chá-verde

Chá verde emagrece mesmo? Esta é uma dúvida comum entre as mulheres que desejam perder peso. A bebida, preparada com a planta Camellia sinensis, promete auxiliar na eliminação dos quilinhos indesejáveis, desde que o seu consumo seja combinado a uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos.

O chá verde se destaca como uma bebida milenar chinesa. Conta a lenda que o imperador Shen Nung tinha o costume de consumir água fervida em prol da sua longevidade. Certa vez, folhas voaram e caíram no recipiente com água. Ele consumiu, aprovou o sabor e passou a chamar o chá de “bebida dos deuses”.

O chá verde é um aliado da boa forma. (Foto: Divulgação)
O chá verde é um aliado da boa forma. (Foto: Divulgação)

O chá verde é preparado com a mesma erva usada em outros chás emagrecedores populares no mercado, como o chá preto, branco, amarelo e vermelho. A Camellia sinensis é uma planta rica em vários nutrientes essenciais para o organismo, ou seja, além de auxiliar no processo de emagrecimento, ela também faz bem para saúde.

Chá verde emagrece

A dieta do chá verde tem se popularizado em todo o Brasil nos últimos anos. Quando realizada adequadamente, ela ajuda a eliminar 5 quilos em apenas 15 dias. O consumo da bebida deve acontecer meia hora antes das principais refeições do dia (almoço e jantar). Também é recomendado tomar o chá em jejum pela manhã. O poder emagrecedor do chá verde tem três motivos:

Acelera o metabolismo: O consumo e chá verde faz o metabolismo funcionar mais rápido, resultando assim na queima de mais energia. O poder termogênico evita o acúmulo de gordura no corpo, pois ela é usada como fonte energética.

O emagrecimento é apenas um dos tantos benefícios. (Foto: Divulgação)
O emagrecimento é apenas um dos tantos benefícios. (Foto: Divulgação)

Garante saciedade: O chá verde favorece a perda de peso porque reduz a fome. Algumas pesquisas afirmam que as catequinas, presentes na bebida, interagem com os receptores da leptina. Este hormônio, por sua vez, é responsável pela saciedade.

Atua na composição da gordura: Ao consumir chá verde, as enzimas que controlam o metabolismo da gordura são estimuladas, resultando assim na quebra do tecido adiposo.

Como preparar o chá verde?

O preparo do chá verde é bem simples. Coloque a água para ferver e, assim que aparecerem as primeiras bolhas, desligue o fogo. Coloque a erva (a medida ideal é duas colheres (sopa) para cada 1 litro de água) e abafe a infusão por 3 minutos. Em seguida, é só coar e tomar.

O chá tem propriedades que favorecem a saúde. (Foto: Divulgação)
O chá tem propriedades que favorecem a saúde. (Foto: Divulgação)

Benefícios do chá verde

Quando consumido na dose certa, o chá verde faz bem para o organismo. Acompanhe a seguir outros benefícios:

– Reduz a quantidade de colesterol ruim no corpo;

– Fortalece o sistema imunológico e previne doenças, como câncer, diabetes e problemas cardiovasculares.

– Favorece o bom humor.

– Retarda o envelhecimento celular.

– Melhora a digestão do organismo.

– Protege o cérebro de doenças como Alzheimer.

Abaixo um vídeo com informações complementares sobre os benefícios do chá verde para a nossa saúde! Confira!