Dietas para emagrecer que funcionam de verdade 9

Conheça as dietas para emagrecer que funcionam de verdade e prometem contribuir com a conquista da boa forma física. O verão está se aproximando e muitas mulheres estão em busca do corpo perfeito. Elas desejam perder peso de forma saudável, rápida e efetiva. As dietas mais populares acabam sendo grandes aliadas nesse processo, afinal, enxugam as medidas em apenas algumas semanas.

Fazer dieta não é algo simples, muito pelo contrário, costuma ser uma tarefa desafiadora. A pessoa precisa seguir um cardápio balanceado, evitar alimentos saborosos e controlar o número de calorias. Para que o emagrecimento realmente aconteça, é fundamental encontrar um equilíbrio entre alimentação saudável, prática de exercícios físicos e controle emocional.

dietas para emagrecer
Conheça as dietas populares que prometem bons resultados. (Foto: Divulgação)

Dietas para emagrecer

O Muito Chique separou algumas 6 dietas para emagrecer que funcionam de verdade. Saiba mais sobre cada uma delas:


Dieta das Proteínas

dietas para emagrecer

Considerada uma das dietas para emagrecer mais populares dos últimos tempos, a dieta das proteínas tem conquistado a preferência de milhares de mulheres. A sua mecânica é bem simples: reduzir a ingestão de carboidratos e aumentar a quantidade de proteínas do cardápio. Essa mudança na alimentação altera o metabolismo do corpo, fazendo com que a gordura corporal seja usada como principal fonte de energia ao invés do carboidrato.

1ª fase

A dieta das proteínas, que também recebe o nome de Dukan, é realizada em etapas. Na primeira fase, só é permitido ingerir alimentos proteicos, como frango grelhado, peixes, ovos cozidos, leite e laticínios. Nenhum carboidrato deve ser ingerido durante o período de 7 dias.

2ª fase

A segunda fase, que também dura em média 1 semana, introduz algumas hortaliças na alimentação, como tomate, pepino, alface e abobrinha. Os carboidratos ainda continuam de fora do cardápio.

dietas para emagrecer

3ª fase

Essa etapa, também conhecida como fase de manutenção, já permite consumir dois alimentos ricos em carboidratos por semana, além de frutas e hortaliças.

4ª fase

A quarta e última fase da dieta das proteínas ajuda a manter a forma definitivamente, sem correr o risco de sofrer com o efeito sanfona. A cada dia é preciso comer três porções de frutas. Já o consumo de doces e carboidratos fica limitado à duas vezes por semana.

A dieta das proteínas é uma ótima estratégia para quem deseja perder peso em pouco tempo. Dependendo da forma como as fases são conduzidas, o programa ajuda a enxugar até 20 kg.


Dieta detox

 

A dieta detox também é bastante famosa é uma das dietas para emagrecer que promete um emagrecimento rápido e poderoso (em média 3 kg em uma semana). O objetivo do programa é eliminar as toxinas do corpo e outras tantas substâncias que prejudicam a saúde e contribuem com o ganho de peso.


Como funciona?

Também conhecida como dieta líquida, a dieta detox tem um cardápio bem restritivo, constituído apenas por alimentos líquidos, como sucos, sopas e chás. As frutas, os legumes, as verduras e as sementes são grandes aliados nesse programa de emagrecimento.

dietas para emagrecer

E o suco verde?

Quando o assunto é dieta detox, é inevitável não pensar no suco verde. Essa bebida emagrecedora permite combinar diferentes ingredientes naturais, como couve, inhame, maçã, cenoura, pepino, hortelã e suco de limão. É só bater todos esses itens no liquidificador e beber com gelo.


Dieta Atlântica

dietas para emagrecer

Uma boa sugestão para quem está querendo emagrecer de forma saudável é a dieta atlântica. Esse programa de emagrecimento é bem flexível, afinal, permite até mesmo comer carne vermelha. Ele só pede para evitar alimentos processados, frituras e doces.

Além de contribuir com a perda de peso, a dieta atlântica também é uma ótima aliada da saúde. O seu cardápio tem muitas fontes de gorduras saudáveis e antioxidantes, por isso serve para tratar as doenças cardiovasculares. Quem opta pela dieta atlântica deve consumir muitos legumes, peixes e azeite. Também vale à pena reservar lugar no cardápio para massas integrais, vinho tinto e laticínios. Tudo deve ser consumido de forma fracionada e sem exageros.


Dieta dos pontos

dietas para emagrecer

A dieta dos pontos é uma criação de Alfredo Harpen, um médico especializado em emagrecimento. O programa propõe transformar as calorias dos alimentos em pontos. Isso mesmo! E o cálculo da quantidade ideal depende do sexo, da idade, da altura e até mesmo da frequência de exercícios físicos.

Essa estratégia de transformar o valor de cada alimento em pontos é adotada por muitas pessoas, inclusive pelo grupo de emagrecimento Vigilantes do Peso. O regime permite incluir todos os tipos de alimentos, exceto aqueles que são ricos em gordura trans. O grande desafio é não ultrapassar o limite diário de pontos.

Você também vai amar:


Dieta Ortomolecular

dietas para emagrecer

A Dieta Ortomolecular tem uma proposta bem diferente das outras dietas, afinal, ela tem o objetivo de desintoxicar o organismo sem fazer restrições alimentares severas. O objetivo é, basicamente, atingir o equilíbrio energético e nutricional.

Quando realizada corretamente, a dieta ortomolecular ajuda a eliminar um quilo por semana, sem causar problemas de saúde ou constante sensação de fome. O cardápio é rico em frutas, verduras, frango, peixes e alimentos preparados com farinha integral. Existem, ainda, algumas proibições que devem ser levadas a sério, como não consumir leite de vaca, manteiga, carne vermelha, álcool e produtos industrializados.


Dicas para que a sua dieta funcione

dietas para emagrecer

Para que a dieta funcione de verdade, é preciso seguir algumas dicas. Confira:

  • Pratique exercícios físicos: estabeleça uma rotina de treinos, afinal, o seu corpo precisa queimar calorias. Caso não tenha tempo de praticar um esporte ou fazer academia, reserve pelo menos 30 minutos do dia para uma caminhada.
  • Faça 6 refeições por dia: é muito importante respeitar os horários das refeições e se alimentar de forma fracionada, ou seja, seis vezes ao dia (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia). Essa frequência evita a desagradável sensação de fome e mantém o metabolismo ativo.
  • Mantenha o equilíbrio emocional: para não cair em tentação e acabar saindo do regime, você deve ter um bom preparo psicológico e controlar as emoções. Pense de forma positiva e mantenha o foco no seu objetivo.