Muitas pessoas buscam na cirurgia bariátrica a solução para o excesso de peso, mas nem sempre essa é a melhor opção. As pessoas querem emagrecer rápido e sem precisar fazer dieta, ou deixar de comer o que gostam, e acham que fazendo a bariátrica é a melhor solução. Você sabia que ao fazer a bariátrica, sem necessidade, você pode estar lhe dando uma sentença de morte? Isso mesmo. Saiba mais sobre a cirurgia lendo o artigo até o final.

Cirurgia bariátrica

O sucesso da cirurgia bariátrica depende de três fatores que são predominantes, como: o preparo do paciente, a infraestrutura do hospital e a experiência dos médicos, pois a cirurgia pode apresentar complicações. A pessoa que faz a cirurgia sem ter doença, pode adquirir uma. O paciente deve estar ciente dos riscos que irá correr ao fazer a cirurgia e deve atender aos requisitos exigidos por lei para fazer a bariátrica, ou seja, não é só chegar para o médico e dizer – eu quero fazer uma bariátrica! É preciso um ano de preparação para só depois ocorrer a cirurgia. Continue lendo.

Quem pode fazer a cirurgia bariátrica?

Para fazer a cirurgia bariátrica é preciso que o paciente tenha os critérios exigidos pelo Conselho Federal de Medicina, que são muito rígidos, são eles:

  • Ter obesidade acima do grau 3 com índice de massa corpórea acima de 40 (IMC);
  • Ter obesidade entre grau 2 e 3 que vem junto com pressão arterial alta e diabetes que apresenta dificuldades no controle;
  • Ser uma pessoa obesa há, no mínimo, 2 anos;
  • Não pode ser dependente de drogas;
  • Não pode ter retardamento mental;
  • Não pode ter psicose orgânica que não seja tratada,

Se a pessoa se encaixa dentro dos padrões de obesidade para fazer a cirurgia ela conseguirá, mas só depois de passar por todos os procedimentos que são exigidos, inclusive um ano de tratamento psicológico, pois a vida dessa pessoa vai mudar por completo. Na maioria dos casos de cirurgia bariátrica é retirado um pedaço do intestino ou do estômago, para evitar que as calorias sejam absorvidas pelo corpo evitando que a pessoa engorde.

Leia também:

Vantagens da cirurgia bariátrica

Apesar dos inconvenientes da cirurgia bariátrica, ela também traz muitos benefícios, quando é feita de forma correta e nos pacientes que realmente necessitam, a cirurgia é capaz de curar doenças como:

  • Asma;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Diabetes;
  • Hipertensão arterial;
  • Colesterol alto
  • Insuficiência respiratória.

Além dessas melhorias a cirurgia também traz benefícios ao psicológico das pessoas, pois ela diminui os riscos de depressão, eleva a autoestima, proporciona a interação social e melhora a mobilidade física.

Riscos da cirurgia bariátrica

Os riscos de fazer uma cirurgia são estão sempre presentes, mas é preciso estar ciente dos riscos que as pessoas correm ao fazer uma cirurgia bariátrica, uma vez que ela está entre as mais requisitadas. São eles:

  • Fezes com sangue, diarreia e vômitos;
  • Sangramento interno no local da operação;
  • Embolia pulmonar, ocorre quando um vaso sanguíneo do pulmão entope, ocasionando dor forte e dificuldade para respirar;
  • Fístulas, que são pequenas bolsas que aparecem nos pontos internos onde foi feita a cirurgia.

Esses sintomas tendem a ocorrer, enquanto o paciente ainda está internado, o que facilita para os médicos contornarem a situação. Em casos mais graves o paciente deve ser submetido a uma nova cirurgia.

Os pacientes também podem apresentar, em sua maioria, depois da cirurgia bariátrica complicações nutricionais, como: deficiência de cálcio fólico, deficiência de vitamina B12, falta de cálcio e apresentar anemia constante. Nos casos mais graves pode ocorrer desnutrição.

Depois de saber de todas as complicações que uma cirurgia bariátrica pode dar, é preciso ter certeza de que você necessita da cirurgia para melhorar sua qualidade de vida e assumir os riscos. Por outro lado, quando a equipe é segura e o hospital apresenta todos os requisitos necessários a cirurgia pode ser um sucesso e o paciente pode ter uma nova vida.

Espero que tenhamos ajudado você na sua decisão. Deixe a sua opinião, pois para nós ela é muito importante.