Christian Louboutin Sola vermelha

Nas últimas semanas uma briga judicial começou envolvendo duas grandes marcas, a primeira é a marca francesa Christian Louboutin, que é um ícone fashion internacional, a outra é a Carmen Steffens que também é um ícone fashion, porem em menor escala, mais precisamente em terras brasilis.

A marca francesa acusa a brasileira de usar a sua famosa sola vermelha em seus sapatos, em 2008 a empresa francesa patenteou a sola vermelha, o que dá o direito de exclusividade, dessa forma a empresa acusa Carmen Steffens de usar essa sola em seus sapatos. Recentemente a empresa francesa já havia emitido uma nota dizendo que os sapatos Carmen Steffens tinham o espírito da Louboutin, porém seriam muito mais acessíveis, em se tratando de preços.

No ano de 2007 a Louboutin já tinha processado a empresa norte americana Oh Deer!, o motivo era o mesmo, a tão cobiçada sola vermelha, que simboliza poder para os fashionistas.

O que nos perguntamos é como uma empresa pode patentear uma coisa que ela apenas deu cor? Afinal, solados existem desde o tempo dos primeiros sapatos, e se o primeiro solado tivesse sido patenteado? Usaríamos calçados sem sola? E se eu for e patentear uma sola vinho, se a Louboutin variar no tom de seu vermelho eu poderei processa-la? Estarei sendo correta? A moda tem muitas variações, por vezes se torna até difícil inovar e criar coisas diferentes, isso é a globalização e democratização da moda.

E vocês meninas, acham que a Louboutin está certa? Ou dão preferência para Carmen Steffens?

Thaís Velloso