calcular-peso-ideal

Acha que está acima do peso? Aprenda como calcular o peso ideal, encontrando o índice de massa corporal (IMC). Através desse número, é possível descobrir se você está no peso certo, precisa emagrecer ou deve ganhar alguns quilinhos para ficar com a silhueta perfeita. Basta engordar um quilo para que a pessoa fique desesperada e resolva fazer uma dieta maluca. A balança, muitas vezes, pode enganar e confundir as concepções de gordo e magro. A melhor forma de descobrir o peso ideal é através do cálculo do IMC.

Descubra se você está dentro do peso certo. (Foto: Divulgação)
Descubra se você está dentro do peso certo. (Foto: Divulgação)

O que é o IMC?

O IMC é um método utilizado pelos médicos para descobrir o peso ideal. A conta leva em consideração o peso do indivíduo (em quilos) dividido pela altura ao quadrado (em metros). A fórmula IMC = massa / (altura x altura) parece um pouco complicada, mas na prática é bem simples. Considere uma mulher com 56 kg e 1,60m de altura. Para descobrir o peso ideal dela, é preciso resolver a seguinte conta: 56/1,60 ². O resultado é 21.8, um número que precisa ser enquadrado nas categorias pré-estabelecidas pelo Índice de Massa Corporal. Se o resultado da conta está entre 18,5 e 25, significa que está dentro do peso ideal.

Como calcular o peso ideal 1

O cálculo do IMC não se encarrega de medir gordura corporal, acumulada em regiões como barriga e braço. Na verdade, o seu compromisso é encontrar uma proporção entre o peso e a altura. A tabela que norteia a interpretação dos números serve apenas para adultos, ou seja, não deve ser aplicada no caso de crianças.


Calcular o peso ideal

Se você não quer realizar o cálculo do peso ideal manualmente, então conte com as calculadoras virtuais de IMC. A página do programa Bem Estar, da rede Globo, tem um recurso super confiável, que permite fazer a conta em apenas alguns segundos. Clique aqui para fazer o teste.

Entenda as categorias

Veja a seguir como colocar em prática o método do IMC, considerando cinco situações:


Abaixo do peso ideal: abaixo de 18,5

Quando a pessoa é classificada abaixo do peso ideal, ela pode estar enfrentando um quadro de desnutrição, algo tão perigoso quanto a obesidade. Esse estado patológico é causado pela ausência de nutrientes essenciais no organismo. O sistema imunológico fica mais frágil, por isso é comum sentir fraqueza, irritabilidade, diarreia, falta de energia e falta de concentração. Quem está bem abaixo do peso ideal deve procurar a ajuda de um nutricionista e seguir um cardápio nutritivo. A alimentação deve conter fontes de vitaminas e minerais.

Como calcular o peso ideal


No peso ideal: entre 18,5 e 24,9

Se o cálculo de IMC indicou “dentro do peso ideal”, o único desafio é conseguir manter o peso. A pessoa deve adotar uma dieta saudável e praticar exercícios físicos regularmente.


Sobrepeso: entre 25 e 29,99

O índice de massa corporal pode indicar uma situação de sobrepeso, que, por sua vez, deve servir de alerta. A pessoa fica um pouco acima do peso ideal quando mantém uma alimentação abundante e leva uma vida sedentária, ou seja, sem praticar atividades físicas.

Como calcular o peso ideal 7

O sobrepeso é uma categoria intermediária entre o peso normal e a obesidade. A situação deve ser encarada com seriedade, para que o ganho de peso não se intensifique e coloque a saúde em risco.


Obeso grau I: entre 30,0 e 34,9

A obesidade grau I é a primeira classificação de excesso de peso, que costuma atingir em média 1/3 da população mundial. Em geral, ela é desencadeada pela ingestão excessiva de calorias, distúrbios hormonais, fatores psicológicos, falta de atividade física e histórico familiar. O obeso tem mais chances de desenvolver problemas de saúde, como diabetes tipo 2, hipertensão arterial, colesterol alto, síndrome metabólica, infarto do miocárdio, AVC, gota, trombose e apneia do sono.

Como calcular o peso ideal 5


Obeso grau II: entre 35,0 e 39,9

A obesidade grau II é uma classificação perigosa, que aumenta as chances de morte precoce e contribui com o aparecimento de diversos problemas de saúde. O quadro requer tratamento para não evoluir para a obesidade mórbida.


Acima de 40: obeso mórbido

Quando o IMC aponta um número acima de 40, é sinal de alerta máximo. A pessoa está enfrentando um quadro de obesidade mórbida, por isso tem dificuldades de se locomover e realizar as atividades normais da rotina. Em boa parte dos casos, o recomendado é passar pela cirurgia bariátrica.


Dicas para manter o peso ideal

Como calcular o peso ideal 2

Separamos algumas dicas para que você conquiste o peso ideal e consiga mantê-lo. Veja:

Não crie expectativas irreais

Muitos obesos criam expectativas irreais de perda de peso. Querem eliminar até 40% do peso em apenas alguns meses e caem em propagandas enganosas de produtos emagrecedores. O ideal é ter paciência para conseguir emagrecer de forma efetiva. A força de vontade e a disciplina fazem toda diferença no processo.

Passe por uma reeducação alimentar

Quem deseja emagrecer ou manter o peso deve passar por uma reeducação alimentar. Esse processo não significa fazer uma dieta restritiva, mas sim consumir alimentos naturais e ricos em nutrientes. O cardápio deve conter frutas, legumes, verduras, cereais e carnes magras. É importante fazer seis refeições por dia, com intervalo de três horas entre elas.

Melhore os seus hábitos

Além de recorrer a reeducação alimentar, também é importante adotar alguns hábitos na rotina que ajudam a controlar o peso. Evite fazer as refeições assistindo televisão, beba bastante água, mastigue os alimentos devagar, não exagere nas porções e evite consumir alimentos hipercalóricos.

Como calcular o peso ideal 4

Pratique exercícios físicos

Os especialistas recomendam pelo menos 150 minutos de exercícios leves por semana, o que significa 30 minutos diários ao longo de 5 dias por semana. Quem não tem o costume de praticar atividades físicas pode começar com uma caminhada moderada. Pedalar, nadar e correr também são exercícios aeróbicos que contribuem com a boa forma física.

E aí? Pronta para descobrir e manter o peso ideal? Calcule já.