Quem nunca chegou em casa exausta depois de uma festa ou de um longo dia de trabalho e ficou com preguiça ou, simplesmente esqueceu, de retirar a maquiagem? Muitas mulheres não têm o hábito de retirar a maquiagem ao chegar em casa e não fazem ideia do mal que estão fazendo para a própria pele.

Dormir com maquiagem pode ser altamente prejudicial para a pele e até mesmo ocasionar doenças dermatológicas. Alergias, espinhas e irritações nos olhos e boca são problemas que ocorrem com frequência na pele de quem não retira a maquiagem no final do dia.

Entenda porque você não deve dormir maquiada

Dormir maquiada pode ser um erro grave quando se torna rotina e trazer riscos para a saúde de sua pele, por isso, sempre que chegar em casa deixe a preguiça de lado e dedique 10 minutinhos para o seu ritual de beleza.

Se você dorme com maquiagem, ao passar das horas, ela começará a fechar os poros da sua pele. Assim, durante a noite, esses poros ficarão fechados por mais tempo do que deveriam e não deixarão sua pele respirar e se renovar.

Quanto mais você tem o hábito de dormir com maquiagem, mais você pode estar aumentando a oleosidade da sua pele e gerando rugas e marcas de expressão, conhecidos como envelhecimento precoce. Lembre-se que, mesmo usando maquiagem mineral ou hipoalergênica, você deve retirá-la, pois elas também são prejudiciais.

Veja o que pode acontecer com a sua pele

Ao dormir maquiada, você pode gerar inúmeros problemas para a saúde da sua pele, como, por exemplo, desencadear reações alérgicas, aumentar drasticamente a oleosidade da pele e, consequentemente, aumentar a ocorrência de acne e espinhas.

Veja aqui também:

Maquiagem de Caveira Mexicana

Maquiagem para a noite passo a passo

Melhores dicas de maquiagem

Maquiagem de Casamento

Aprenda agora como limpar sua pele corretamente

Para retirar a maquiagem, é recomendado o uso do demaquilante e algodão. Você deve evitar os lenços umedecidos comuns, que não possuem demaquilante. O uso dos lenços demaquilantes não garante totalmente a limpeza da pele, mas pode ajudar a amenizar a quantidade de maquiagem presente.

Se você usa maquiagem todos os dias, invista em cremes hidratantes após a limpeza de pele, para não prejudicar seu rosto. Primers, cremes anti sinais e hidratantes são recomendados depois de uma pele limpa.

Quando for escolher um demaquilante, lembre-se do tipo de pele e da quantidade de maquiagem que deverá ser removida. Os demaquilantes mais oleosos, por exemplo, removem a maquiagem com mais eficiência do que aqueles à base de álcool.

5 passos para retirar completamente a maquiagem

1 – Primeiro, retire a maquiagem da “zona T”, constituída pelo nariz, queixo e testa.

2 – Faça sempre movimentos leves e suaves, sem força. Para reforçar a remoção, passe o algodão com demaquilante da região do colo até o queixo.

3 – Depois, passe o algodão da ponta do queixo, passe pelos lábios e vá até a ponta do nariz, em movimentos circulares.

4 – Após esse passo, retire novamente a maquiagem da ponta do nariz, agora passando pelos olhos e terminando nas sobrancelhas.

5 – Para finalizar, passe o demaquilante das sobrancelhas até a raiz do cabelo.

Com as dicas acima você já sabe como remover a maquiagem antes de dormir e a importância que esse ato tão simples representa para a sua pele.

Recomendados para você: