Afinal dormir de maquiagem faz mal 3

Depois da balada, eu costumo chegar muito cansada em casa e com vontade de cair na cama. Mas, sei que antes de adormecer, preciso retirar a maquiagem do rosto para não acordar igual a um panda no dia seguinte.

Despertar pela manhã com o rosto todo borrado não é o único mal de dormir de maquiagem. Os cosméticos do make-up podem prejudicar a pele de diversas maneiras.

Dormir de maquiagem prejudica a respiração da pele. (Foto: Divulgação)
Dormir de maquiagem prejudica a respiração da pele. (Foto: Divulgação)

Todos os produtos de maquiagem, como pó compacto, base, rímel, blush, lápis de olho, sombra e batom, são capazes de causar algum tipo de irrigação na derme. A limpeza da pele se revela então fundamental para combater os problemas deste gênero.

Os males de dormir de maquiagem

Ao dormir, a maquiagem permanece impregnada no rosto por muito tempo, tapando os poros e impedindo a respiração adequada da pele. Por causa desta condição, a cútis se torna mais oleosa, perde o seu brilho e envelhece de forma mais acelerada.

Dormir maquiada também contribui com o aparecimento de alergias de contato. O rosto pode sofrer com os principais sintomas alérgicos, como vermelhidões, coceiras e pequenos inchaços.

A maquiagem, até mesmo a mineral, é responsável por deixar a pele mais oleosa. Por isso, as mulheres que não removem o make-up antes de dormir podem desenvolver uma grande quantidade de espinhas e cravos.

As meninas que dormem de maquiagem acordam assim. (Foto: Divulgação)
As meninas que dormem de maquiagem acordam assim. (Foto: Divulgação)

Como tirar a maquiagem?

Tirar a maquiagem é um hábito que deve estar presente na rotina de qualquer mulher. No entanto, lavar o rosto com água corrente pode não ser suficiente para retirar todos os pigmentos da pele. A melhor solução para remover o make-up de forma prática e segura é apostando no uso de um demaquilante.

O demaquilante funciona como um removedor de maquiagem, que deve ser usado principalmente na hora de dormir. Ele pode ser encontrado nas versões em gel, loção e espuma.

Existem diferentes tipos de demaquilante. O bifásico é indicado para remover a maquiagem dos olhos. Já o produto a base de água termal tem a vantagem de não possuir óleo e acalmar as irritações de pele.

O mais apropriado é que a mulher tenha um demaquilante para usar no rosto todo e outro para aplicar na região dos olhos. Itens como sombras, lápis, máscara para cílios e delineador possuem alta pigmentação e são difíceis de remover.

O demaquilante é o produto ideal para tirar a maquiagem. (Foto: Divulgação)
O demaquilante é o produto ideal para tirar a maquiagem. (Foto: Divulgação)

Aplicação do demaquilante

1.  Aplique demaquilante de olhos com um pedaço de algodão.

2. Em seguida, pegue um algodão limpo e passe demaquilante de rosto.

3. Lave o rosto com água e sabonete neutro.

4. Seque a pele e aplique um tônico para equilibrar o pH.

A Liange ensinou a fazer um demaquilante caseiro no Muito Chique. Clique aqui e confira a matéria.