Spoons and healthy seeds

A linhaça, a chia, a quinoa e o gergelim são sementes que fazem bem à saúde, por isso não podem ficar de fora do cardápio. Elas oferecem diversos benefícios e podem ser consumidas nas saladas, sucos, vitaminas, entre muitas outras receitas. Leia a matéria e descubra como usar e quando usar esses superalimentos.

Algumas pessoas torcem o nariz para as sementes, pois consideram o sabor desagradável. No entanto, uma coisa é certa: elas conseguem equilibrar as funções do organismo e ajudam a emagrecer. Essas pequenas notáveis, que são adoradas pelos nutricionistas, devem marcar presença nas principais refeições.

Descubra como as sementes fazem bem para a saúde. (Foto: Divulgação)
Descubra como as sementes fazem bem para a saúde. (Foto: Divulgação)

Linhaça, chia, quinoa e gergelim

A linhaça, a chia, a quinoa e o gergelim podem ser consideradas sementes mágicas e capazes de enriquecer a dieta. Elas controlam o ganho de peso, reduzem as taxas de colesterol ruim, previnem prisão de ventre entre outros benefícios. Confira a seguir os motivos para consumir cada semente:


Benefícios da linhaça

Linhaça, Chia, Quinoa, Gergelim como usar e quando usar 1

A linhaça se destaca como uma das sementes mais conhecidas no Brasil. A sua planta começou a ser cultivada a mais de 5 mil a.C., na antiga Mesopotâmia, mas conquistou o mundo todo por causa dos seus benefícios. O grão surpreende com as suas propriedades nutricionais, afinal, ele é rico em fibras, magnésio, manganês, fósforo, ômega 3, entre outras substâncias.

emagrecer-botao

Quando consumir?

Para melhorar a saúde cardíaca: se você quer melhorar a saúde do coração, então vale à pena incluir a linhaça na dieta. Essa semente consegue reduzir os níveis de colesterol ruim e aumenta o colesterol bom, o que impede o acúmulo de placas de gordura nas veias e artérias. Com a circulação sanguínea funcionando corretamente, os riscos de AVC e infarto se tornam menores.

Para reduzir constipação: a linhaça é uma grande aliada para melhorar o funcionamento do intestino e prevenir prisão de ventre. Isso acontece porque a semente é rica em fibras.

Para prevenir câncer: alguns estudos revelam que a linhaça ajuda a prevenir câncer de mama e outros tumores malignos, graças a presença de uma substância chamada lignanas.

Como consumir?

Linhaça, Chia, Quinoa, Gergelim como usar e quando usar

A semente pode ser usada para preparar sucos e deve ser consumida principalmente pela manhã. Também é possível misturar a semente em saladas ou usá-la como ingrediente na receita de bolo. No entanto, o mais recomendado é que a ingestão de linhaça venha acompanhada do consumo de água.


Benefícios da chia

Linhaça, Chia, Quinoa, Gergelim como usar e quando usar 2

A chia começou a ser cultivada no México há milhares de anos e vem sendo utilizada há séculos pelos povos da América Central. A semente é considerada poderosa devido às suas propriedades nutricionais, que favorecem o emagrecimento, controlam a glicemia e reduzem os níveis de colesterol. Diversos nutrientes são encontrados na chia, incluindo: ômega 3, fibras, minerais e vitamina A.

emagrecer-botao

Quando consumir?

Para controlar diabetes: a chia não pode faltar na dieta dos diabéticos, afinal, ela ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue controlados. A semente também contribui com a prevenção do diabetes, devido a sua grande quantidade de fibras.

Para desintoxicar o corpo: pouca gente sabe, mas a chia é rica em substâncias antioxidantes, que ajudam no processo de desintoxicação do organismo.

Para proteger o cérebro: a semente melhora as funções cerebrais e favorece a capacidade cognitiva.  

Para deixar o cabelo bonito: a grande concentração de vitamina A presente na chia torna as madeixas mais brilhantes, macias e saudáveis.

Como consumir?

Linhaça, Chia, Quinoa, Gergelim como usar e quando usar 3

A chia pode ser consumida de diferentes formas, mas o ideal é que você adicione 1 colher de sopa de semente em 250ml de água. Beba antes do café da manhã, do almoço e do jantar. Para não tornar o consumo enjoativo e desagradável, também é possível ingerir a semente com iogurte, cereais, frutas e bolos.


Benefícios da quinoa

Linhaça, Chia, Quinoa, Gergelim como usar e quando usar 4

A quinoa é oriunda da região dos Andes e classificada como um pseudo cereal. Ela é rica em uma série de nutrientes, como proteínas, minerais, fibras, ômega 3 e 6, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B.

emagrecer-botao

Quando consumir?

Para praticar exercícios: a semente é rica em proteínas, por isso ela fortalece os músculos do corpo e favorece a prática de atividades físicas.

Para ter ossos saudáveis: devido a sua grande quantidade de cálcio, a quinoa previne osteoporose e fortalece os ossos de todo o corpo.

Para manter dieta sem glúten: a quinoa é um ótimo alimento para os portadores de doença celíaca, podendo inclusive substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Como consumir?

Linhaça, Chia, Quinoa, Gergelim como usar e quando usar 5

A quinoa normalmente é encontrada à venda na versão em pó, que, por sua vez, pode ser incluída no preparo de pães, bolos, sucos e sopas.


Benefícios do gergelim

Linhaça, Chia, Quinoa, Gergelim como usar e quando usar 7

O gergelim é uma semente bastante conhecida entre os brasileiros, afinal, ele costuma ser utilizado na fabricação de pães e biscoitos integrais. Esse alimento tem uma ótima composição nutricional, rica em cálcio, ferro, vitaminas, fibras e gorduras do bem.

emagrecer-botao

Quando consumir?

Para evitar constipação: a semente, devido à grande quantidade de fibras, previne prisão de ventre e melhora o funcionamento do trânsito intestinal.

Para tratar hemorroidas: esse benefício é possível porque a casca do gergelim tem substâncias que melhoram a circulação do sangue na parede do intestino.

Para retardar o envelhecimento: o gergelim se destaca como um grande aliado do rejuvenescimento, afinal, ele melhora a elasticidade da pele e retarda o aparecimento de cabelos brancos.

Além disso, melhora a elasticidade da pele, atrasa o aparecimento de cabelos brancos e fortalece os tendões e ossos.

Como consumir?

Linhaça, Chia, Quinoa, Gergelim como usar e quando usar 6

O gergelim pode ser incluído nas receitas diárias, ou seja, no preparo de pães, saladas e biscoitos. O consumo dessa semente deve ser de 10 a 30g por dia.


Em geral, a linhaça, a chia, a quinoa e o gergelim são poderosas aliadas para emagrecer e prevenir doenças. Se você deseja ter uma vida mais saudável, não se esqueça de incluir essas sementes mágicas na sua dieta.