A calça de montaria é um coringa no guarda roupa feminino. Conheça tudo sobre esta tendência e como criar looks incríveis!

Estudei algumas disciplinas na faculdade com uma guria que era professora de equitação aqui na hípica de Porto Alegre. Volta e meia ela aparecia nas aulas de calça de montaria, mesmo que fosse uma aula de dança. Eu achava engraçado uma peça ser tão peculiar para uma pessoa que acabávamos nem nos dando conta que ela estava usando uma roupa inadequada para a prática de esportes.  Qual não foi a minha surpresa ao ver a calça de montaria voltando com tudo nas últimas temporadas.

calça de montaria (23)


Calça de Montaria

A calça montaria  está super em alta e é bem parecida com uma peça de roupa que as brasileiras amam, a calça legging.Uma das diferenças entre as duas é o tecido da montaria, mais grosso mais firme. A maior parte tem zíper e fecho, tem a cintura mais alta e recortes nos joelhos e laterais, que podem ser do mesmo tecido da calça ou outros, como couro e camurça.

Além disso ela  possui corte e modelagem mais sofisticados. A legging é mais basicona e a montaria não. Ela é super confortável e se encaixa na maioria dos estilos. Para quem é mais básica, mais sofisticada, mais urbana, sempre dá pra encaixar essa peça versátil em algum look que fique bacana e cause efeito.

calça de montaria (22)


Aonde ir de calça de montaria?

Já sabemos que a aula de dança não é o melhor lugar para usá-la. Apesar da calça montaria ser mais elegante que a legging, o seu tecido, bem semelhante ao da legging, deixa a peça casual. Ela também se assemelha bastante a calça de alfaiataria, mas novamente o seu tecido não deixa que a peça tenha toda a formalidade de uma calça alfaiataria. Ela é o meio termo entre o esportivo e o formal.

Com essa informação você pode combinar sua calça de montaria com os mais diversos looks para várias ocasiões em que caiba uma roupa desse tipo. Para um casamento é informal demais mas para ir ao shopping com as amigas, um almoço de família e confortável e adequada.


Como compor looks com calça de montaria

calça de montaria (17)


Calça de montaria + camisetas

Quem combina super bem com a calça montaria ( posso chamar de calça montaria ou " de montaria ", tanto faz, viu? ) são as camisetas. Elas dão aquela ajuda  na hora de montar aquele look descolado. As mais compridinhas vão te deixar mais confortável e sofisticada, pois escondem o quadril se ele for grande. Se quiser apostar nas mais curtas, use maxi coletes/ blasers/ casacos abaixo dos quadris para evitar que a produção fique esportiva demais. Ótimos para ir ao shopping, cinema, barzinho com o crush. É um look que vai bem para ocasiões que pedem roupas descontraídas e que não exijam formalidades.

calça de montaria (15)


Calça de montaria + sobreposições

Elas vieram pra tirar o seu look de inverno da mesmice das calças jeans e ficar ainda mais incríveis ao compor múltiplos looks com sobreposições. Como são bem ajustadas ao corpo não dão aquela impressão de volumão ao usarmos muitas peças. De quebra ficamos bem quentinhas!

calça de montaria (10)


Calça de montaria + Camisa

Essa combinação garante a você uma produção menos informal que as camisetas sem ser algo sério, de festa. É uma ótima opção para quem está a fim de usar calça montaria no trabalho, desde que o ambiente não seja tão formal.

Opte por um look com camisa mais comprida, também para disfarçar a região do quadril – tanto os estreitos quanto os largos. Se você não está nem aí com o tamanho dos seus quadris e acordou hoje querendo causar essa é a hora de criar amarrações com elas e usar aqueles seus acessórios divertidos como boinas coloridas.


Dicas para usar a calça de montaria

calça de montaria (11)

Um cuidado da hora de compor os look com calça de montaria é evitar o monocromático. Não fica bonito e não valoriza as formas femininas. Se não tiver jeito e for usar a mesma cor em cima e embaixo invista em diferentes texturas, como pelos e rendas, para não cair no básico demais. Se mesmo assim vocês acharem que está faltando alguma coisa, coloquem um acessório colorido, como óculos espelhados, bolsas estampadas, maxi colares com bastante brilho. Sempre funciona bem.

calça de montaria (23)


Quem gosta de ousar, trabalha em áreas criativas como moda, publicidade e até mesmo o meu adorado jornalismo, gostam de fugir do básico, podem apostar em cores diferentes, como caramelo, vinho, metalizadas, marrons, beges, etc. Nesse caso, o mais seguro é combinar com blusas mais básicas (branca, preta, jeans) ou alguma estampa que tenha a cor da calça.

calça de montaria (20)

Há quem goste de usar a calça com o cós aparecendo. Não é algo obrigatório mas você verá que várias fotos aqui estão dessa forma. Eu jamais usaria assim pra não mostrar a minha nada em forma barriguinha. Quem tem os quadris retos e barriguinha deve usar mais soltinha para disfarçar.

calça de montaria (19)


Sapatos para usar com calça de montaria

Podemos usar quase todo tipo de sapato com essas calças. Acredito que sevemos deixar de fora as sandálias de festa justamente por ser uma peça mais informal. Nas fotos existe uma infinidade de modelos de sapatos diferentes que podemos usar como inspiração na hora de escolher o calçado pra combinar com a calça de montaria. Vai com tênis All star e com scarpin. Tem como ser mais democrático?

Além desses podemos combinar com outros tipos de  tênis, botas, sapatilhas.  Não deixe da lado as sandálias de salto fino ou grosso. O tipo de calçado que acho que casa perfeitamente são as botas de montaria que fazer o look bem ajustado.  Isso deixa os corpos mais alongados, com conforto e é perfeito para os dias frios.

calça de montaria (4)


Quanto custa uma calça de montaria?

Como todas as peças de roupas vai depender da marca e do tecido escolhido. Em geral elas custam o mesmo preço de uma calça jeans da mesma marca. Por exemplo, uma calça de montaria na C&A vai custar algo em torno do mesmo preço da jeans da C&A.  Materiais mais caros como o couro serão mais caros também e aí não vão fugir muito do que custa uma calça de corte tradicional do mesmo material.

O que sempre acontece e a gente sabe disso, é que quando uma tendência surge, mesmo com a alta procura,  a peça tende a sair com os preços lá no alto. Se quiser comprar sua primeira calça e ainda está em dúvida se essa tendência é para você, se ainda não tem certeza se o seu guarda-roupa vai criar looks favoráveis com ela ( acho difícil visto que nesse post ela casa com absolutamente tudo ) , opte por um modelinho de uma marca de fast fashion mais em conta e de uma cor neutra, como a preta. Assim o investimento é menor e se você não curtir pode deixar pra lá sem grande sofrimento.

calça de montaria (1)

  • Algumas marcas que têm calças de montaria com bons preços ( acessíveis a maior parte das pessoas): Marisa, Renner, C&A, Riachuelo.
  • Outras marcas que gosto e têm preços bons e boa qualidade: Zara, Forever 21 e Siberian ( uma das minhas lojas preferidas e de onde vem a maioria das minhas roupas ) .

Fotos de calças de montaria

Confira fotos de modelos de calças de montaria e inspire-se para escolher a sua!

calça de montaria (7) calça de montaria (6) calça de montaria (5) calça de montaria (1) calça de montaria (2) calça de montaria (3) calça de montaria (8) calça de montaria (9) calça de montaria (10) calça de montaria (13) calça de montaria (14) calça de montaria (15) calça de montaria (18) calça de montaria (17) calça de montaria (16) calça de montaria (12)

Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais dessa tendência e que tenha esclarecido algumas dúvidas quanto a ela com as dicas aqui do post. Qualquer perguntinha façam aqui nos comentários, combinado?

 

Recomendados para você: