000243-01-h

A  dieta da batata doce  faz muito sucesso entre os praticantes de musculação já que seu carboidrato é considerado o melhor para quem pratica algum tipo de esporte. Mas esse alimento também pode ser utilizado por quem deseja perder peso. A dieta da batata doce é saudável e emagrece até dois quilos por semana, e o melhor: você não precisará passar fome. Saiba mais sobre os benefícios da batata doce.

Dieta da batata doce

Dieta da Batata Doce para Emagrecer (Passo a Passo)

Além de consumir batata doce diariamente, também é necessário fazer uma alimentação saudável e praticar atividade física pelo menos 3 vezes por semana para obter os resultados de perda de peso e se manter saudável. No mínimo tá, gurias? O ideal mesmo é pegar o ritmo e ir todos os dias. Fará bem pro seu corpo e para sua mente também. Caminhadas, zumba, tênis, o que você curtir mais.

Propriedades da batata doce

Dieta da Batata Doce para Emagrecer (Passo a Passo)

Agora você entenderá o que realmente  determina a escolha da batata doce como o carboidrato complexo preferido dos praticantes de musculação e a colocaram como parte integrante da dieta.

Dieta da batata doce para emagrecer

A batata doce pode ser consumida antes dos treinos, pois é capaz de auxiliar no armazenamento de glicogênio muscular. O consumo do alimento antes das atividades pode auxiliar na melhor execução dos movimentos, pois seu corpo estará com fonte energética em alta, assim garantindo uma melhor performance no treino. Se você nunca comeu antes de treinar, eu também nunca tinha tentado, faça uma experiência de uma semana e anote os resultados. A vivência nos faz ter a dimensão real das informações que recebemos. Fica aqui o desafio para as leitoras do Muito chique.

Dieta da Batata Doce para Emagrecer (Passo a Passo)

O alimento contém vitaminas A e C, além de contribuir com efeito antioxidante que traz benefícios que retardam o envelhecimento das células, a aquisição de doenças crônicas e reduzem os impactos oferecidos por radicais livres. Os nutrientes são especialmente importantes para os atletas porque durante a prática do exercício um número maior de radicais livres e produzido. Não é à toa que a Gracyanne Barbosa está sempre mostrando seus pratos com batata doce no Instagram dela.

Conheça a Dieta da batata doce

Como começamos a falar no início do texto alimento é um carboidrato complexo, de baixo índice glicêmico. Isso significa que ele é digerido de forma gradual, fazendo com que o nível de açúcar no sangue aumente aos poucos, o que garante a distribuição de energia por mais tempo.

Dieta da Batata Doce para Emagrecer (Passo a Passo)

E as fibras? Qual o benefício delas para o corpo e para o emagrecimento? As fibras insolúveis podem reduzir a probabilidade da ocorrência de desequilíbrios de insulina, assim garantindo melhor eficiência no metabolismo de carboidratos. Essas fibras também podem contribuir com a sensação de saciedade e no funcionamento regular do trânsito da flora intestinal.

Vantagens da Dieta da batata doce

Fora isso ela é praticamente uma pílula dessas de vitamina ( caríssimas falando nisso, não é? ) A batata doce também é fonte de sais minerais como o zinco, fósforo, potássio e cálcio. Enquanto o cálcio age na regulação da contração muscular, o fósforo é importante para o armazenamento e transferência de energia, o potássio colabora com o equilíbrio hídrico do corpo e o zinco é importante para a produção de testosterona e síntese de proteínas.

Dieta da Batata Doce para Emagrecer (Passo a Passo)

Antes de te passar o cardápio dessa dieta vamos àquele assunto de sempre quando falamos de dietas aqui no blog: marque uma consulta com um nutricionista pra falar de dieta. Isso é importante. Vá ao médico se possível e fale de dieta. Chegue lá e já abra o assunto com o papo da batata doce, veja a opinião dela. Faça com que ele te peça exames e depois comece a dieta. Danos a nossa saúde podem ser irreversíveis. Se a sua imunidade baixa por conta de uma dieta mal elaborada você pode no mínimo perder os cabelos até ganhar um ataque de bactérias daquelas bem malvadas mesmo. Pense em você e na sua saúde antes de iniciar uma dieta. Alimentação é assunto sério.

Falado isso vamos ao cardápio da dieta da batata doce. Para que a dieta dê certo tem que fazer aquilo que todo mundo sabe: seguir a risca!

Dieta da Batata Doce para Emagrecer (Passo a Passo)

Cardápio da dieta da  batata doce para emagrecer

(São cinco opções por refeição para você não enjoar!)

Café da manhã

Opção 1: 1 iogurte desnatado sem açúcar + 1 col. (sopa) de granola sem açúcar + 3 morangos


Opção 2: 1 xíc. de café ou chá de ervas + 1 fatia de pão integral light + 1 fatia de queijo minas


Opção 3: 1 fatia de pão integral + 3 fatias de blanquet de peru + 1 xíc. (chá) de café + leite + adoçante


Opção 4: 1 xíc. de café com leite e adoçante + omelete de 2 claras e 1 gema + 1 col. (sob.) de aveia em flocos e temperos a gosto + 1 kiwi


Opção 5: 1 omelete de 2 claras + 1 gema com temperos a gosto + 1 xíc. de chá-verde + 1 fatia de melão

Dieta da Batata Doce para Emagrecer (Passo a Passo)

Lanche da manhã

  • Opção 1: 1 castanha-do-pará + 1 amêndoa
  • Opção 2: 1 copo de suco com polpa de frutas vermelhas
  • Opção 3: 1 kiwi
  • Opção 4: 1 castanha-do-pará + 2 nozes
  • Opção 5: 1 maçã

Dieta da Batata Doce para Emagrecer (Passo a Passo)

Almoço

Opção 1: Salada de folhas verdes à vontade temperada com 1 col. (sob.) de azeite + vinagre + sal a gosto + 1 filé de frango grelhado + 1 batata-doce pequena cozida


Opção 2: Salada de folhas verdes à vontade temperada com 1 col. (sob.) de azeite + vinagre + sal a gosto + 1 berinjela refogada + 1 batata-doce pequena cozida + 1 col. (servir) de carne moída refogada com alho, cebola e um fio de azeite. Escolha um corte magro.


Opção 3: Salada de folhas verdes + repolho roxo à vontade temperado com 1 col. (sob.) de azeite + vinagre + sal a gosto + 4 col. (sopa) de grão-de-bico cozido + 1 filé de peixe grelhado


Opção 4: Salada de folhas verdes temperada com 1 col. (sob.) de azeite + vinagre + sal a gosto + 2 col. (sopa) de arroz integral + 4 col. (sopa) de feijão + 1 filé de peixe assado


Opção 5: Salada de folhas verdes e tomate cereja à vontade temperada com 1 col. (sob.) de azeite + vinagre + sal a gosto + 1 prato (sob.) de brócolis refogado + 1 bife acebolado + 1 batata-doce pequena cozida

Dieta da Batata Doce para Emagrecer (Passo a Passo)

Lanche da tarde

  • Opção 1: 1 col. (sopa) de semente de abóbora torrada + 1 maçã
  • Opção 2: 1 col. (sopa) de semente de girassol + 1 xíc. (chá) de morangos
  • Opção 3: 1 fatia de coco fresco
  • Opção 4: 1 iogurte natural desnatado + 1 col. (chá) de chia + 1 morango
  • Opção 5: 1 iogurte desnatado

Dieta da Batata Doce para Emagrecer (Passo a Passo)

Jantar

Opção 1: Refogado preparado com 1 berinjela + 1 pimentão amarelo + 1 cebola + ½ xíc. (chá) de carne moída refogada com alho, cebola e um fio de azeite. Escolha um corte magro


Opção 2: 1 omelete de 2 ovos + 1 abobrinha ralada e temperos a gosto + salada de folhas verdes à vontade temperada com 1 col. (sob.) de azeite + vinagre + sal a gosto


Opção 3: 1 prato de sopa preparada com peito de frango sem pele, 1 batata doce pequena + 1 cenoura + 1 talo de salsão e temperos a gosto


Opção 4: Salada de folhas verdes temperada com 1 col. (sob.) de azeite + vinagre + sal a gosto + 3 col. (sopa) de escondidinho de batata doce com frango (desfie e refogue o frango, coloque num refratário, cubra com purê de batata-doce e gratine)


Opção 5: 1 pão sírio com rúcula + 2 fatias de tomate + 1 col. (sopa) de atum light + 1 copo de suco de abacaxi batido com hortelã e adoçante

Dieta da Batata Doce para Emagrecer (Passo a Passo)

Ceia

  • Opção 1: 1 pera
  • Opção 2: ½ abacate
  • Opção 3: 1 xíc. de chá de camomila + 1 col. (sopa) de semente de abóbora torrada
  • Opção 4: 1 ameixa vermelha
  • Opção 5: 1 xíc. (chá) de morangos

Dieta da Batata Doce para Emagrecer (Passo a Passo)

Receitas com batata doce para sua dieta

Receita com batata doce
Para fazer a dieta da batata doce você pode preparar algumas delícias utilizando esse e outros alimentos saudáveis. Veja abaixo uma receita bem fácil de purê de batata doce.

cpep02-pure-batata-doce-1920

Purê de batata doce

Ingredientes

  •  150 g de batata doce
  • 10 g (1 colher de chá) de requeijão light
  • 2 colheres de sopa de leite (desnatado)

Modo de preparo:

  • Cozinhe a batata doce em água até que ela fique macia.
  • Espere esfriar um pouco e descasque. Depois amasse a batata, acrescente o requeijão e misture.
  • Depois coloque o leite e misture novamente. Pronto!

Dica: Se você quiser num ponto mais mole, basta acrescentar mais leite.

dieta-da-batata-doce-12

Sopa de batata doce e lentilha

Essa receita também traz a lentilha como um de seus ingredientes, um alimento que possui nutrientes como fibras, magnésio, ferro e fibras e ainda é benéfico para a saúde do coração e para ajudar a baixar o colesterol.

Ingredientes:

  •  2 colheres de chá de curry em pó;
  • 3 colheres de sopa de óleo de oliva;
  • 2 cebolas raladas;
  • 1 maçã descascada, sem caroço e picada;
  • 3 dentes de alho amassados;
  • 20 g de talo de coentro fatiados;
  •  Um dedo de gengibre fresco picado;
  • 800 g de batata doce;
  • 1,2 l de caldo de vegetais;
  • 100 g de lentilhas vermelhas;
  • 300 ml de leite;
  • Suco de um limão.

Modo de preparo:

  • Adicionar as cebolas, a maçã, os dentes de alho, o coentro e o gengibre e cozinhar por mais cinco minutos, mexendo ocasionalmente.
  • Acrescentar o óleo de oliva, mexendo a panela de vez em quando.
  • Colocar o pó de curry em uma frigideira grande e deixar em fogo médio durante dois minutos.
  • Enquanto isso, descascar e ralar as batatas doces e colocar na panela com os outros ingredientes.
  • Acrescentar também o caldo, as lentilhas e o leite.
  • Cozinhar em fogo brando, com a panela tampada por 20 minutos.
  • Misturar até que a sopa fique macia. Adicionar o suco de limão, checar o tempero e servir.
  • Caso desejar, dá para cobrir a sopa com as sobras do coentro.
  • A receita possui 287 calorias por porção e rende seis pratos.
  • Pode servir pra todo mundo aí na sua casa e colocar todo mundo na dieta também!

Espero que tenha curtido mais essa dica de dieta e que tenhamos contribuído de alguma forma para a decisão de perder peso de forma saudável.