Dieta Paleolítica – Receitas

Uma boa estratégia para conseguir emagrecer em pouco tempo é aderindo a Dieta Paleolítica. Conquistar a boa forma física é o sonho de muitas mulheres, elas apostam numa rotina intensa de treino na academia e também investem em mudanças nos hábitos alimentares.

A Dieta Paleolítica, também conhecida simplesmente como paleo, foi criada por Loren Cordain, um professor da Universidade Estadual do Colorado (EUA). Embora o plano alimentar tenha ganhado popularidade nos últimos anos, ele já existe desde a década de 80.

A Dieta Paleolítica, como o próprio nome já sugere, é inspirada nos homens das cavernas. O seu plano alimentar inclui carnes, vegetais, frutas e nozes. O cardápio bem variado não é a única característica da dieta. Ela também reconhece outro hábito da pré-histórica: quando existia comida disponível, nossos antepassados ingeriam uma grande quantidade, até se sentirem satisfeitos e com energia.

A Dieta Paleolítica permite comer carne a vontade. (Foto: Divulgação)
A Dieta Paleolítica permite comer carne a vontade. (Foto: Divulgação)

Ao recorrer a Dieta Paleolítica para emagrecer, não é necessário passar fome. O cardápio deve ser composto, de preferência, por alimentos orgânicos. Já os itens processados e industrializados devem ficar de fora da alimentação. A Dieta Paleolítica abre mão de todos os alimentos modernos, como lasanha congelada, pipoca de micro-ondas, salsicha, chocolate, entre outros itens. O cardápio, totalmente natural, abrange tudo aquilo que o indivíduo pode caçar, colher ou tirar da terra.

Como todas as dietas, a paleo tem os seus pontos polêmicos. Ela deixa a pessoa comer carne à vontade, o que pode causar sobrecarga nos rins em virtude do excesso de proteínas. O cardápio exclui grãos e massas, além do que não tem preocupação com o excesso de gordura.

A Dieta Paleolítica tem uma pirâmide alimentar diferente. (Foto: Divulgação)
A Dieta Paleolítica tem uma pirâmide alimentar diferente. (Foto: Divulgação)

Dieta Paleolítica (Paleo) – Receitas

Confira a seguir receitas de pratos para a Dieta Paleolítica:

 Legumes assados

Ingredientes: abóbora, cenoura e abacate.

Modo de preparo: Corte a abóbora e a cenoura em pedacinhos. Coloque os pedaços em uma tigela, com azeite, alho e cominho. Leve ao forno e deixe assar por 30 minutos.

Espargo queimado

Ingredientes: espargos, alho, azeite, pimenta do reino e sal.

Modo de preparo: Prepare um molho para temperar os espargos, usando o suco de um limão, azeite, pimenta e sal. Deixe o legume assar ao lado d carne do churrasco. Retire quando algumas partes estiverem escuras.

Delicioso frango com quiabo. (Foto: Divulgação)
Delicioso frango com quiabo. (Foto: Divulgação)

Frango com quiabo

Ingredientes: frango, quiabo e tempero.

Modo de preparo: Tempere dois peitos de frango com limão, alho, sal e pimenta do reino. Refogue o frango em uma panela, adicione uma cebola picada e deixe a carne dourar por fora. Em seguida, acrescente água o suficiente para cobrir o frango e deixe cozinhar.

Em outra panela, coloque o quiabo picado e refogue com azeite, alho e sal.