A dieta Dukan é uma das mais populares entre as mulheres que desejam perder peso atualmente. Não é difícil entender o motivo, afinal ela está em moda, sempre sendo tema de revistas e sites sobre estética e beleza e é considerada uma forma rápida de emagrecer. Também é uma dieta com vários casos de sucesso, inclusive entre famosas como Kate Middleton e Beyoncé.

Dividida em quatro fases, seu início é marcado por suas restrições, que invariavelmente podem confundir os interessados na hora de planejar seus cardápios e escolhas feitas durante o dia. Nesse caso, que tal algumas receitinhas para ajudar a ultrapassar esses obstáculos?

Receitas Dukan para cada fase:

A dieta Dukan é dividida em quatro fases, sendo duas dedicadas ao emagrecimento (ataque e cruzeiro) e duas para manutenção do novo peso (consolidação e estabilização). Cada uma conta com restrições e particularidades que devem ser levadas em consideração no preparo dos alimentos.

Receitas Dukan para fase de Ataque

Dieta-Dukan-002

Nessa fase é permitido consumir alimentos ricos em proteínas e retirar do cardápio as fontes de carboidratos e também os doces. Seu cardápio basicamente será composto por carnes magras – de preferência assadas, grelhadas ou cozidas – ovos cozidos, iogurte natural ou desnatado, leite desnatado, peito de peru defumado, queijo cottage e similares.

Durante os próximos dias, é melhor esquecer do arroz, pão, doces em geral, macarrão e até mesmo das frutas. O tempo de duração desta fase varia entre três e sete dias.


Receitas Dukan para fase de Cruzeiro

Dieta-Dukan-003

Já na fase Cruzeiro, alguns legumes e verduras já entram no cardápio porém os carboidratos e doces continuam vetados. Esses legumes e verduras devem ser crus ou cozidos em água e sal, temperados com quantidades mínimas de azeite e limão. Nessa fase, você poderá voltar a consumir alface, tomate, cogumelo, pepino, rabanete, berinjela, abobrinha, aipo e acelga.

Apesar da inclusão dos legumes e verduras a indicação é, durante essa fase, intercalar os cardápios: 1 dia consumindo apenas os alimentos ricos em proteínas e no outro associa-los aos novos alimentos. No total, a fase cruzeiro dura sete dias.

Receitas Dukan para fase de Consolidação

Dieta-Dukan-004

A fase de consolidação é bastante longa e costuma desanimar os interessados na dieta. Ela dura 10 dias para cada quilo que você perdeu. Se o interessado emagreceu 6 quilos, a fase dura 60 dias, por exemplo.

Nessa fase, você pode voltar a consumir arroz, frutas e pães. A partir dessa fase, você também deverá reservar pelo menos um dia (quintas-feiras) para retomar o cardápio da fase de ataque. Esse dia deverá ter o cardápio de ataque pelo resto da vida.

Receitas Dukan para fase de Estabilização

Dieta-Dukan-005

Na fase de estabilização você obrigatoriamente terá um dia na semana para comer somente as carnes magras e ingerir leite desnatado. Obrigatoriamente – para o resto da vida – você passa a ter de fazer ao menos 20 minutos diários de exercícios físicos e todos os dias consumir 3 colheres de farelo de aveia. Também é recomendado comer três porções de frutas por dia. Já os carboidratos e doces não podem ser ingeridos mais que duas vezes por semana.