você não vai gastar muito com este detalhe, pode comprar pronto ou produzir em casa mesmo.


Drinks para a Ceia de Natal

Geralmente nesta época de Natal faz bastante calor e os drinks são boas pedidas para refrescar e também porque fica bem legal oferecer uma bebida diferente aos convidados, né? O bom é que tem opções de drinks com e sem alcool, assim todo mundo pode apreciar uma bebida refrescante e diferente.

Drinks de Coco com álcool

No liquidificador:

  • 1 copo de Gelo triturado
  • 1 lata de Leite Condensado
  • 1 copo de Leite de Coco
  • 1 copo de Vodka
  • 2 colheres de sopa de Coco Ralado

Bata todos os ingredientes, sirva em uma taça bonita e sirva.

Drinks sem álcool

Encontrei no site da Revista Casa e Jardim 14 opções de drinks sem álcool, então achei melhor postar direto o link para você fazer uma visitinha e escolher o seu favorito.


Sobremesas para a Ceia de Natal

Difícil quem não goste de uma bela sobremesa, né? Impressione os seus convidados com receitas deliciosas e capriche na apresentação das sobremesas. Além de deixar todo mundo com água na boca, sem dúvidas vai deixar a sua mesa de natal ainda mais bonita! Uma receita super simples e clássica de Natal é o Pavê de Chocolate, além do pavê, tem também uma deliciosa receita de colomba pascal que é clássica e tradicional na mesa de muitas famílias no Natal.

sobremesa-de-natal
Touquinhas de Natal para decorar a mesa natalina. (Foto: Divulgação)

Na foto acima, uma belíssima opção de sobremesa para a ceia: Touquinhas de Natal! Não é uma gracinha gente? Além de ser super bonitinho é muito simples de fazer. RECEITA: Basta fazer a receita de um bolo qualquer, de sua preferência (até mesmo os de caixinha!), asse em uma forma normal e depois que o bolo estiver pronto, você vai precisar de um cortador redondo para deixar a sua sobremesa assim, redondinha.  Depois que o bolo já estiver cortado, decore com morango e uma massa branca. Vale usar chantilly, nata ou até mesmo brigadeiro branco. Muito amor, né? 😀


ceia-de-natal
Charlote de Frutas: Uma receita tradicional de sobremesa natalina. (Foto: Divulgação)

Ingredientes

  • 1 pacote de biscoito champagne
  • 1 caixa de morangos picados
  • 200 gr. de amora
  • 200 gr. de framboesa
  • 200 gr. de blueberry
  • 1 pote de sorvete de creme de boa qualidade
  • 1 pacote grande de suspiro

Modo de preparo

Deixe o sorvete amolecer até que fique cremoso. Quebre os suspiros com as mãos e reserve. Misture todas as frutas e reserve. Coloque os biscoitos (rapidamente umedecidos em água) em uma forma redonda média. Coloque todos em pé um ao lado do outro até preencher toda a lateral da forma. Após preencher toda a lateral com biscoitos, coloque um punhado de frutas ao fundo. Após as frutas, coloque uma camada de sorvete e uma de suspiro, frutas novamente e repetir 3 vezes terminando com sorvete. Leve ao freezer até endurecer novamente o sorvete, desenformar e cobrir decorando com frutas frescas.

Dica para desenformar: Aqueça por alguns segundo a forma no fogo. Depois é só virar que a sobremesa escorregará facilmente.


ceia-de-natal
Sobremesa deliciosa com morangos. (Foto: Divulgação)

Ingredientes 

  • 3 xícaras (chá) de leite (600ml)
  • 4 colheres (sopa) de amido de milho (100ml)
  • ¾ de xícara (chá) de açúcar UNIÃO (120g)
  • 1 caixa de creme de leite (200g)
  • 400g de chocolate branco, picado
  • 2 caixas de morangos (600g)
  • 200g de raspas de chocolate branco, para decorar

Modo de Preparo

Misture o açúcar com o amido e com o leite e leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar. Fora do fogo adicione o creme de leite e misture bem. Em seguida junte o chocolate e mexa até obter um creme liso. Reserve 1 caixa de morangos para a decoração. Faça camadas de creme e morangos picados, finalizando com creme. Coloque filme plástico aderido a superfície para não criar película. Leve à geladeira por cerca de 2 horas ou até gelar. Decore com os morangos e as raspas de chocolate.

Dica: se preferir, adicione aos morangos do “recheio” 2 colheres (sopa) de licor de laranja (30ml)


Bolo com frutas Secas para Ceia de Natal

Essa receita de bolo é deliciosa e além do sabor irresistível, deixa a mesa da ceia de natal ainda mais bonita. Veja como preparar este delicioso bolo e impressione os seus convidados!

Ingredientes

  • 3/4 de xícara (chá) de frutas cristalizadas picadas
  • 125 g de cerejas em calda escorridas e picadas
  • 1/2 xícara (chá) de ameixas pretas secas, picadas, sem caroço
  • 1/2 xícara (chá) de uvas-passas pretas
  • 1/2 xícara (chá) de nozes picadas
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente
  • 3/4 de xícara (chá) de açúcar
  • 4 ovos
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 1/2 xícara (chá) de leite condensado
  • Frutas cristalizadas, nozes e cerejas para decorar

Glacê

  • 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
  • 3 colheres (sopa) de leite
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão

Como preparar:

  • Pré-aqueça o forno à 150ºC
  • Em uma tigela misture as frutas cristalizadas, as ameixas, as cerejas, as passas e as nozes com 1/3 de xícara (chá) de farinha de trigo
  • Reserve
  • Em uma tigela grande bata a manteiga e o açúcar até ficar uma mistura fofa
  • Adicione os ovos, o fermento, a farinha e o leite condensado
  • Bata na batedeira até ficar homogêneo
  • Acrescente a massa as frutas secas reservadas
  • Coloque em uma fôrma de furo central (22cm de diâmetro) untada e polvilhada com açúcar e, se tiver alguma bolha de ar, bata em uma superfície até que saiam
  • Leve para assar por 45 minutos ou até que enfiando um palito ele saia limpo
  • Retire do forno e deixe uns 30 minutos na fôrma
  • Desenforme e deixe esfriar completamente
  • Misture os ingredientes do glacê e decore o bolo com colheradas dessa mistura e espalhe por cima as frutas secas

Onde encomendar a ceia de natal pronta

Se tempo é o que você menos tem, que tal encomendar a Ceia de Natal prontinha e não se envolver com nada? Existem muitos lugares que oferecem a Ceia de Natal prontinha e ainda mandam entregar em casa. Veja alguns lugares que aceitam encomendas em algumas capitais do Brasil, mas não esqueça, até mesmo para fazer a sua encomenda é preciso se planejar e fazer a encomenda dias antes!

Não deixe para encomendar de última hora ou você corre o risco de ficar sem a sua ceia. Pesquise com antecedência qual o estabelecimento da sua cidade que aceita encomendas e planeje-se.


Decoração para a Ceia de Natal

Já vimos um pouquinho sobre cada detalhe, agora é hora de ver muitas fotos inspiradoras para fazer bonito na Ceia de Natal! Selecionamos ótimas ideias que podem ser feitas facilmente aí na sua casa, basta um pouquinho de criatividade e dá pra fazer muita coisa bonita!

cadeiras-decoradas-para-natal

pinhas-ceia-de-natal

ceia-de-natal

ceia-de-natal

ceia-de-natal

ceia-de-natal

ceia-de-natal

ceia-de-natal

ceia-de-natal

ceia-de-natal

ceia-de-natal

ceia-de-natal

ceia-de-natal

ceia-de-natal

ceia-de-natal

ceia-de-natal

ceia-de-natal

ceia-de-natal
ceia-de-natal

ceia-de-natal
ceia-de-natal

Recomendados para você: