reeducacao-alimentar

Uma boa reeducação alimentar consiste na mudança de maus hábitos causadores de doenças como a hipertensão, o colesterol ou a obesidade, substituindo por atos, costumes e dietas que ajudam no desenvolvimento saudável do nosso organismo. Isso não quer dizer que nós precisamos parar de comer tudo o que gostamos, mas sim evitar os exageros e, logo em seguida, o sentimento de culpa.

Neste caso, o melhor a se fazer é procurar um nutricionista que irá orientar um programa de alimentação exclusivo, levando em conta o seu estilo de vida e genética. Por aqui, nós damos dicas e cuidados simples e que irão ajudar muito.

Emagreça-bebendo-água

Cardápio para reeducação alimentar

Os primeiros passos consistem em beber de 8 a 10 copos de água diariamente, evitar o consumo de alimentos industrializados e de fast-food, substituir refrigerantes por sucos de frutas,  controlar o consumo de doces e gorduras, e ingeri-los em pequenas quantidades, diminuir o sal, abusar das fibras, dos peixes, da linhaça e das vitaminas C e E, comer de 3 em 3 horas, montar um prato bem colorido e praticar atividades físicas regularmente.

Além disso, procure evitar: carne vermelha, pele de frango, sucos em pó e em caixinha, frituras em excesso, alimentos gordurosos como chantilly e leite de coco, itens defumados como bacon, salame e salsicha, biscoitos recheados e amanteigados e o consumo constante de bebidas alcoólicas, cigarro ou drogas. Veja um exemplo de cardápio a ser seguido logo abaixo e para ajudar a complementar a sua reeducação alimentar, encontramos na web um cardápio completo com sugestões de alimentação para toda a semana.

Café da manhã

1. Um copo de suco da fruta de sua preferência, com uma fatia de pão integral e margarina.

2. Salada de frutas com granola.

3. Meio pão francês sem o miolo, com requeijão, um copo de leite desnatado, uma colher de linhaça, café e uma maçã.

cafe-da-manha-frutas

Almoço

1. Salada com pepino, chuchu, um filé de frango e duas colheres de arroz integral.

2. Seleta de legumes, filé de peixe grelhado, duas colheres de sopa de arroz integral e duas de feijão.

3. Rúcula, acelga, agrião, espinafre e couve, uma colher de broto de feijão refogado e duas colheres de sopa de macarrão integral com molho vermelho.

reeducação alimentar

Lanche da tarde

1. Barra de cereal.

2. Pequenos pães-de-queijo com chá verde.

4. Um copo de suco, uma colher de sopa de linhaça e duas ameixas ou damascos. (Veja sugestões de sucos que emagrecem)

reeducacao-alimentar

Jantar

1. Salada verde com sopa de legumes e de peito de frango cozido.

2. Uma porção de quibe assado e couve-flor refogada.

3. Berinjela recheada com carne moída e arroz integral.

sopa-de-legumes

Se preferir acelerar o processo para emagrecer rápido e ter resultados visíveis e satisfatórios em um curto prazo, a boa dica é aliar uma alimentação saudável com exercícios físicos diários. (Veja dicas de exercícios para emagrecer rápido)