dieta para engordar

Dieta para engordar? Sim é isso mesmo, na contra-mão de tantas dietas, sites e todo um segmento comercial voltado para a perda de peso estão as pessoas que precisam engordar.  Se a gente puxar pela memória vai encontrar uma ou outra pessoa das nossas relações de amizade que ficaria bem melhor com alguns quilinhos a mais e várias que precisam perder muitos. Mesmo sendo menos comum essas pessoas existem e o post de hoje é para quem precisa ganhar peso por estética ou por saúde, mas que quer fazer isso sem se prejudicar.

Estava procurando informações de fontes confiáveis sobre nutrição para quem precisa ganhar peso e me deparei com duas coisas importantes, primeiro que eu faço a dieta de engorda e não a de emagrecer, então tá explicado porque não dá certo. Coloco mel em tudo, tomo leite em pó e mais coisas que você vai ver no decorrer do texto de hoje. E segundo é a quantidade de adolescentes pedindo ajuda online  pra engordar.

Dieta para engordar

dieta-para-engordar (1)

Jovens com problemas de peso

Jovens de onze, doze, treze anos colocando seu peso e medidas em vários links que vídeos sobre o assunto e pedindo ajuda, dizendo que precisam engordar mas não têm autonomia  sobre a sua dieta. Então se você tem um filho, sobrinho, aluno ou mesmo um conhecido distante que esteja nessa faixa de idade e com baixo peso seria interessante puxar o assunto e ver o que lhe incomoda.  É melhor orientar cedo sobre nutrição para que depois esse mesmo jovem não caia na onda dos anabolizantes. Esse tipo de informação, mesmo ilícita, está por toda internet.

Dieta-Hipercalórica


Motivos que levam uma pessoa a ser muito magra

Você pode ser bem magrinho por questões genéticas, pais magros tendem a ter filhos magros e o mesmo acontece nos indivíduos obesos.  Por outro lado mesmo pessoas que sempre tiveram o peso ideal ou foram mais gordinhas podem, em determinados momentos da vida, se deparar com o lado extremo da coisa, a magreza que veio com alguma enfermidade e o seu devido tratamento.  Também existem as pessoas que realmente não gostam de comer e para quem está nesse último grupo eu tenho pouco a dizer, apenas que nutrição é o que faz a máquina andar e que se não fizer por gosto que faça sua alimentação saudável por obrigação para não precisar fazer a Dieta para engordar.

Como ganhar peso de forma saudável?

O post está dividido em duas partes, a primeira é com dicas ( sob orientação de nutricionistas em seus sites e canais do Youtube ) diversas para ganhar peso e o segundo é com cardápios prontos e completos. Vale procurar um nutricionista nos dois casos.

saude-dieta-engordar-cardapio-54944


Dieta para engordar com saúde

Distribua sua alimentação em várias refeições: Café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e um lanche antes de dormir. O maior fracionamento permite você controlar melhor seu apetite. Não vai se sentir cheio a ponto de comer pouco ou ficar sem fome nas refeições principais.

Coma devagar e mastigue bens os alimentos. Isso é bom para a digestão.

engordar

Coloque carboidratos em todas as refeições. Massas e pães são ótimas fontes energéticas. Prefira os pães integrais, pois são nutritivos e também ricos em fibras e vitaminas. Procure também incrementar os lanches com cereais integrais, farinha láctea e aveia. Compre cereais matinais, são um bom aliado nesse caso.

Tome leite integral batido com leite em pó, além de frutas e suplementos instantâneos. Também é possível acrescentar mel, açúcar mascavo, groselha e cereais, como granola. Essa é uma dica que eu sigo mas não deveria porque se tem uma coisa que eu não preciso, é engordar.

Cuidados com a alimentação

  • Não faça grandes pratos coloque pouca quantidade no prato e repita.
  • Não abuse do açúcar nem do chocolate. De jeito nenhum. Nade colocar leite condensado nas frutas para aumentar as calorias.
  • Consuma  frutas calóricas e nutritivas como abacate, manga e banana.
  • Adicione passas, castanhas ou torradas nas saladas, além de incrementar com molhos elaborados. São ótimas para a saúde da mulher.

dieta-para-engordar-2-865x466

  • Aumente aos poucos a quantidade de cada refeição. Não precisa bater um pratão de pedreiro logo no primeiro dia
  • Faça pratos bonitos, coloridos e atraentes. Todo mundo gosta de coisas bonitas e o mesmo vale para os alimentos.

Consuma fibras elas são essenciais para o corpo

  • Beba muita água durante o dia, no mínimo 8 copos. Assim tudo funcionará melhor.
  • Evite o consumo de frituras e, durante o preparo das refeições, prefira os óleos ricos em gordura poliinsaturada (como girassol, canola e milho). Esses óleos são poderosos aliados na prevenção de doenças cardiovasculares.
  • Dieta-para-engordar
    Use azeite de oliva na salada, pois ele é rico em gordura monoinsaturada
  • Massas com molhos gordurosos e queijos amarelos não devem ser ingeridas com freqüência, mesmo por pessoas magras, pois podem aumentar o nível de colesterol do sangue. Saúde acima de tudo!
  • Acrescente às carnes molhos preparados com queijo, batatas e legumes de um modo geral.
  • Utilizar grãos como a ervilha, feijão, grão de bico, soja e milho verde nas saladas, cremes e sopas. Eles vão elevar o nível das proteínas da sua dieta.
    As sopas e purês poderão ser acrescidos de queijo ralado, requeijão, azeite, margarina e torradas. Que maravilha!
  • Musculação também ajuda a ganhar peso. Treine de forma moderada mas não pense que isso te prejudicará.
  • Inclua Sucos de Fruta Nutritivos na dieta. Eles não são tão saciantes quanto alimentos sólidos, então quando você planeja ganhar peso, elas têm a habilidade de adicionar nutrientes sem fazer com que você se sinta cheio demais. Escolhas saudáveis são sucos 100% de fruta, leite desnatado e vitaminas.
  • Coma Corretamente Antes de Dormir. Uma grande parte de nossa recuperação, reparo e recarga acontece enquanto dormimos. Nosso corpo se torna uma avenida lotada de células gerando novos músculos e tecidos, então comer o lanche certo antes de dormir garante uma nova fonte de nutrientes importantes facilmente disponíveis para serem usados pelo corpo.

Use sua criatividade

Shakes de proteína são bem conhecidos, e eles são uma prática comum para pessoas que se exercitam para ganhar peso rápido. Eles são ótimos porque aumentam a quantidade de proteína que você ingere diariamente.

Crie uma tabela simples com todos os dias da semana, separada em café da manhã, almoço e jantar. Assim fica mais fácil visualizar o seu progresso.

como-ganhar-peso

Cardápios para quem quer ganhar peso

Opção 1 de cardápio completo para ganho de peso

Café da Manhã:

  •  2 fatias de pão integral
  •  2 fatias finas de queijo minas
  •  1 banana
  •  2 colheres de sopa de granola sem açúcar

Lanche:

  • 2 fatias de abacaxi
  • 4 castanhas do Pará

Almoço:

  • 6 colheres de sopa de arroz
  • 2 conchas pequenas de feijão
  • 1 bife (130g)
  • Legume cozido

Salada com alface, agrião, tomate e pepino à vontade, temperada com 2 colheres de sopa de azeite, limão ou vinagre e também ervas, como orégano, manjericão e alecrim.

Siga passo a passo:

Lanche da tarde 1:

  • 1 copinho de iogurte
  • 2 colheres de sopa de granola sem açúcar

Lanche da tarde 2:

  • ½ mamão papaia picado

Jantar:

  • 4 pegadores de macarrão ao sugo
  • 2 filés de frango pequenos (110g)
  • Salada de legumes e verduras, temperada com 2 colheres de sopa de azeite, limão ou vinagre e também ervas, como orégano, manjericão e alecrim

Ceia:

  •  1 copo pequeno de leite semidesnatado com canela em pó a gosto e 2 colheres de sopa de leite em pó semidesnatado.

Dieta-para-Engordar-Rápido


2° Opção de Cardápio

Café da manhã

1 pote (200 g) de iogurte integral batido com ½ papaia + 1 col. (chá) de mel + 1 col. (sopa) de granola (se ficar muito espesso, acrescente leite).
2 torradas com 2 col. (chá) de requeijão e 2 fatias de presunto.
1 xíc. (chá) de chá preto adoçado com mel ou café.
Almoço

1 prato pequeno de salada mista com 1 ovo fatiado.
3 col. (sopa) de arroz integral.
1 concha de feijão.
2 col. (sopa) de couve refogada.
1 filé grande de carne grelhado.
1 porção de doce de leite cremoso.
Lanche (manhã e tarde)

1 copo (250 ml) de leite batido com mamão.
2 torradas com 2 Polenguinhos.

OU

1 copo (250 ml) de suco de laranja.
1 salgado assado (tipo esfiha).
Jantar

3 col. (sopa) de maionese de batata.
2 fatias médias de carne assada.
1 col. (sopa) de farofa.
2 col. (sopa) de quiabo ou abobrinha refogados.
1 porção de doce de coco.
CEIA

1 porção de pipoca na manteiga.
Nesse vídeo estão mais orientações de uma nutricionista. O vídeo é rapidinho e ela dá muitas dicas. Adoro vídeos objetivos. Também existem alguns aplicativos que auxiliam na Dieta tradicional.