FARINHA-DE-BANANA-VERDE

A farinha de banana verde é um alimento poderoso, pois ajuda a conquistar a boa forma física e também oferece benefícios à saúde. Ela é feita com uma das frutas mais populares do Brasil, desde que a mesma ainda não tenha amadurecido. Um dos componentes mais importantes da farinha de banana verde é o amido resistente.

Ele consegue melhorar a digestão, faz bem para os índices glicêmicos e ainda por cima contribui com o sistema imunológico. A farinha de banana verde é rica em propriedades nutricionais. Ela contém carboidratos saudáveis, proteínas, fibras, fósforo, cálcio, magnésio, ferro e manganês. O baixo teor calórico também faz o alimento ser perfeito para a dieta: uma porção de 30g tem 99,1 kcal.

Emagrecer é um dos benefícios da farinha de banana verde. (Foto: Divulgação)
Emagrecer é um dos benefícios da farinha de banana verde. (Foto: Divulgação)

Benefícios da farinha de banana verde

Veja os principais nutrientes da banana verde e mais abaixo, veja mais alguns dos seus benefícios.

farinha-de-banana-verde

Auxilia o emagrecimento

A farinha de banana verde emagrece porque o amido resistente reduz a sensação de fome. Este componente retarda o processo de digestão por causa da estrutura cristalina, por isso acaba ocupando espaço no estômago por mais tempo.

Melhora o funcionamento do intestino

Com 10% de fibras na sua composição, a farinha de banana verde promete melhorar o trânsito intestinal e combater a prisão de ventre. O amido resistente também contribui com o intestino, pois estimula a ação das bactérias probióticas (do bem) na flora intestinal.

O amido resistente da farinha de banana verde contribui com o intestino. (Foto: Divulgação)
O amido resistente da farinha de banana verde contribui com o intestino. (Foto: Divulgação)

Garante o controle glicêmico

A farinha de banana verde tem baixo índice glicêmico, ou seja, ela libera o açúcar no sangue de forma lenta e gradual. Esta ação ajuda a manter os níveis de glicose controlados, prevenindo o diabetes. Os diabéticos também podem consumir o alimento para controlar a doença.

Tabela Nutricional da Farinha de Banana Verde

tabela-nutricional-banana-verde

Fortalece o sistema imunológico

O sistema imunológico é responsável por proteger o corpo contra uma série de doenças. Para reforçá-lo e aumentar as defesas, vale a pena apostar na farinha de banana verde, pois ela melhora a produção de imunoglobinas no intestino (células de defesa do corpo).

Reduz colesterol ruim

O colesterol ruim (LDL) é responsável por uma série de doenças fatais, como infarto e AVC. A farinha de banana, por sua vez, faz com que a substância seja enviada de forma mais lenta à corrente sanguínea, assim como a glicose. Com isso, a quantidade de colesterol ruim no organismo diminui.

A banana verde é um superalimento. (Foto: Divulgação)
A banana verde é um superalimento. (Foto: Divulgação)

Afasta os sintomas da TPM

A farinha de banana verde age diretamente contra os sintomas da TPM, pois é rica em vitamina B6 e triptofano, duas substâncias essenciais na síntese da serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade. Ao incluir a farinha de banana verde na dieta, é possível combater o mau humor e aumentar a sensação de bem-estar.

Receita de Bolo de Farinha de Banana Verde

bolo-farinha-banana-verde-6
A farinha de banana verde pode ser utilizada como substituta à farinha de trigo.

Rendimento: 8 porções

Ingredientes:
1 ovo grande caipira ou orgânico
1/4 de xícara de Açucar Mascavo
1/4 de xícara de óleo de canola ou soja
1 xícara de Farinha de Banana Verde
1 xícara de Farinha de Arroz
1 xícara de leite de soja
3 bananas
1 colher (sobremesa) de canela
1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo: 
Bata o ovo com o açúcar, acrescente o óleo e misture bem. Em seguida, acrescente o leite e as farinhas. Bata por 3 minutos até ficar homogêneo. Após bater bem, acrescente as bananas e a cenla. Bata até desmanchar tudo. Junte o fermento em pó e mexa com o auxilio de uma espátula. Coloque numa forma untada com óleo de canola ou soja, adicione a massa e asse até dourar.

Valor Nutricional (por porção): 
Valor calórico 166,9 kcal 
Proteínas 2,0 g 
Carboidratos 23,7 g 
Gorduras 7,4 g