comer-rapido-engorda

Durante todo o tempo, muitas vezes somos bombardeadas por receitas, dicas, fórmulas milagrosas e conselhos para emagrecer. São conselhos e dicas de todos os tipos, dos quais raramente paramos para pensar. Um deles é a respeito da rapidez com a qual fazemos as refeições. Dizem por aí que comer rápido engorda, não é mesmo? E isso é dito com frequência por revistas, sites e até mesmo pelas pessoas que nos rodeiam. Mas será que engorda mesmo ou é apenas uma daquelas balelas de sempre?

Comer rápido engorda. Mito ou Verdade?

Comer-com-press3

Não é mito! Comer rápido contribui para o aumento do peso SIM! De acordo com estudos do Instituto Nacional de Saúde e Nutrição, em Tóquio, isso tem a ver com a sensação de saciedade. O hormônio responsável por essa sensação – o PPY – começa a ser liberado após 20 minutos do começo da refeição. Nesse caso, imagina então o quanto um apressadinho já não comeu durante esse tempo até o PPY resolver dar o ar de sua graça?

A conclusão que se tira a respeito disso é que, quem passa mais tempo mastigando ou come mais devagar, provavelmente come menos. Já os mais apressados podem estar ingerindo mais comida que o suficiente.

E não é só comer rápido que engorda…

Comer-com-press2

O mesmo raciocínio vale para quem come em frente a TV ou ao computador . Como não estamos realmente concentrados na refeição e sim no que está na tela, é fácil mastigar mal, comer com pressa e perder a noção da quantidade que colocamos no prato. Especialmente daquelas guloseimas deliciosas, porém pouco recomendadas pra quem está tentando perder peso como batata frita, lanches e doces. Também é desaconselhável porque desassocia o ato de comer da necessidade do organismo. (Veja algumas dicas para emagrecer rápido e com saúde.)

Coma devagar e mastigue corretamente

A mastigação tem tudo a ver com a ideia de perder peso. Quando feita corretamente, ela dá mais tempo ao organismo para a sensação de saciedade e também ajuda a facilitar a digestão. Uma das dicas mais dadas é que cada alimento seja mastigado por pelo menos 30 vezes antes de ser engolido. Claro que nem tudo dá para ser mastigado com essa quantidade, mas é uma boa média. Já o intervalo entre uma garfada e outra é aconselhável que seja de 20 segundos.

Comer-com-pressa4

Ok, comer nessas condições parece ser chato e até perda de tempo, mas é uma questão de hábito. Com um pouco de esforço você consegue se acostumar a fazer uma mastigação correta a se concentrar melhor nas refeições. Claro que no final, os efeitos na balança provavelmente compensarão o esforço, especialmente se estiverem aliados a um cardápio balanceado e exercícios físicos inclusos na sua rotina.