hibiscus-chá-de-hibisco

O chá de hibisco emagrece e oferece inúmeros benefícios para a saúde. A bebida oferece uma série de benefícios para quem a consome: ele aumenta o metabolismo, atua para ajudar com a circulação sanguínea e é rica em vitamina A, vitamina C, cálcio, magnésio, riboflavina e ferro.

A bebida "das antigas" que muita vovó adora consumir, tornou-se popular no mundo fitness devido os benefícios que proporciona àquelas pessoas que fazem dieta. Para um resultado ainda melhor, alguns nutricionistas indicam o revezamento dos chás durante a semana, por exemplo, um dia o chá de hibisco, outro dia o chá verde, no outro dia outro, e assim por diante.

Benefícios do chá de hibisco

Também na redução do colesterol e a diminuição da glicose no sangue, facilita a digestão, regulação do funcionamento do intestino e age como diurético, combatendo assim a retenção de líquido, que tanto atrapalha as dietas. A bebida ainda estimula a queima da gordura do corpo. Ou seja: o chá de hibisco dá uma força para quem está tentando emagrecer.

Chá-de-hibisco-002

Tudo isso acontece devido a alta concentração da antocianina, que tem ação antioxidante que auxiliam o organismo a combater os radicais livres além de diminuir a ação inflamatória de doenças nas células, fazendo com que o organismo deixe de acumular toxinas, que dificultam o emagrecimento e atuam no envelhecimento da pele.

Chá de hibisco para emagrecer

Se você está interessada em perder peso com uma ajudinha da bebida, é bom ter algumas informações em mente: de acordo com matéria da Boa Forma, é possível perder até quatro quilos em 15 dias com o chá de hibisco, porém não espere por milagres. Existem algumas regras a serem seguidas.

1. A quantidade de chá a ser ingerida diariamente deve ser de 500 ml até um litro. E claro, não tudo de uma vez. É importante que a bebida seja consumida aos poucos para tirar proveito de todos os benefícios, especialmente os antioxidantes.

2. Além do chá, não se esqueça de beber água.

3. É preciso associar o consumo do chá a uma dieta balanceada, especialmente com o uso de alimentos funcionais. Frutas, legumes e verduras são fundamentais no processo de emagrecimento

4. Evite pular refeições e fazer jejuns prolongados. Dê preferência ao velho conselho de comer de três em três horas.

5. É aconselhável praticar exercícios físicos, afinal emagrecimento não é algo que acontece do dia para a noite.

Chá-de-hibisco-004

Chá de Hibisco Como fazer?

Para a receita básica do chá basta levar 1 litro de água ao fogo. Assim que começar a levantar as primeiras bolhas de fervura, acrescente 2 colheres de sopa de hibisco seco ou dois sachês. Apague o fogo, tampe o chá e deixe o líquido descansar por no máximo 10 minutos e coe a bebida.

Também é possível potencializar os efeitos do chá com o uso de outras ervas. Se você quer mais ação diurética, use 1 colher de sopa de cavalinha. Se preferir a ação antioxidante, acrescente à receita 1 colher de sopa de alfafa.

Chá-de-hibisco-001

Chás de Hibisco

Veja mais algumas receitas com chá de hibisco combinado com fruta, entre outros ingredientes.

Hibisco com maçã, morango e gengibre
– 2 colheres de hibisco seco
– 500ml de água
– 1/2 maçã
– 1 colher de chá de gengibre ralado
– 4 morangos ou 1 fatia de abacaxi

Hibisco com maçã e morango
– 2 col. de hibisco seco
– 500ml de água
– 300ml de água de coco
– 8 unidades de uva

Como fazer
Faça o chá, coloque o hibisco na água, espere ferver e coe. Bata a água com as frutas e coe novamente. Deixe gelar e tome 250ml pela manhã.

Quem não pode consumir o chá de hibisco

Os benefícios são inúmeros, mas também há contraindicaçoes: quem tem gastrite, refluxo e sensibilidade a cafeína devem evitar a bebida, assim como quem tem doenças cardíacas graves.

O consumo do chá também não é recomendado para quem tem pressão baixa, já que, de acordo com matéria da Gazeta, ele atua diminuindo a viscosidade do sangue, o que pode reduzir ainda mais a pressão e oferecer riscos.

Cardápio da Dieta do Chá de Hibisco

dieta-de-cha-de-hibisco-