Quando se fala em perder  barriga a gente pensa logo naquele vestido justo ficando retinho, ou no biquíni maravilhoso de lacinho que a gente olha na vitrine mas sabe que na realidade ele só fica daquele jeito no manequim da loja, não é? A parte estética nos dá a sensação da recompensa imediata mas emagrecer e perder a barriga faz muito bem para nossa saúde e eu te digo o porquê agora.

Como perder a barriga

O peso excessivo traz inúmeros problemas, como risco de desenvolver doenças como artrite, devido ao esforço excessivo das articulações; apneia do sono; aumento do colesterol; duas vezes mais probabilidade de desenvolver diabete do tipo 2; além de muitas outras doenças. Você pode me dizer que está gordinha e não tem nenhum problema de saúde, exames em dia e tudo maravilhoso mas as pesquisas comprovam que somente o ato de emagrecer 10% do peso excessivo já traz melhoras, pois ajudam na redução da pressão arterial e diminui a chance de ocorrer problemas cardiovasculares, como o AVC.

 

Emagrecimento e autoestima para perder barriga

Além dos benefícios para a saúde, a perda de peso melhora a autoestima. E sabe-se que estando bem consigo mesma tudo fica melhor. Esse é o meu caso e é por isso que escrevo esse post de coração para as leitoras do Muito chique. Quando estou com o peso controlado ( porque sou gordinha por natureza e vivo controlando e malhando para ficar com a balança a meu favor ) me sinto melhor para viver a vida da melhor forma, eu entendo como um preparo para  o que há de bom. Pode ser coisa da cabeça da gente, e não ser a regra mas me sinto dessa forma desde sempre.

Esse texto estará mesclando as dicas da blogueira ( que se forma esse ano em Educação física pela UFRGS aqui em Porto alegre ) e dicas de especialistas em Educação física e nutrição. Tentei colocar tudo de forma completa mas resumida então se sobrarem dúvidas, perguntem nos comentários, combinado?

Vamos começar o post falando do que devemos fazer me relação a alimentação para acompanhar os exercícios e atingir os resultados que queremos.

Dieta para perder barriga em 1 semana

Essa dieta é a famosa matemática da nutrição: gasta mais e come menos. A alimentação para perder barriga em uma semana consiste em fornecer o máximo de nutrientes com o mínimo de calorias, gorduras e açúcares. Nesta dieta é recomendado:

  • Fazer 6 refeições por dia, comendo sempre de 3 em 3 horas;
  • Beber, no mínimo, 2 litros de água ou de chá verde por dia;
  • Comer uma salada diferente todos os dias e uma quantidade de carne, peixe ou frango que caiba na palma da sua mão;
  • Comer 2 frutas por dia, todos os dias, de preferência com menos açúcar;

  • Tomar 2 iogurtes com lactobacilos vivos por dia, como o Yakult, porque ele irá facilitar o trânsito intestinal, diminuindo a barriga;
  • Comer menos sal, optando por ervas aromáticas e temperando saladas com limão, por exemplo;
  • Tomar 1 xícara de chá de boldo meia hora antes do almoço e do jantar porque ele combate os gases e por isso desincha a barriga.

Para perder a barriga rápido precisamos combinar dois tipos de exercícios e vou explicá-los agora de forma simples:

Perder barriga rápido: exercícios aeróbicos

Eles retiram a gordura de dentro das células do corpo inteiro ao mesmo tempo e as usam como combustível. Fazendo em baixa intensidade e por muito tempo o corpo vai usando essas gordurinhas que estão espalhadas pelo seu corpo inteiro. Na barriga TAMBÉM, nas coxas, nos braços, no rosto. Então não tem como falar em emagrecer sem falar em exercícios aeróbicos de baixa intensidade.

Assim, exercícios como esses, que usam grandes grupos musculares são os mais recomendados para a perda de peso. Exemplos dele é a caminhada, natação e ciclismo.

Perder barriga rápido: exercícios anaeróbicos

São de curta duração e de grande intensidade. Esses exercícios aumentam a força e a massa muscular.

Você pode estar querendo apenas emagrecer e acha que é um exagero querer fazer exercícios para aumentar a massa muscular, mas eu te explico a importância deles agora. Mesmo que o seu objetivo não seja tonificar o corpo, o desenvolvimento muscular é importante, pois evita a flacidez que acontece com a eliminação da gordura, produzindo curvas bem definidas. Esses movimentos são feitos na musculação.

Para perder a barriga existem alguns exercícios específicos. A ajuda de um profissional é vital na aplicação deles, pois ele irá dizer quais as melhores maneiras de fazê-los e te orientará sobre possíveis danos que podem ocorrer se você não os realizar de forma correta. Portanto, antes de iniciar qualquer exercícios consulte-se com o seu médico e com um profissional de educação física.

Exercícios para fazer em casa

Exercícios para perder a barriga: Bicicleta no chão

  • Deite-se no chão ou no Colchonete, mantendo as costas pressionadas no chão com as pernas esticadas.
  • Agora, levante-as para o alto, somente um pouco acima do chão. Coloque suas mãos atrás da cabeça e flexione levemente as pernas.
  • Mantenha as mãos atrás do pescoço e entrelaçar os dedos.
  • Forme um ângulo de 90 graus flexionando os joelhos e esticando a outra perna em uma altura próxima ao chão e ao mesmo tempo.
  • Com o movimento lento de ambos perna e braço, tocar seu cotovelo direito com o joelho esquerdo. Agora faça o mesmo com o cotovelo esquerdo e joelho direito.

Dicas: Para sentir melhor o exercício você deve fazê-lo lentamente. Além disso, você pode experimentá-lo em um ritmo rápido. Inspire quando você tocar o joelho, e expire quando volta. Esse é um exercício básico, mas trabalhar de forma eficaz.Faça três séries de 15 repetições do exercícios.

Exercícios para perder a barriga:  Prancha frontal

Perder barriga

As pranchas são campeãs na hora de perder barriga sem sair de casa. Elas são consideradas um exercício abdominal, que tem diversas formas de ser realizado que podem facilitar ou dificultar o exercício.

  • De bruços, você tem que apoiar os cotovelos e o antebraço no chão e deixá-los alinhados aos ombros.
  •  Com as pontas dos pés apoiadas no chão, alinhe-os com os cotovelos.
  • O corpo tem que ficar ereto e então você deve contrair o abdômen.
  • Nessa posição, você deve tentar ficar por 30 segundos.
  • Relaxe e faça novamente – pode fazer 5 séries
  • Dicas: Para iniciantes, comece com 10 segundos e gradualmente aumente o tempo. Tente trabalhar por até 3 minutos.

Exercícios para perder a barriga: Abdominal cruzado


  • Deite-se de costas para o chão.
  • Flexione a perna cruze a outra perna, colocando o tornozelo sobre o joelho oposto.
  • Coloque os braços para trás e eleve o tronco.
  • Faça um movimento se rotação de modo que o cotovelo aponte para o joelho oposto, retornando para a posição inicial em seguida.

Dicas: Faça 3 ou 4 séries com 15 repetições. Você pode repetir o movimento para o mesmo lado ou fazê-lo de maneira alternada, trabalhando os músculos em movimentos mais dinâmicos.

Exercícios para perder a barriga: Chutes tesoura

  • Deite de costas para o chão, com as pernas esticadas, coloque suas mãos debaixo dos seus glúteos com as palmas viradas para baixo.
  • Eleve uma delas até que ela esteja a 90 graus com o quadril.
  • Desça a perna até que o calcanhar quase encostar no chão e simultaneamente.
  • suba a outra de maneira alternada.

Dicas: Faça 3 ou 4 Séries com 15 repetições.

Exercícios para perder a barriga: Abdominal V

Perder barriga

  • Deitar-se de costas para o chão com as pernas retas.
  • Estenda as mãos atrás da cabeça.
  • Eleve as pernas juntas do chão e flexione o tronco, fazendo com que os braços possam ir de encontro às pernas.
  • Expire quando você completa o movimento.

Dicas: Faça 3 ou 4 Séries de 15 repetições.
Precaução: Não é um exercícios para iniciantes, mas tome cuidado ao fazer este exercício. Não é recomendável aumentar a intensidade para as pessoas que sofrem de dor no pescoço e nas costas.

Exercícios para perder a barriga rápido

Perder barriga

Complemente esses exercícios pulando corda se não puder sair para correr, nadar ou andar de bicicleta. O ideal para iniciar é intercalar de dois a três minutos de corda com os seus exercícios musculares.

Pular corda

Pular corda pode até ter sido uma brincadeira na infância, mas este movimento pode ser divertido e ajudar a perder barriga sem sair de casa também na vida adulta. Mas, atenção, por ser um exercício que exige mais condicionamento físico e um pouco de coordenação, inicie devagar e vá aumentando a velocidade e duração desta atividade com o tempo.

Perder barriga

Perder barriga

Correr na rua ou na esteira

Um excelente exercício para perder barriga rapidamente é a corrida porque ela gasta uma maior quantidade de calorias num curto período de tempo, em apenas 25 minutos de corrida são gastas 300 calorias , caso esteja começando a pratica da atividade física comece devagar e aos poucos vá aumentando gradativamente o tempo e a intensidade dos seus treinos.

Perder barriga

Tratamentos estéticos para perder barriga

Os programas de emagrecimento que têm efeitos duradouros são aqueles que incluem a prática regular de atividade física e a reeducação alimentar, porém, em uma semana é possível alcançar resultados visíveis, mas para complementar este tratamento rápido também podemos recorrer a tratamentos estéticos como lipocavitação, radiofrequência e drenagem linfática para eliminar o excesso de líquidos, de gordura e firmar a pele.

Perder barriga

Exercício e dieta juntos para perder a barriga

Como mencionamos anteriormente, aliados à uma dieta específica para perder barriga, estes exercícios podem ajudar, e muito, você a começar a reduzir as medidas da sua cintura. Perder a sua barriga não somente lhe deixará mais bonita(o), mais confiante, mas também trará enormes benefícios para a sua saúde como um todo, além de reduzir suas changes de contrair diversas doenças graves. Outra dica top é a dieta do suco verde que é capaz de fazer você perder 4 kg em 20 dias, fique por dentro!

Invista um pouco do seu dia em você e alcance os seus objetivos!

Recomendados para você: