Emagrecer depois da gravidez

Emagrecer depois da gravidez é a vontade de muitas mulheres que passam pela gestação e posteriormente querem recuperar a boa forma. A tarefa não é nada fácil, em especial quando o ganho de peso é superior ao considerado normal. A mamãe precisa se esforçar para seguir uma dieta balanceada e adotar hábitos saudáveis no seu dia-a-dia.

Com o bebê nos braços, a mulher já pode planejar a sua estratégia para eliminar os quilinhos a mais e recuperar o seu corpo de antes. No entanto, ela precisa se dedicar e ter disciplina, além de contar com a ajuda de um nutricionista para perder peso rapidamente depois da gravidez.

Para perder peso depois da gravidez é preciso ter disciplina. (Foto: Divulgação)
Para perder peso depois da gravidez é preciso ter disciplina. (Foto: Divulgação)

Como emagrecer depois da gravidez?

Confira a seguir 5 dicas preciosas (e infalíveis!) para emagrecer depois da gravidez, a ideia é conciliar todas elas e emagrecer com saúde. Confere aí! 🙂

1. Não faça uma dieta radical: A mulher que acabou de se tornar mamãe não deve fazer uma dieta radical, afinal, o seu corpo ainda está em fase de recuperação e precisa de alimentos nutritivos para restabelecer as forças. Os cardápios restritivos prejudicam o sistema imunológico e aumentam as chances de desenvolver doenças.

Ao invés de fazer uma dieta radical, a mulher deve comer uma variedade equilibrada de alimentos, como frutas, verduras, legumes e cereais integrais.

2. Amamente: A primeira dica para conseguir perder peso depois da gravidez é amamentar. Estudos mostram que a amamentação ajuda a eliminar os quilinhos a mais depois do parto, além do que aumenta a imunidade e proporciona diversos benefícios à saúde.

Amamentar ajuda a emagrecer. (Foto: Divulgação)
Amamentar ajuda a emagrecer. (Foto: Divulgação)

3. Beba bastante água: Consumir bastante água após o nascimento do bebê é uma forma de hidratar o corpo e acelerar o metabolismo de todo o organismo. O consumo de líquidos também é considerado importantíssimo para a produção de leite materno.

4. Pratique exercícios físicos: Para emagrecer depois da gravidez, não dá para ficar parada! É necessário se mexer e praticar exercícios físicos de forma moderada. A caminhada é a atividade aeróbica mais recomendada para a mamãe, pois ela ajuda a queimar calorias e mantém os músculos fortes. No caso de exercícios mais intensos, como pilates, é necessário conversar com o médico antes da prática. As mulheres que se submeteram a uma cesariana, por exemplo, precisam esperar algumas semanas para iniciar a rotina de treinos.

Pratique exercícios físicos. (Foto: Divulgação)
Pratique exercícios físicos. (Foto: Divulgação)

5. Adote um cardápio balanceado: As gorduras acumuladas na gravidez podem ser eliminadas, desde que a mulher faça as suas refeições de três em três horas. A amamentação costuma causar mais fome, no entanto, é preciso evitar sobremesas doces e dar preferência aos alimentos natural. As mamães com dificuldades para montar um cardápio balanceado devem procurar um nutricionista.