Omega 3 emagrece Saiba para que serve e quais os benefícios 3

O ômega 3 emagrece e previne doenças, este componente oferece muitos benefícios para a saúde, além de ser um poderoso emagrecedor. O ômega 3 é um tipo de gordura que contribui com o funcionamento do organismo. Trata-se de um ácido graxo essencial, que protege o coração e mantém um bom funcionamento do cérebro. Para repor os níveis de ômega 3 no organismo, as pessoas costumam consumir alimentos ricos na substância ou suplementos em cápsulas.

Ômega 3

Emagrecer com ômega 3 é possível, desde que o consumo da substância seja combinado à uma alimentação balanceada e a uma rotina de exercícios físicos. Algumas pesquisas já conseguiram comprovar os poderes emagrecedores do ômega 3, como é o caso da Universidade de Navarra, na Espanha.

O ômega 3 é um aliado do emagrecimento. (Foto: Divulgação)
O ômega 3 é um aliado do emagrecimento. (Foto: Divulgação)

Os pesquisadores espanhóis realizaram um estudo com 32 pessoas, que consumiram salmão (rico em ômega 3) regularmente. O resultado da pesquisa foi surpreendente, afinal, os participantes eliminaram os quilos extras. A Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (SP) também realizou um estudo interessante com camundongos. Ao alimentar os animais com o ácido graxo essencial, a velocidade de ganho de peso foi reduzida e a saciedade prolongada.

O ômega 3 está presente no salmão. (Foto: Divulgação)
O ômega 3 está presente no salmão. (Foto: Divulgação)

Ômega 3 emagrece Mesmo?

O consumo de ômega 3 auxilia no processo de emagrecimento, mas não pode ser exagerado. Quando consumido em excesso, esse ácido graxo engorda, já que cada 1g tem 9 calorias. Por este motivo, é sempre mais saudável recorrer aos alimentos ricos em ômega 3 ( salmão, sardinha, atum, óleo de linhaça e azeite) do que a suplementação. O ômega 3 emagrece, basicamente, por dois motivos:

Agiliza a conversão do açúcar em energia: O ômega 3 tem diferentes formas de atuação no organismo, que favorecem o emagrecimento. Ele é responsável por ativar uma proteína celular chamada PPAR-gama, que contribui com a atuação da insulina na hora de converter açúcar em energia. A conversão acontece antes dos quilinhos extras aparecerem.

Controla o apetite: O consumo de ômega 3 reduz a sensação de fome, ao passo que a substância regula os níveis de leptina no organismo. O indivíduo, ao sentir saciedade, diminui as porções alimentares nas refeições e perde peso.

Existem suplementos de ômega 3. (Foto: Divulgação)
Existem suplementos de ômega 3. (Foto: Divulgação)

Benefícios do ômega 3 para a saúde

Confira a seguir os principais benefícios do ômega 3 para a saúde:

– Reduz o colesterol ruim;
– combate os sintomas da TPM;
– melhora a capacidade de aprendizagem;
– fortalece o sistema imunológico;
– previne doenças cardíacas;
– diminui o estresse;
– combate a depressão;
– melhora as funções renais.

Agora que você já sabe para que serve o ômega 3, não deixe de incluí-lo no seu cardápio! 😀