A batata doce é um alimento nutritivo, que nos últimos tempos tem marcado presença no cardápio das pessoas que fazem musculação e buscam um corpo perfeito. Esse vegetal se destaca como uma excelente opção para quem malha porque é uma poderosa fonte de carboidratos saudáveis.

Além de saborosa e fácil de ser preparada, a batata doce se destaca como um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico. Em outras palavras, ela tem uma absorção mais lenta e por isso libera a glicose na corrente sanguínea aos poucos. A ação não estimula muito a produção de insulina, que por sua vez, é um hormônio que acumula gordura corporal e aumenta a fome.

A batata doce faz bem para a saúde e para a boa forma física. (Foto: Reprodução)
A batata doce faz bem para a saúde e para a boa forma física. (Foto: Reprodução)

As propriedades nutricionais também são responsáveis por tornar a batata doce um componente interessante para a dieta. Ela é uma excelente fonte de vitaminas A, E e C, além do que apresenta quantidades significativas de ferro, potássio e fibras.


Benefícios da batata doce

Confira a seguir os principais benefícios da batata doce:

Contribui com o treino

A batata doce se destaca como uma ótima opção para quem faz musculação. Ela é uma poderosa fonte de energia para o treino e contribui com o ganho de massa muscular.

A batata do fornece energia para o treino. (Foto: Reprodução)
A batata do fornece energia para o treino. (Foto: Reprodução)

Ajuda a emagrecer

Muitas pessoas, quando querem emagrecer, deixam de comer carboidratos e passam a consumir apenas proteínas. No entanto, a batata doce tem tudo para mudar essa regra. Esse alimento auxilia o emagrecimento porque é rico em fibras e reduz o apetite.

Controla diabetes

A batata doce não pode ficar de fora da alimentação dos diabéticos porque ela tem baixo índice glicêmico e mantem a diabetes controlada.

Reduz o risco de cãibra

Além de ser uma fonte de energia para treinar, a batata doce também diminui significativamente o risco de cãibras. Ou seja, a rotina de exercícios físicos se torna mais segura.

Há várias formas de preparar batata doce. (Foto: Reprodução)
Há várias formas de preparar batata doce. (Foto: Reprodução)

Torna o sistema imunológico mais forte

 A batata doce deixa é rica em vitamina A, um nutriente capaz de deixar o sistema imunológico mais forte. O corpo mais resistente tem condições impede uma série de doenças.

Deixa a pele mais bonita e macia

O alto teor de vitamina E oferece vários benefícios para a pele. A cútis se torna mais bonita e macia naturalmente, já que o vegetal também contribui com a produção de colágeno.

Melhora a digestão

A batata doce estimula o bom funcionamento do sistema digestivo graças à boa quantidade de fibras. O nutriente também é responsável por reduzir o colesterol.

A batata doce tem as mesmas formas de preparação da batata inglesa. Ela pode ser assada com papel alumínio e consumida na hora do almoço ou jantar. Também é possível combiná-la a outros ingredientes com pouca gordura, como é o caso do frango, do ovo e do peixe.

Recomendados para você: