Melatonina e Insônia Saiba tudo sobre o hormônio do Sono! 2

A Melatonina, também conhecida como hormônio do sono, ajuda o indivíduo a dormir durante a noite. A substância normalmente é produzida pela glândula pineal do cérebro. Este facilitador do sono, contudo, deve ser consumido sempre com orientação médica. A Melatonina, assim como outros hormônios, é uma substância essencial para o corpo e para a qualidade de vida. Para diagnosticar uma possível carência no composto no organismo, é necessário fazer um exame de urina, que atualmente não é disponibilizado pelo SUS.

A Melatonina promete resolver a insônia. (Foto: Divulgação)
A Melatonina promete resolver a insônia. (Foto: Divulgação)

Melatonina

Um sono de qualidade é fundamental para repor as energias e manter o bom funcionamento do sistema imunológico. Quem não dorme direito durante a noite tem dificuldades de concentração e adoece com mais facilidade. O corpo humano tem uma produção natural de melatonina, mas ela tende a diminuir com o passar do tempo.

A melatonina contra insônia deve ser receitada por um neurologista ou especialista em distúrbios do sono. A dosagem normalmente é de 3 mg, 1 hora antes de dormir. Se o paciente apresentar dificuldades para acordar, ele deve conversar com o médico para reduzir a dose.

Nos Estados Unidos, o consumo de melatonina é muito comum. Cerca de 3 milhões de americanos consomem o comprimido do hormônio para conseguir dormir toda noite. Muitas pessoas, inclusive, ingerem a substância com a intenção de retardar a velhice, um dos tantos efeitos da melatonina, que ainda é alvo de estudos.

Onde Comprar Melatonina

O produto não é legalizado no Brasil, alguns médicos especialistas afirmam que o consumo do produto pode agravar doenças ou acabar gerando um sono excessivo, prejudicando o paciente. Enquanto que outros creem que a medicação deveria ser vendida e legalizada, especialmente para casos de pessoas idosas, em que a produção da melatonina é reduzida. Mesmo não sendo legalizado aqui no Brasil, o consumo do produto não é proibido. Ou seja, quem quiser importar, poderá comprar sem problema algum. Encontramos o produto a venda aqui no Brasil na Loja Paco Esportes.

A Melatonina ajuda a ter uma boa noite de sono. (Foto: Divulgação)
A Melatonina ajuda a ter uma boa noite de sono. (Foto: Divulgação)

Benefícios da Melatonina

Além de ajudar a dormir melhor, a Melatonina também controla a produção de hormônios sexuais femininos, retarda o processo de envelhecimento, fortalece o sistema imunológico e melhora as funções neurológicas.

Efeitos Colaterais da Melatonina

Como acontece com outros hormônios, a Melatonina não pode ser consumida com tanta frequência. A ingestão da substância tem efeitos colaterais, tais como mal-estar, náuseas e dores de cabeça intensas. No Brasil, a fabricação e o comércio de Melatonina são considerados ilegais. No entanto, nada impede que o brasileiro importe o medicamento do exterior. O preço médio é de 50 reais por mês.

Melatonina-e-Insônia-Saiba-tudo-sobre-o-hormônio-do-Sono-3
O remédio não é legalizado no Brasil. (Foto: Divulgação)

Ao invés de consumir Melatonina para combater a insônia, é possível recorrer a meios mais saudáveis para melhorar a qualidade do sono. A pessoa deve escolher um lugar tranquilo e silencioso para dormir, usar um travesseiro confortável e não deixar a TV ligada. Os especialistas também recomendam evitar cafeína, atividade física e celular antes de ir para a cama. Se a insônia persistir, vale a pena realizar um tratamento natural, como o consumo de um chá calmante a base de camomila.

Ainda restaram algumas dúvidas sobre a Melatonina? Assista ao vídeo: