gelatina-agar-agar-dieta

Saiba tudo sobre a Gelatina, os mitos e verdades. Li em alguma dessas revistas de celebridades que a apresentadora Angelica garante sua boa forma comendo gelatina antes de todas as refeições. Não sei porque isso ficou gravado na minha mente e toda vez que vejo a Angelica na TV penso nela com um ponte de gelatina numa mão e de salada na outra, mas isso é coisa da minha cabeça e a gente sabe que não precisa de nada disso para manter a boa forma.

Gelatina

beneficios-da-gelatina-9-865x519

Com certeza o benefício que mais vai interessar hoje para as leitoras do Muito chique que estão lendo o post de hoje é exatamente esse que começamos a falar e temos que dar razão a Angelica,  um dos benefícios mais interessantes é para as pessoas que fazem dieta ou simplesmente querem manter o peso sem passar fome. Se consumida antes das refeições ela dá a sensação de saciedade e, desta forma, impede que exageros sejam cometidos à mesa. Ou seja, ao invés de comer de sobremesa coma antes e isso garante menos fome na hora de atacar o prato. Mas isso é realmente verdade? Dá pra ser usada como aliada na perda de peso?

gelatina-de-mosaico-vasos

A gente precisa dar os créditos para a loira, além da saciedade no que diz respeito a peso, boa forma e ganho de massa! Como a gelatina é isenta de gorduras ela é uma ótima opção não somente para quem está em dieta de emagrecimento, mas também para aqueles que estão buscando ganho de massa muscular e hipertrofia: ela estimula o crescimento muscular, ajuda a otimizar o metabolismo, e auxilia o sistema imunológico. Outra vantagem é que ela causa um retardamento no esvaziamento do estômago, promovendo a sensação de saciedade, e deixando a pessoa hidratada (devido ao fato de conter bastante água) por mais tempo. E o melhor: dificulta a absorção dos carboidratos e das gorduras pelo estômago e pelo intestino.

O que é a gelatina?

dicas-com-gelatina

É uma do que uma substância naturalmente incolor normalmente obtida a partir do cozimento de determinados tecidos animais, como a pele e a cartilagem bovina.

Obtém-se a gelatina a partir da hidrólise parcial do colágeno, a proteína que dá sustentação à pele e participa da estrutura dos ossos e tendões. Sim, o famosos colágeno que já falamos bastante sobre ele aqui no blog.

beneficios-da-gelatina-10

Quais os tipos que existe?

Se você está sempre ligada nas lojas de produtos naturais, light e diet já deve ter visto as balinhas de colágeno e pode ter se perguntado de que elas são feitas e pra que servem. Elas são feitas de gelatina, mas não dessas de caixinha, elas são feitas de algas mais precisamente do ágar-ágar que é uma substância existente em algumas algas vermelhas e que apresenta sabor neutro. A partir disso dá para adicionar a ela sabores e cores, por isso as balinhas são tão atrativas. O gosto já nem falo tanto porque já comprei e deixei eternamente no fundo da bolsa porque não tinha a menor vontade de comer.


Outro ponto interessante é que como possui origem vegetal, a gelatina de ágar-ágar tem composição nutricional diferente da gelatina convencional, e também não necessita de resfriamento para endurecer. Mas, assim como a gelatina obtida a partir de tecidos animais, o ágar-ágar é uma ótima fonte de colágeno na dieta e pode ser utilizado por vegetarianos.

beneficios-da-gelatina-8

Para Que Serve a Gelatina?

A gente realmente deveria comer gelatina ou isso é coisa que o mercado coloca na nossa cabeça? Pra responder a essa pergunta agente precisa ter em mente que a partir dos 25 anos de idade o corpo começa a reduzir gradualmente sua produção natural de colágeno. Uma pessoa com 50 anos produz apenas 35% do colágeno de que necessita para sua saúde.Uma suplementação da proteína é então mais do que necessária para repor as perdas naturais da idade. Como é rica na proteína de origem animal, a gelatina serve para manter a saúde da pele, ossos, cabelos e unhas. Ou seja, é uma reposição que só nos trará benefícios, e aqueles benefícios que a gente gosta: os que dá pra ver!


Na verdade, o diferencial é que ela é composta praticamente por aminoácidos que ajudam nos processos de síntese e renovação do colágeno (proteína de origem animal, cuja função é dar firmeza à pele, às cartilagens e em geral, às estruturas do nosso corpo que não precisam da sustentação dos ossos, e sim de um “suporte”, como por exemplo, as orelhas ou a pontinha do nariz).

Qual a diferença entre gelatina e colágeno?

beneficios-da-gelatina-5
Uma dúvida bastante comum é quanto à diferença entre a gelatina e o colágeno. Enquanto o colágeno comercializado em casas de produtos naturais está na forma pura, a gelatina que encontramos no supermercado tem um teor menor da proteína em sua composição.


De cada 100 gramas de gelatina que você consome, apenas 10 gramas são formadas por proteínas, e destas apenas 5 gramas são de colágeno.Já o colágeno pode ser encontrado na forma pura, sem corantes e aromatizantes. É também possível adquirir o colágeno hidrolisado. Isso significa que a proteína passou por um processo que “quebrou” suas moléculas (hidrólise). Com isso, o colágeno é mais facilmente absorvido e aproveitado pelos tecidos do corpo. Dá pra compra os potes de colágeno hidrolisado por um bom preço nas farmácias de manipulação.

Qual a composição da gelatina?

beneficios-da-gelatina-2

A gelatina se destaca tanto pelo seu alto valor nutritivo quanto pelo baixo teor de calorias. Uma porção de 12 gramas (equivalente a um envelope) de gelatina sem sabor e sem açúcar fornece aproximadamente 10 gramas de proteína e apenas 42 calorias. Bem pouco, não é?

Para valer o investimento na gelatina vamos dar uma olhada no que ela pode nos trazer de benefícios comprovados para a saúde.

Benefícios da Gelatina

dieta-para-engordar-2-865x466

Hormônios que favorecem o emagrecimento

De acordo com alguns estudos, a gelatina está relacionada com o aumento da produção de HGH (hormônio do crescimento humano), estimulando o metabolismo por meio de seus ácidos de nutrientes e de aminoácidos. Sem contar que a proteína e a fibra faz com que uma pessoa se sinta completa, eliminando o desejo pelo excesso de alimentos, tornando a gelatina em um alimento útil para quem quer emagrecer.

exercicios-ar-livre-verao-650x350

Queratina para um corpo forte

A queratina que se encontra na gelatina é uma das proteínas que nosso corpo precisa, pois ajuda a manter o corpo mais forte. Ao consumir a gelatina você estará garantindo a manutenção desse elemento de forma simples e bastante eficaz.846379_4af6b31cc64a4954ade5b37e32725ecbCicatrização eficiente

As proteínas são essenciais no processo de cicatrização de machucados e feridas e a gelatina oferece um aminoácido específico, o glicina. Ele está ligado diretamente à redução da inflamação, proporcionando a cura mais rápida, ajudando no desenvolvimento de uma nova pele como cicatriz.

bom-sonoFavorecimento do ciclo do sono

Há uma ligação entre a glicina e a melhoria dos ciclos de sono, de acordo com alguns estudos, além de uma estimulação de alguns neurotransmissores e enzimas que aumentam a duração e qualidade do sono

beneficios-da-gelatina-4

Ossos fortes

O fósforo, selênio e o cobre, proteínas encontradas na gelatina, são quantidades significativas para nosso corpo, ajudando a manter nossos ossos fortes e aumentando a densidade mineral óssea. É um importante mecanismo de defesa contra problemas de saúde óssea, como osteoporose. Sem contar que outros aminoácidos colaboram contra a inflamação, conforme informado acima.

Melhora da imunidade

Outro aminoácido encontrado na gelatina é o prolina, que está relacionado com a melhora na função imunológica nos animais, significando que nós podemos melhorar a capacidade de combater doenças e infecções por meio do consumo de gelatina na dieta diária.

Different colored jellies (Selective Focus, Focus on the front)

Pele de pêssego – efeito bônus!

Por ser basicamente um colágeno, a gelatina ajuda a manter a elasticidade e a tensão entre nossas células dérmicas. Aumentando a quantidade de colágeno, manteremos a pele mais firme e olhos mais jovens.

mulher-bala-gelatina-25159

Gelatina tem contraindicação?

A melhor parte é essa ela não tem  contraindicação porém deve ser consumida com cuidado em alguns casos. Apesar de ter inúmeros benefícios, a gelatina não pode ser consumida em excesso e nem indiscriminadamente por qualquer um. Afinal de contas o exagero é muito mal interpretado pelo nosso corpo e maior parte das doenças e males que temos tem a ver com o excesso!

E você aí, gosta de gelatina? Você  pode conferir outras super dicas para buscar um corpo perfeito, como a dieta da batata doce e a outra dieta da maça que faz você perder 2 kg em 5 dias confira.