Quem acompanha as tendências de moda já notou que as releituras estão em destaque, não é mesmo? Diversas peças que já foram ícones nas décadas passadas estão ressurgindo totalmente repaginadas. Uma delas é a calça flare, que vem chamando a atenção e reconquistando a mulherada que gosta de se vestir bem.

Interessada em investir na tendência, mas quer saber quais são suas possibilidades? Então você está no lugar certo porque temos diversas dicas de como usar e montar looks com as calças flare e arrasar! E opções não faltam, viu? Esse é o tipo de peça que combina com praticamente tudo.

O que é calça flare?

O-que-é-calça-flare

Como você já deve ter notado pela introdução acima, a calça flare é um modelo em que a boca da calça é mais larga que os modelos tradicionais que estamos acostumadas a usar. Ou seja: estamos falando de uma releitura das famosas pantalonas, tão comuns nos anos de 1970. Porém, a flare tem um diferencial: ela preza por um visual menos exagerado, pelo menos a princípio.

Na prática, a flare tem uma modelagem mais elegante e discreta. A cintura é mais alta que os modelos mais tradicionais de calças. Apresenta um bom ajuste nos quadris e segue desse modo até a altura do joelho, sendo que a partir desse ponto ela passa a ficar mais ampla até a altura da barra.

Quem pode usar calças flare?

Quem-pode-usar-calça-flare

Amiga, por favor. Que pergunta é essa? Qualquer pessoa pode usar calças flare. Em primeiro lugar, lembre-se que moda não é para ser algo restritivo. Em segundo, estamos falando de um modelo de roupa super democrático e que proporciona um efeito simétrico que vai bem em todos os tipos de silhueta.

Claro que esse efeito depende de alguns truques na hora de montar o look, que você pode lançar mão se julgar conveniente. Esses truques envolvem o uso de acessórios, a escolha de calçados, e aspectos da peça em si e costumam facilitar a vida de quem não tem muita intimidade ou segurança na hora de se produzir.

Dicas para usar calças flare:

E vamos agora aos truques e dicas para tirar proveito da moda das calças flare. E fique tranquila: não tem nada de muito complicado aqui. Afinal moda é para se expressar, e não para dificultar a vida.

A dica mais básica a respeito desse modelo de calça é ter atenção quanto à boca da peça: isso porque quanto maior for a boca da calça, maiores as chances de sua produção ter um resultado ‘achatado’: ou seja, as chances de você parecer mais baixa são grandes. Além disso, ela não pode ficar arrastando no chão e escondendo o calçado, então vale a pena ficar atenta a isso, dando importância a escolha do calçado aliada a truques para o tipo físico.

Baixinhas:

Como-usar-calça-flare---baixinhas

Se você mede até 1,65 m, é indicado o uso de salto na hora de produzir o look. Nesse caso estamos falando de calçados com salto fino, grosso ou anabela. Seja sandálias, scapins ou plataformas, o importante é que exista o salto alto. Aliás, quando for fazer a bainha da calça é interessante já medir tendo em vista os calçados que mais combinam com a peça. Um bom parâmetro nesse sentido é que a barra da calça deve ficar cerca de 1 cm de distância do chão.

Quadril largo ou acima do peso:

Como-usar-calça-flare-gordinha-quadril-largo

Quem tem quadril largo ou está acima do peso pode apostar nas calças flare sem medo de ser feliz já que naturalmente é uma peça que dá a impressão de alongar a silhueta. O truque fica por conta da escolha de calças lisas, sem efeitos ou lavagens diferentes para tirar a o foco do look dos quadris, ou lançar mão de cores mais escuras caso a ideia for parecer mais magra. O uso de peças em tons próximos também é uma sugestão legal para compor sua produção, lembrando que isso não significa usar apenas uma cor.

Pernas finas:

Como-usar-calça-flare---perna-fina

Quem tem as pernas finas muitas vezes sente vergonha de usar peças como calça flare, mas é possível usar peças estampadas para dar impressão de que as pernas são mais grossas. Você pode encontrar estampas de todos os tipos, portanto opções não faltarão! Outra boa dica são peças com bolsos grandes e chamativos.

Pouco bumbum:

Como-usar-calça-flare-pouco-bumbum-pequeno

Do mesmo modo como as mulheres com pernas mais finas, aquelas que tem pouco bumbum muitas vezes se sentem insegura para se produzir já que algumas calças tendem a dar um ‘efeito tábua’ em quem as veste. No caso das calças flare, ajuda bastante a escolha de peças com bolsos traseiros trabalhados. Usar modelos de calças estampadas também são interessantes para compor um look com maior aparência de volume na área.

Como escolher calçado para visual com calça flare:

Como-usar-calça-flare-calçado

Nós já mencionamos a importância do tamanho da boca e da barra da peça, não é mesmo? Pois bem, ela também faz diferença na hora da escolha do calçado, então convém ter um pouco de atenção nisso, especialmente para quem está abaixo dos 1,65 m. Nesse caso certifique-se de que, ao fazer a bainha da calça, já pensar nos calçados que mais combinam com ela. Além disso, nada de deixar a barra arrastando no chão: a distância de 1 cm é um bom tamanho para ter em mente. A ideia é que o calçado não apareça muito, porém também que não fique totalmente encoberto.

Agora, voltando a questão da altura: se você mede até 1,65 m, é indicado o uso de salto alto para evitar o visual achatado. Tanto faz o tipo de salto: a escolha do calçado em si terá de ter mais a ver com o seu conforto e com o tipo de compromisso ao qual você precisa comparecer: ocasiões mais despojadas oferecem maior liberdade de escolha, enquanto compromissos mais formais tendem a restringir as opções aos saltos mais finos.

Já caso seja mais alta, pode usar calçados como sapatilhas ou rasteirinhas, desde que mantenha a atenção se a peça escolhida é adequada a barra da calça. Já a escolha do modelo também dependerá do local onde pretende ir.

Dicas para montar looks com calças flare:

As calças flare também são muito democráticas na hora de compor o look de acordo com a ocasião. Isso porque elas se saem bem em todo tipo de ocasião – desde o simples passeio até coquetéis e baladas noturnas. O segredo é dar atenção ao tecido escolhido e também das cores e acessórios utilizados na produção.

Vale lembrar de um detalhe importante: seja qual for o visual desejado, é importante escolher um foco: se a calça tem uma cor diferente, tecido diferenciado, brilho ou estampas, use uma blusa básica, de preferência lisa. Já se o destaque for a blusa, é melhor que a calça seja lisa e discreta. Isso evita que o visual fique sobrecarregado. A mesma orientação vale para a escolha dos acessórios.

Look casual

Como-usar-calça-flare-look-casual

Uma produção casual é aquela que você usa para saídas rápidas, passeios ou compromissos que não exijam formalidade. Nesse caso temos algumas liberdades a tomar: as calças flare jeans são a grande pedida, especialmente se estiverem acompanhadas por blusas confeccionadas em malha de algodão. Normalmente as blusas justinhas se saem melhor com o uso desse modelo de calça, mas se você gosta do estilo boho também pode usar batas.

Já o calçado fica por conta daquilo que seu conforto prezar. Sapatilhas e rasteirinhas estão liberadas nesse visual mais despojado, assim como calçados de salto alto que tenham um visual mais rústico, como é o caso dos saltos plataforma ou anabelas. Lembre-se apenas se a calça é adequada para o calçado que você quer usar.

Look profissional

Como-usar-calça-flare-look-profissional

Um visual profissional exige mais apuro que o despojado ou casual. A flare jeans ainda é uma boa opção desde que seja de uma cor mais escura. Para esse tipo de produção o ideal é investir em blusas ou camisas de modelos mais sóbrios e tecidos mais finos, em especial se o seu ambiente de trabalho for um pouco mais formal. As calças flare confeccionadas em modelos de alfaiataria também valem a pena para uma aparência mais elegante.

Quanto ao calçado, esse é o momento que convém demonstrar mais seriedade, desde que não abra mão do conforto. Saltos finos e scarpins são modelos básicos e sóbrios, portanto representam boas escolhas.

Look noturno

Como-usar-calça-flare-balada

Outro momento que dá para ter mais liberdade na hora de se produzir! No caso dos ambientes noturnos é preciso ter em mente qual o tipo de compromisso antes de começar a planejar. A flare em si pode ser jeans de cor escura ou modelos de alfaiataria, sendo que esse último vai bem com todos os estilos bem como o uso de salto alto, de preferência fino. Já a escolha da blusa depende de quais são os seus planos. As peças mais despojadas são boas opções para o happy hour descontraído, mas se a intenção for ser mais elegante, as blusas ou camisas de seda podem ser mais adequadas. Para baladas, blusas com paetês ou transparências também tem o seu espaço.

Fotos de looks com calça flare

Agora que você já sabe de todas as dicas, que um pouco de inspiração? Veja agora o que mais combina com o seu estilo:

 Como-usar-calça-flare-001 Como-usar-calça-flare-002 Como-usar-calça-flare-003 Como-usar-calça-flare-004 Como-usar-calça-flare-005 Como-usar-calça-flare-006 Como-usar-calça-flare-007 Como-usar-calça-flare-008 Como-usar-calça-flare-009 Como-usar-calça-flare-010 Como-usar-calça-flare-011