a-dieta-vinagre

Para quem está em busca do corpo perfeito ou de pelo menos alguns quilos a menos na balança, qualquer dica para emagrecer é bem vinda. Uma dessas dicas milagrosas envolve o uso do vinagre de maçã. Super conhecido de quem costuma consumir saladas, ele pode fazer mais que ajudar com a dieta, trazendo vários outros benefícios. Quer saber mais? Confira:

Emagreça com o Vinagre de maçã

De acordo com matéria da revista Viva Saúde, o ácido acético – importante componente do alimento – atua diretamente na queima de calorias, assim como a quercetina ajuda a dar ao organismo a sensação de saciedade.

Benefícios do Vinagre de Maçã

Os benefícios não se resumem ao emagrecimento. Além de ajudar a conquistar os números menores na balança, ainda há uma série de vantagens associadas ao seu uso. Veja alguns:

vinagre-de-maçã3

Prevenção da diabetes

Estudo realizado em 2004 e publicado em revista da American Diabetes Foundation afirma que ingerir duas colheres de sopa de vinagre antes das refeições aumenta a sensibilidade à insulina, algo que o organismo de pessoas diabéticas tem dificuldade de realizar.

Estímulo da digestão e combate a azia:

O vinagre de maçã auxilia no processo de metabolismo dos alimentos, no combate ao refluxo e na azia, justamente por ser adstringente.

Ajuda ao fígado

O vinagre auxilia o fígado na desintoxicação do organismo, especialmente com a digestão de alimentos gordurosos.

Redução de colesterol

Estudos realizados recentemente indicam que uma ou duas colheres de vinagre de maçã por dia pode aumentar os níveis de colesterol bom assim como reduzir as taxas do colesterol ruim.

Como consumir o vinagre de maçã?

O primeiro item importante a dizer a respeito sobre como consumir o vinagre de maçã é que não é indicado que ele seja ingerido puro. O alimento pode ser consumido na salada – como é o mais usual – assim como adicionado no suco ou na água.

A respeito de quantidades, uma colher na salada servida na hora do almoço e outra no jantar é o ideal, enquanto ocasionalmente uma ou duas colheres podem ser adicionadas a água ou ao suco.

vinagre-de-maçã2

Há riscos em consumir o vinagre de maçã?

O fato de o tempero fazer bem para a saúde não significa que ele não tenha contraindicações. Quem sofre com úlcera e problemas gástricos não devem consumir o vinagre de maçã com exagero. O excesso dele também pode acarretar danos ao estômago, fígado e duodeno pela acidez, assim como pode alterar o PH do sangue e gerar acidose metabólica, que pode ser fatal em alguns casos.

 Lembre-se:

Muito é dito sobre receitas e métodos para perder peso rápido, mas lembre-se que nem tudo é verdade assim como nem todas as dicas são seguras. Portanto nunca deixe de tirar suas dúvidas com um profissional médico e não deixe de fazer exercícios físicos, além de manter hábitos saudáveis. Veja um cardápio completo para uma reeducação alimentar que já postamos aqui no blog.

Recomendados para você: