Semana passada tive uma febre que até agora não descobri a causa. Não importa quantos anos a gente tenha, bate um pavor que não tem jeito. A febre deixa a gente sem reação, parece que não pensamos direito e a vontade é que alguém cuide da gente. Como não tinha ninguém à disposição improvisei com o que eu já sabia mas fiquei de criar um post com dicas pra quem passar pela mesma situação se preparar melhor.

Primeiro vamos ver o que é considerado febre realmente e como medir a temperatura. Depois vamos falar sobre o que podemos fazer com o que temos em casa e por último vamos falar de remédios que podemos usar para baixar a temperatura corporal até que saibamos qual a causa da febre.

O que é febre?

A febre, ou pirexia, não se caracteriza como uma doença, mas sim como um sintoma, pois é um fenômeno de defesa natural do organismo e que combate anomalias. Sua função é melhorar o tempo de resposta das células, eliminando invasores, como vírus e bactérias, e ocorre através do aumento da temperatura do corpo.

É muito comum e pode atingir qualquer pessoa, de qualquer faixa etária. Porém o público mais afetado são as crianças, pois como estão em fase de desenvolvimento, praticamente todos os vírus e bactérias são desconhecidos para seu organismo.

Qual temperatura é considerada febre?

A temperatura normal do corpo se mantém entre 36 e 37,3ºC e, quando o corpo está febril, o hipotálamo, área do cérebro que controla a temperatura corporal, eleva a temperatura do corpo acima do normal.

Por ser um mecanismo de defesa natural, nem sempre é preciso tratá-la com medicamentos, pois ela expulsará o corpo estranho e diminuirá gradualmente. Na maioria das vezes, os invasores são eliminados antes mesmo da doença se alastrar.

Para profissionais da saúde, a partir de 38ºC já é considerado febre. Temperaturas abaixo de 38ºC, porém acima do considerado normal, são classificadas como febre de nível baixo. Temperaturas a partir de 40ºC, classificada como de alto nível, podem ser perigosas e demandam tratamento em casa e atendimento médico. Podem, também, causar delírios e convulsões, principalmente em crianças e idosos.

 

Possíveis causas da febre

Vírus;

Insolação;

Queimaduras solares;

Alguns medicamentos e drogas, como antibiótióticos;

Desidratação;

Reação adversa a alguma vacina;

infecções;

sequelas de lesão tecidual;

rejeição à enxerto;

inflamações;

processos malignos.

Outras causas para o aumento da temperatura corporal

·  – Na segunda parte do ciclo menstrual da mulher;

·  – Durante a prática de atividades físicas;

·  – Emoções fortes;

·  – Roupas quentes;

·  – Efeito colateral de algum medicamento;

·  – Temperatura do ambiente elevada;

·  – Umidade elevada.

Aprendendo a medir a febre

Quando a febre fica entre 37,5 e 38° C é considerada de baixa intensidade; entre 38 e 39°C, moderada e, em mais de 39°C, alta. Como geralmente é uma resposta do organismo à uma doença, ela pode ser considerada benigna. Apenas se chegar aos 42°C é que pode causar danos aos neurônios, atingindo a meninge, nesse caso, é chamada de hipertermia maligna.

Remédios caseiros para baixar a febre

Chá de passas Para Febre:

colocar 1 xícara de uvas passas e 7 de água para ferverem. Quando começarem a ferver, cozinhar em fogo baixo até que o líquido reduza a 1/3 de seu volume. Apague o fogo, deixe esfriar e beba meia xícara várias vezes ao dia até que a febre diminua.

Chá de sálvia Para Febre:

esta erva nos permite transpirar mais, assim a febre diminui. Em uma xícara, coloque água fervendo e algumas folhas de sálvia. Cubra com uma tampa e deixe repousar por 10 minutos. Adicione mel, açúcar ou stevia, e umas colherinhas de suco de limão.

Chá de alface Para Febre:

uma boa opção para nos mantermos hidratados. Este vegetal contém muito potássio, cálcio, magnésio, sódio e fósforo. Ferva um litro d’água e despeje sobre um recipiente com um uma folha de alface inteira. Deixe por 15 minutos, coe, adicione um adoçante natural e beba antes que esfrie.

Chá de Macela Para Febre:

Ingredientes:

·         3 colheres (sopa) de macela

·         500 ml de água

Modo de Preparo:

Para preparar este remédio caseiro basta adicionar as folhas de macela em um recipiente com água fervente, tampa-lo e deixar o chá em infusão por aproximadamente 20 minutos. Filtrar e beber 1 xícara deste chá a seguir.

A macela reduz a inflamação e aumenta a circulação na superfície da pele, promovendo a transpiração e ajudando a baixar a febre sem comprometer o sistema imunológico.

Chá de Cardo-Santo Para Febre:

Ingredientes:

·         15 g de folhas de cardo-santo

·         1/2 litro de água

Modo de Preparo:

Coloque as folhas de cardo-santo picadas numa panela e adicione a água fervente. A seguir tape, deixe descansar por 3 a 5 minutos, filtre e beba 1 xícara deste chá. Pode-se tomar até 1 litro deste chá por dia.

Chá de Gengibre Para Febre:

Ingredientes:

·         2 colheres (chá) de gengibre.

·         1 colher (chá) de folhas de hortelã.

·         1 colher (chá) de flor de sabugueiro seca.

·         250 ml de água fervente.

Modo de Preparo:

Adicionar a água fervente em um recipiente onde se encontram as ervas, tampá-lo e deixar o chá em infusão por aproximadamente 10 minutos. Coar e beber 1 xícara desta chá a seguir, por cerca de 3 a 4 vezes ao dia.

Chá de Fedegoso Para Febre:

Ingredientes:

·         20 g de casca de fedegoso

·         1 litro de água

Modo de Preparo:

Colocar os ingredientes em uma panela e deixar ferver por cerca de 10 minutos. Depois deixar repousar por 5 minutos e coar. Beber 2 xícaras por dia sempre que a febre for superior a 38ºC

Suco de Laranja com Própolis Para Febre:

Ingredientes:

·         suco de 3 laranjas

·         10 gotas de própolis

Modo de Preparo:

Misture os ingredientes e tome em seguida. tome 2 vezes por dia

Chá de Camomila Para Febre:

Ingredientes:

·         10 g de folhas e flores de camomila

·         500 ml de água

Modo de Preparo:

Juntar os ingredientes numa panela e deixar ferver por 10 minutos. Depois deixar descansar 5 minutos, coar e beber ate 4 xícaras por dia, até que a febre baixe.

Chá de Limão Para Febre:

Ingredientes:

·         2 limões

·         250 ml de água

Modo de Preparo:

Cortar os limões em pedaços e juntar com a água. Depois deixar ferver por 15 minutos e deixar repousar por 5 minutos. Coar e bebe 1 xícara a cada hora. O chá pode ser adoçado com mel.

140795290

Chá de Pulmonária Para Febre:

Ingredientes:

·         2 colheres (sopa) de Pulmonária

·         3 xícaras de água

Modo de Preparo:

·         Adicionar a pulmonária em um recipiente com água até ferver, tampar e deixar o chá descansar por 20 minutos. Coar e beber 3 a 4 vezes ao dia.

Nesse vídeo mais remédios caseiros para baixar a febre

Dicas para baixar a febre

Colocar meias molhadas até os tornozelos

Para as crianças funciona muito bem, aplicar é muito simples, basta molhar um pouco meias que cheguem até os tornozelos e calçá-las. Quando secarem, basta repetir o procedimento, não é necessário que as meias fiquem muito encharcadas. Isto aliviará a febre e acalmará as crianças.

Tome um banho morno.

Permanecer no chuveiro em água morna por alguns minutos, isso ajudará a temperatura a cair um pouco, mas é importante que a água não seja nem muito fria e nem quente, para não provocar choque térmico. Beber muita água

A febre é mais ou menos semelhante à desidratação, já que o corpo responde a indivíduos alheios a ele. Logo, beber água, chá ou sucos é uma boa opção, principalmente se o quadro se completa com vômitos e diarreia. As quantidades dependerão da idade do paciente (3 litros para adultos homens, 2 litros para mulheres e 1.5 para crianças).

Esfriar a cabeça e o pescoço

Com panos umedecidos ou molhados. Repetir quantas vezes forem necessárias quando o pano secar ou estiver muito quente.

Não comer muito e nem comidas pesadas

É melhor optar por líquidos saudáveis, como sopa de verduras ou chá. Desta maneira o organismo se recuperará mis fácil e rapidamente. Se estiver com fome não coma de uma vez até encher, é preferível comer pouco a pouco em horas determinadas.

Medicamentos para febre

Tome ibuprofeno ou acetaminofeno (Paracetamol).

Esses medicamentos de venda livre ajudam a reduzir a febre e as dores no corpo. O ibuprofeno evita o aumento da temperatura e reduz os níveis dos hormônios da prostaglandina, que causam dor e inflamação. O acetaminofeno reduz a dor no sistema nervoso central e alivia a febre, mas não a inflamação. Alternar entre os medicamentos pode ser uma boa opção para reduzir a febre e as dores.

·         Não dobre as doses. Siga as instruções da bula.

·         Alternar os medicamentos ajuda a evitar os efeitos colaterais causados pelo consumo excessivo.

Espero ter ajudado com essas informações do post de hoje. Melhoras e fiquem bem!