A noz da índia ajuda a emagrecer e por ser um produto natural, tem feito sucesso entre os brasileiros. Ela promete auxiliar a dieta, ajudando a perder os quilinhos indesejáveis e a conquistar a boa forma física. Leia a matéria para descobrir se essa noz realmente tem poderes emagrecedores, onde encontrá-la, como consumi-la e quais são os outros benefícios oferecidos por ela.

A busca pela boa forma física e pela silhueta perfeita tem levado muita gente a buscar produtos naturais emagrecedores. Algumas substâncias são “vendidas” com promessas milagrosas, ou seja, prometem queimar gorduras de forma rápida e eficiente. A mais recente aposta é a noz da índia, uma semente tem gerado sérias contradições e recebido críticas dos nutricionistas.

A noz da índia tem sido apontada como aliada do emagrecimento.
A noz da índia tem sido apontada como aliada do emagrecimento.

Noz da índia

Muito tem se falado sobre a noz da índia nos sites especializados em emagrecimento, mas poucas pessoas sabem realmente do que se trata. Essa noz nada mais é do que a semente do fruto da árvore Nogueira-de-Iguape, encontrada em áreas subtropicais da Ásia, Pacífico e América do Sul. Essa noz tem uma coloração esbranquiçada, casca felpuda e um pequeno talo na ponta.

A noz da índia está ganhando popularidade e isso tem estimulado a realização de estudos. A Universidade Federal de Santa Catarina, por exemplo, já se encarregou de analisar o extrato a base dessa semente para descobrir quais são os componentes. Esse produto natural é rico em Moretenone, alpha-amirina, moretenol, e beta-sitosterol.

Noz da India
Noz da India

Na Índia, essa noz branquinha é constantemente utilizada como tempero. No Brasil, o produto é importado e tem um preço elevado, por isso não representa a melhor para emagrecer sem gastar muito. Há uma versão simular sendo comercializada no país, mas ela não emagrece e pode colocar a saúde em risco.


Onde comprar Noz Moscada?

As lojas especializadas em produtos naturais que emagrecem costumam vender noz da índia. Na hora de comprar o produto, observe a aparência, veja se a semente não está verde, murcha ou manchada. Verifique também as condições de armazenamento, ou seja, a noz precisa estar em um lugar fresco e longe de umidade.

Pela internet também é possível comprar as sementes em pacotinhos, só tome cuidado para não fazer uma compra de procedência duvidosa. O e-commerce mais conhecido é o www.nozdaindia.com.br.


Noz da índia emagrece mesmo?

A noz da índia pode emagrecer sim, mas não há evidências científicas. No mercado, há duas versões dessa semente, sendo que uma delas pode prejudicar o organismo por conta de substâncias tóxicas. Portanto, na hora de comprar a noz, evite aquela que recebe o nome de Thevetia peruviana (chapéu de napoleão).

Noz da índia Benefícios no emagrecimento 5

Alguns relatos na internet afirmam que a noz da índia, chamada de Aleurites moluccana, realmente emagrece, afinal, ela age diretamente na gordura localizada e evita o acúmulo nos tecidos adiposos. Existem depoimentos, inclusive, de pessoas que conseguiram perder até 12 quilos em um mês com essa semente.

Não há estudos científicos sobre a capacidade de emagrecimento da noz da índia. A Aleurites moluccana age diretamente no intestino e tem efeito laxante, por isso ela vem sendo considerada emagrecedora. Contudo, o seu alto teor calórico (64,5% de gorduras) gera contradições.


A FALSA noz da índia

Já foram realizadas algumas pesquisas para alertar o potencial tóxico da noz da índia falsa. O Hospital de Medicina Alternativa de Goiás, por exemplo, afirma que a thevetia peruviana é altamente perigosa, pois pode causar parada cardíaca e levar à morte. Já foram registrados casos de pessoas que ingeriram o produto e foram internadas com urgência em virtude da intoxicação.


Para que serve a noz da índia?

A capacidade de emagrecer da noz da índia gera dúvidas, mas alguns benefícios da semente já estão sendo estudados. São eles:

É um laxante natural

Há quem dica que a noz da índia é boa contra a de prisão de ventre, afinal, existem estudos que já concluíram que essa semente melhora o trânsito intestinal.

Noz da índia Benefícios no emagrecimento 7

É diurética

A noz da índia tem ação diurética no organismo, ou seja, pode aumentar o fluxo urinário e assim contribui com a eliminação de toxinas. Só é preciso tomar cuidado com a ameaça de desidratação.

Controla o colesterol

Alguns indícios mostram que a noz da índia ajuda a controlar o colesterol ruim, mas essa questão ainda vem sendo estudada. De acordo com os pesquisadores que investigam esse benefício, a semente inibe a biossíntese do colesterol hepático e melhora consideravelmente a absorção de gordura pelo intestino.

Tem ação anti-inflamatória e analgésica

Segundo estudos realizados com ratos, a noz da índia tem efeito anti-inflamatório no organismo e também pode desempenhar ações analgésicas.

Noz da índia Benefícios no emagrecimento 9


Como consumir noz da índia?

Se você tem condições de comprar a legítima noz da índia, então tome cuidado com o consumo e não exagere na quantidade diária. O ideal é ingerir 1/8 de semente no café da manhã ou no lanche da manhã. Cada pacotinho costuma conter 12 sementes, portanto, é possível fazer um tratamento com duração de 2 meses. Depois de cortar a noz, é muito importante armazená-la na geladeira.

A noz da índia deve ser usada para preparar um chá. Coloque a semente na água fervendo, abafe com uma tampa por 5 minutos e tome, apenas uma dose diária. Lembre-se de beber bastante líquido durante o dia para não ficar desidratado. Na segunda semana, consuma 1/4 de noz da índia, através da infusão.

Noz da índia Benefícios no emagrecimento 4

É muito importante não exagerar no consumo desse produto natural, afinal, não há tantos estudos sobre os benefícios e existem suspeitas de reações adversas.


Efeitos colaterais noz da índia

A noz da índia, quando não consumida com limites, pode desencadear efeitos colaterais, como hipotensão, desidratação, gases, náuseas, diarreia, problemas gástricos e problemas digestivos.

Contraindicações noz da índia

A noz da índia tem efeitos adversos, por isso não pode ser consumida por qualquer pessoa. Ela deve ser evitada por idosos, crianças, gestantes, lactantes, portadores de doenças cardíacas e indivíduos que sofrem de patologias no sistema digestivo.

Onde comprar noz da índia?

Noz da índia Benefícios no emagrecimento

Ao invés de investir em um produto caro, com efeito duvidoso e que pode prejudicar a sua saúde, encontre outras formas de emagrecer. Em geral, a melhor estratégia para perder peso é fazer uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos. Você também pode recorrer aos suplementos naturais emagrecedores que realmente funcionam, como é o caso do café verde e do goji berry.

Recomendados para você: