cafe-verde

Conheça os benefícios do café verde, um grão que promete ajudar a queimar gorduras e emagrecer. Nessa matéria, você vai conhecer um pouco mais sobre as propriedades, os benefícios e a forma certa de consumir esse produto natural, tão amigo da dieta. Os brasileiros não vivem sem o tradicional cafezinho, prova disso é o fato de que o país é o segundo maior consumidor de café no mundo.

A bebida é preparada com o grão torrado, ou seja, que passa por um processo de alta temperatura para desenvolver a cor, o aroma e o sabor característico. Nos últimos tempos, no então, muitas pessoas estão se rendendo ao suplemento à base dos grãos verdes de café, com o objetivo de emagrecer.

O café verde ajuda a queimar gordura. (Foto: Divulgação)
O café verde ajuda a queimar gordura. (Foto: Divulgação)

O que é o café verde?

O café verde é o grão do café que não foi submetido ao processo de torra. A forma “in natura” desse produto possui propriedades nutricionais diferentes do café preto comum. O aroma também costuma ser menos intenso e o sabor bem mais amargo.

A principal diferença entre o café verde e o café torrado está associada a uma substância, chamada ácido clorogênico. Esse composto, presente apenas na versão in natura do grão, ajuda a queimar gordura corporal de maneira eficaz e impede a absorção rápida do açúcar pelo organismo. Dessa forma, o corpo tende a usar os depósitos de gordura como fonte de energia.

Tudo sobre o Café Verde 2

As propriedades nutricionais do café verde incluem: teobromina, teofilina, taninos, proteína, flavonoides, ácido glutâmico, ácido aspártico e leucina. Todas essas substâncias juntas resultam em um suplemento poderoso, mas não em uma pílula mágica para emagrecer.


Café verde emagrece mesmo?

O café verde vem sendo considerado um grande aliado do emagrecimento, afinal, ele tem efeito termogênico no organismo e ajuda a eliminar os quilos indesejados. Além de ajudar a queimar gorduras, mesmo com o corpo em repouso, o extrato também provoca a sensação de saciedade e reduz o apetite na hora das refeições.

O café verde, considerado o novo “queridinho” das dietas, ajuda a perder peso porque mantém as suas propriedades, diferentemente do que acontece com o café torrado. O grão é rico em substâncias que ajudam a acelerar o metabolismo, como é o caso da cafeína, dos polifenois e do ácido clorogênico. A queima de gordura é uma consequência desse processo.


Os estudos comprovam: café verde emagrece sim!

Alguns estudos já foram realizados e conseguiram provar que o café verde emagrece mesmo. Uma pesquisa feita pela Sociedade Norte-americana de Química (da sigla em inglês ACS) analisou pessoas com sobrepeso e obesas durante seis meses. Constatou-se, então, que houve um emagrecimento significativo de 10% dos participantes.

Tudo sobre o Café Verde 8

Um outro estudo, publicado na revista científica “Diabetes, Metabolic Syndrome and Obesity”, também conseguiu comprovar a capacidade de emagrecimento do café verde. Conforme mostrou os resultados da pesquisa, os participantes que consumiram o extrato do grão “in natura” conseguiram perder em média 8 quilos em 12 semanas, sem fazer grandes alterações na dieta ou aumentar a frequência de exercícios físicos.


Benefícios do café verde

Além de emagrecer, o café verde possui muitos outros benefícios para a saúde. Montamos uma lista das principais vantagens de incluir o café verde na sua rotina, vale a pena! Confira:

Melhora a disposição

O café verde tem a capacidade de melhorar a disposição porque inibe as adenosinas no organismo, ou seja, uma substância responsável por gerar a sensação de sono. Com isso, a pessoa se sente muito mais disposta para realizar as atividades da rotina.

Ajuda o organismo a funcionar melhor

Considerado uma importante fonte de antioxidantes, o café verde ajuda a limpar as células e a eliminar as toxinas, por isso ele atua a favor do bom funcionamento do organismo.

Reduz o inchaço

O café verde tem a vantagem de combater a retenção de líquidos e, consequentemente, o inchaço. Isso acontece porque ele tem ação diurética e facilita o processo de digestão.

Retarda o envelhecimento

Graças ao seu poder antioxidante, o café verde ajuda a combater os radicais livres, que são os grandes responsáveis pelo envelhecimento. O extrato também aumenta a proteção contra os raios ultravioletas.

Café verde combate diabetes

Como já foi dito anteriormente, o café verde é rico em uma substância chamada ácido clorogênico. Esse composto reduz a capacidade do intestino de absorver glicose, o que acaba inibindo uma enzima que libera açúcar no sangue. Portanto, o grão é um ótimo aliado contra diabetes.

Tudo sobre o Café Verde 6

Cuidados com o café verde

O café verde ajuda a emagrecer, mas não são todas as pessoas que podem consumi-lo. Quem sofre de hipertensão arterial, por exemplo, deve evitar a ingestão, bem como os portadores de hemofilia. O produto também é contraindicado para grávidas, nutrizes, crianças, idosos ou pessoas com hipertireoidismo. Quem tem úlcera, problema hepático ou gastrite deve evitar o café verde.

Por conta da promessa emagrecedora, muitas pessoas acabam exagerando no consumo de café verde. Isso pode causar problemas estomacais, agitação e dificuldades para dormir. Para evitar esses efeitos adversos, vale à pena administrar corretamente as doses.


Como consumir café verde?

Tudo sobre o Café Verde 5

O café verde é muito amargo, por isso a melhor forma de consumi-lo é através de cápsulas. Você também pode encontrar o produto em versões em pó e solúvel, só que a ingestão pode se tornar um pouco mais complicada devido ao sabor. Os nutricionistas recomendam consumir, em média, 200mg (duas cápsulas) de café verde por dia. Essa quantidade deve ser fracionada: 100 mg pela manhã e 100 mg à tarde. Durante a noite não é recomendado consumir o suplemento, pois ele pode causar insônia.

Tudo sobre o Café Verde 4

Onde comprar café verde?

O café verde pode ser encontrado com facilidade em lojas especializadas em produtos naturais para emagrecer. Você também pode procurar uma farmácia de manipulação de sua confiança e mandar fazer as cápsulas.

Comprar Online

Você também pode comprar as cápsulas de café verde na internet, gosto de indicar a loja Natue por ser uma loja mais conhecida e super confiável: um frasco de BEA Café Verde com Picolinato de Cromo com 60 cápsulas custa R$33,40. Clique e veja:

botao-natue-novo

Recomendados para você: