Hoje vamos falar de uma forma de maquiagem de olhos que já ganhou passarelas, maquiagem de festas e até as pistas de dança das melhores baladas: O Cut crease! Nesse post descobriremos todas as as formas de fazê-lo ( tanto o estilo aberto como o fechado ) , daremos dicas para fazer dar certo e vamos tentar decidir juntas que o melhor estilo para o seu olhar. Combinado? Vamos lá saber tudo sobre o cut crease!

Pode ser que alguém tenha chegado até aqui procurando saber o que é o cut crease, então vamos devagar, é uma forma de maquiagem de olhos. Tanto quanto o delineado, super famoso e com várias formas de fazer, o cut crease também é assim. Nele, a ideia é que o côncavo do olho fique mais destacado que as outras partes. Isso dá uma ideia de profundidade e dá dramaticidade ao olhar.

Como aprender a fazer o cut crease?

Outra dúvida comum é se o  cut crease é fácil de fazer. A verdade é que ele  demanda certa prática para ficar perfeito, mas toda maquiagem é assim. A gente aprende a fazer, fazendo muitas vezes. Então já comece a separar os produtos de limpeza e remoção, algodão e o espelho, claro, além das  makes e pincéis. Assim, ao errar, a gente limpa rapidinho e continua praticando.

Cores de sombra para o cut crease

Para criar o efeito cut crease a gente usa uma sombra mais escura      ( ideias de cores: marrom, preta ou combinações que tenham a ver com a make no total ) na parte superior às dobras do olho e corretivo com pigmentação mais clara na pálpebra para deixar essa parte bem marcada. Fazendo isso a gente vai ter o côncavo super marcado com bastante profundidade dessa área.

Diferença entre cut crease fechado e aberto?

Os dois tipos têm como característica a marcação do côncavo com cor de sombra bem mais escura que a make da pálpebra. Porém, no fechado, existe a continuidade do traço que vem do côncavo até a linha dos cílios. O aberto não vai até embaixo, ele segue para o lado e faz um puxadinho, lembrando um pouco o delineado gatinho. No cut crease aberto forma-se uma linha paralela a linha dos cílios e vai do gosto de cada uma escolher a forma que achar melhor.

Passo a passo para um cut crease aberto

1. Ache onde fica  o seu côncavo e comece desenhando uma linha fina com a sombra de cor mais escura – preta/marrom/marinho

2. Estique esse  traçado para os cantos externos como se fosse um delineado gatinho

3. Esfume com sombra acima dessa linha delimitada. Atenção aí!

4. Escolha uma cor forte para esfumar a parte superior

5. Marque o cut crease, comece carimbando a pálpebra com corretivo bem na linha do seu côncavo. Primeiro vai parecer estranho mas com a sombra depois ficará lindo.

6. Vá até o canto externo espalhando o corretivo para os cantos externos. Aplique a cor clara por cima do corretivo. Rosa claro é uma das mais usadas.

7. Arremate com delineado gatinho e uma boa camada de rímel. Está pronto!

Cut Crease passo a passo

Aqui nesse vídeo tem o modo de fazer e mais explicações:

E como fazer o fechado? Na hora de delimitar o cut crease, no passo 2, vá até a linha dos cílios, o resto é igual.

Existe também o semi cut crease e a forma de fazê-lo está bem explicada aqui nesse vídeo:


Quando não usar o cut crease?

Não há certo e errado na moda, você usa o que achar que te deixa feliz e essa é a verdadeira liberdade. Não é porque você aprendeu mais sobre essa técnica de maquiagem hoje que vai querer acordar e ir com ela na padaria amanhã. A ideia é que você aprenda as técnicas mas também escolha o que tem a ver com você, com a sua personalidade e com a rotina que você tem.

O que eu quero dizer com isso? Talvez se você for uma professora da educação infantil, receber seus alunos com uma maquiagem tão elaborada não seja uma boa ideia, mas se você é uma profissional liberal, trabalha com moda, artes, em eventos … pode ser um diferencial. Ou seja, não é uma maquiagem exclusiva para festas, mas tudo depende da hora e do local. Aprenda, use e seja feliz!

Fotos de Cut Crease