Substitua o pão pela tapioca 4

Substitua o pão pela tapioca e tenha uma vida ainda mais saudável! Você sabia que a tapioca é uma iguaria saborosa, que oferece uma série de benefícios? Nos últimos tempos, ela tem substituído o pão nas refeições e contribuído com a perda de peso! A alteração no cardápio compensa porque a tapioca é mais leve e menos calórica.

Não é de hoje que as pessoas fazem substituições inteligentes na alimentação. Ao trocar o pão pela tapioca, é possível obter uma dieta mais saudável em diferentes aspectos, além do que o cardápio se torna diferente e mais interessante.

Substitua o pão pela tapioca: Conheça as Vantagens

A tapioca deve estar presente na rotina alimentar porque não contém glúten, um componente que colabora com a gordura abdominal e com as inflamações do organismo.

A tapioca é bem mais saudável do que o pão. (Foto: Divulgação)
A tapioca é bem mais saudável do que o pão. (Foto: Divulgação)

 A iguaria também tem a vantagem de ter poucas calorias, desde que o recheio escolhido siga a mesma linha “saudável e light”. Uma opção bem interessante para rechear a tapioca é combinar os seguintes ingredientes: ovo mexido, um fio de azeite e orégano. O principal ingrediente da tapioca é a mandioca. Esta raiz é rica em sais minerais (cálcio, ferro e fósforo), carboidratos e vitaminas do Complexo B. Cada 100 gramas tem 125 calorias.

A mandioca, também chamada de aipim ou macaxeira, pode ser um pouco mais calórica do que a batata, mas o seu alto teor de fibras faz com que os carboidratos se transformem em energia aos poucos. O alimento, quando consumido com moderação, contribui com a sensação de bem-estar, já que aumenta os níveis de serotonina.

O pão tem glúten, a tapioca não. (Foto: Divulgação)
O pão tem glúten, a tapioca não. (Foto: Divulgação)

Muitos outros benefícios estão relacionados à mandioca. Esta raiz ajuda a melhorar o funcionamento do intestino, preserva a saúde dos ossos, evita o acúmulo de gordura dentro das células e ajuda a combater os males do estresse.

A mandioca se destaca como uma poderosa fonte de saponinas, substâncias que atuam contra o colesterol ruim e são antioxidantes. Por causa das vitaminas do Complexo B, o alimento contribui com o funcionamento do sistema nervoso e músculos.

Receita de Tapioca

A tapioca é muito simples de ser preparada. (Foto: Divulgação)
A tapioca é muito simples de ser preparada. (Foto: Divulgação)

Ingredientes: Polvilho doce e água

Modo de preparo

1. Umedeça 1 quilo de polvilho doce e deixe repousando na geladeira por 12 horas.

2. Passe a massa na peneira e adicione uma pitada de sal.

3. Coloque uma pequena quantidade na frigideira e aqueça. Quando a farinha ficar úmida, vire a massa com uma espátula.

4. Está pronta! Agora é só rechear com os ingredientes da sua preferência.

Sugestões de recheios

– Queijo cottage + tomate picado + azeite e sal.

– Peito de peru + queijo branco.

– Banana + canela.

Observação

Quem não quiser fazer a massa da tapioca em casa pode comprá-la pronta. A goma já hidratada, disponível nos supermercados, só precisa ser peneirada e preparada na frigideira.