renda-guipir

Os vestidos de renda guipir vieram mesmo pra ficar, hein? As amantes da moda, ou pelo menos as mais antenadas já notaram que a renda está com tudo nos últimos tempos. Ok, estamos falando de algo que nunca saem de moda, mas um tipo específico de renda vem chamando bastante a atenção após passar algum tempo escondida. Estamos falando no guipir, que vem conquistando todos os holofotes e ganhando as ruas com sua beleza e versatilidade.

Muito provavelmente quem gosta de roupas de renda deve ter pelo menos uma peça com a guipir em seu acervo. E como em quase todos os casos da moda sempre há dicas para ajudar as entusiastas das tendências a tirar o melhor proveito dessas peças em seu look. Se as suas dúvidas tem a ver com vestidos de guipir, esse é o lugar certo!

Vestido-guipir-002

Vestidos de Renda Guipir

Como nem todas sabemos bem do que se trata o guipir vale a pena explicar. Guipir, guipire, gripir ou gripier é o que chamam de “a mais nobre das rendas”. Segundo citado no Dicionário da Moda, organizado por  Marco Sabino, é uma renda mais robusta, confeccionada com linho ou seda com motivos em relevo e que formam arabescos. São rendas que possuem passamanaria conectando os motivos desenhados ao invés de uma base de tela. Um tipo de renda que está bastante presente na moda e nos guarda-roupas femininos.

vestido-de-renda-detalhe-guipir
Imagem: Blog Decor e Salto Alto

Dicas para usar vestido de guipir

O uso de um vestido de guipir tem bastante a ver com as mesmas dicas dadas para quem deseja usar um vestido de renda. Afinal ainda estamos falando em renda, porém um tipo mais trabalhado e, consequentemente, com maior potencial para chamar a atenção. Essa é uma qualidade que devemos ter em mente. Na prática, as duas grandes dicas de moda e válidas para qualquer tipo de ocasião e look tem a ver com o horário, local e com o tipo de compromisso para o qual você deve escolher suas roupas.

Vestido-guipir-003

Horário: O horário de determinados compromissos influenciam bastante na escolha do look. Compromissos durante o dia, especialmente os da manhã, não requerem o uso excessivo de brilhos e detalhes, prezando um pouco mais pela simplicidade e sobriedade enquanto a noite ou de madrugada já permitem o uso de peças com maior produção.

Local e Compromisso: O tipo de compromisso e local também influenciam de maneira efetiva para tomar a melhor decisão sobre o look. Locais que exigem certa formalidade e compromissos profissionais requer discrição: roupas sem tantos detalhes e sem muito brilho e com atenção especial quanto ao comprimento. Passeios ou idas à rua não precisam de tanta preocupação com detalhes, podendo prezar especialmente pelo conforto. Já festas como happy hour e baladas podem demandar algo com mais brilho e produção enquanto coquetéis e eventos festivos formais pedem maior sobriedade na escolha dos itens do look, com ênfase em acessórios e tecidos nobres.

Essas são dicas básicas da moda, mas no caso do guipir, é hora de falar um pouco em looks com renda: no caso dos vestidos, podemos encontrar peças inteiramente confeccionadas com ela, ou a presença do guipir em detalhes. A cor do vestido e o tamanho dos arabescos formados pela renda podem determinar qual a melhor escolha em termo de acessórios e calçados.

Acessórios com vestido guipir

Conforme mencionado anteriormente, o guipir é um elemento com muita força para chamar a atenção, então, dependendo de como ela está presente no vestido, já podemos falar em pegar leve com acessórios, especialmente cordões e colares. Veja só:

Vestido-guipir-004

Evite: Colares e cordões, especialmente do tipo maxi.  São as peças mais próximas do tecido e podem acabar ‘brigando’ com o look. Caso insista em usar algo no pescoço, dê preferência aos de elementos rústicos (para compromissos diurnos), pérolas (desde que simples) e a peças de menor espessura.

Abuse! Acessórios em estilo rústico são boas opções para o uso do vestido de guipir devido ao material. Se saem muito bem especialmente em compromissos sem grandes formalidades, como um passeio, por exemplo. Fora isso, invista em pulseiras e brincos, verificando se as cores e o estilo são adequados ao vestido escolhido.

Vestido-guipir-005

Os cintos também são excelentes investimentos em acessórios para vestidos de guipir já que são capazes de produzir grandes mudanças no visual, mas fique atenta aos modelos e ao efeito que deseja causar.

Outra dica importante: fique atenta a cor do vestido. Peças em cores neutras são mais simples na hora de se produzir e fazer combinações. Se você tem medo de errar, essa é uma boa dica.

Calçados com vestido guipir

Vestido-guipir-006

Já sobre os calçados, temos aqui uma grande variedade de opções, sendo que os mais visados são as sandálias, sapatilhas, oxfords e scarpins simples. Lembrando sempre que as ocasiões e compromissos devem ser levados em conta para a melhor escolha e assim minimizar as chances de errar.

Sandálias de confecção e material rústico, sapatilhas e oxford são opções intessantes para compromissos despojados e, em alguns casos, em ambientes profissionais. Já as sandálias de aspecto mais sóbrio e nobre, sandálias e sapatos com aplicações em renda e scarpins são boas escolhas para eventos formais, festas e até baladas.

Fotos de vestidos de guipir 2015

Preparada para muitas inspirações? Selecionamos as mais lindas fotos com modelos de arrasar! Bora conferir? Então lá vamos nós!

Vestido-guipir-001

Vestido-guipir-007

Vestido-guipir-008

Vestido-guipir-009

Vestido-guipir-010

Vestido-guipir-012

Vestido-guipir-013

Vestido-guipir-014

Vestido-guipir-015

Vestido-guipir-016

Vestido-guipir-017

Vestido-guipir-018

Vestido-guipir-019

Vestido-guipir-020

Vestido-guipir-021

Vestido-guipir-022

Vestido-guipir-023

Vestido-guipir-024

Vestido-guipir-025

Vestido-guipir-026

Vestido-guipir-027