mulher-malhando-arginina

Existem muitas dúvidas quando falamos de suplementação alimentar. Muitas mesmo. Todo mundo precisa? Como usar? O cara da loja de suplementos " sabe muito " e me indicou o produto tal, será que funciona?  A verdade é que cada suplemento serve pra uma coisa e alguns, como você não tem aquela necessidade naquele momento, não servem para nada. Por exemplo a Vitamina C tem uma quantidade X de absorção diária. Todo mundo precisa dessa " dose " diária da vitamina mas se você tomar 10 comprimidos de Cebion vai absorver o primeiro e os outros nove serão eliminados na urina. Como seu rim não está preparado para uma dosagem tão alta ele vai sobrecarregar. Simples de entender. O que é demais, prejudica. E prejudica realmente!

Por que usar suplementos alimentares?

Por outro lado quem se exercita com frequência acaba gastando muitas calorias, suando muito, utilizando nutrientes para formação dos músculos e  precisando de um gás a mais eventualmente para aguentar a rotina de treinos e é natural que se busque na suplementação uma incremento nos resultados. Não é á toa que as pessoas mal se inscrevem na academia e compram um potão de whey protein para colocar em cima da geladeira como se fosse um troféu. Já fiz isso e não critico ninguém, que fique claro.


Arginina

Mas o post de hoje não era sobre a Arginina? Sim, ainda é, mas é importante que antes de dar as informações sobre ela a gente entenda que nem todos precisam desse suplemento e mais ainda, se você não precisa você não irá se beneficiar apenas sobrecarregar o seu corpo com algo que pode ser entendido como exagero. Entenderam? Então vamos à Arginina e seus benefícios para nós.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Em uma pesquisa recente do Conectaí – empresa do IBOPE, 83% dos brasileiros tem entre média e baixa disposição para desempenhar as atividades de lazer que são importantes para si. E isso é uma informação importante visto que o lazer é fundamental para nossa vida. se não estamos dispostos para tal é porque algo na nossa rotina está muito errado e claro, muitas vezes isso está ligado ao nosso estilo de vida e a nossa alimentação.


Arginina no combate ao cansaço físico e mental

arginwikipedia

E como é que eu faço para me sentir disposta? Pra ter vontade de acordar cedo e sair pra malhar, correr ? Entenda que para o corpo gerar energia, suas células realizam diversas reações químicas. Neste processo, elas liberam uma toxina que gera o cansaço. E isso é importante também porque sem o cansaço você pode não saber a hora de parar e sobrecarregar seu corpo e sua mente. Pense nisso também na hora da suplementação.

Se você acha que realmente precisa fique sabendo que  a arginina é um aminoácido que atua naturalmente no ciclo de geração de energia do organismo. Quando ingerida pelo organismo, transforma o amoníaco tóxico, que causa cansaço e falta de disposição, em ureia atóxica e diurética, para assim ajudar a reduzir a fadiga, eliminar toxinas mais rapidamente e impedir a formação de substâncias que prejudicam a produtividade. Essas informações foram tiradas de estudos científicos recentes e confiáveis.

A Arginina é uma poderosa aliada contra o cansaço e entre seus benefícios, além desse que destacamos como o principal, também está a ação no sistema imunológico, onde ficam as defesas do organismo. Mas vamos lembrar novamente que o cansaço em excesso pode ocorrer por conta de outros problemas de saúde ( como anemia ou inflamações ). Por isso, o diagnóstico correto deve sempre vir de um médico.


Benefícios da arginina

Quem já pratica atividades físicas com regularidade já deve ter se deparado com potes de Arginina em lojas de suplementos e deve ter dúvidas diferentes. Podemos  dizer que nessa caso a melhora do desempenho por redução de fadiga, da qual falamos anteriormente, isso seria causado graças à vasodilatação promovida pelo óxido nítrico e pela diminuição do consumo de glicose pelos músculos em atividade. Com o uso prolongado de suplemento com Arginina, haveria aumento na produção de óxido nítrico, assim como maior síntese de proteínas, o que justificaria a melhora da função contráctil do músculo esquelético.

Segundo estudos, entre as substâncias presentes abundantemente no nosso organismo que ajudam a oxigenar as células, a Arginina é a única atuante na síntese de óxido nítrico. Esse processo contribui no aumento do fornecimento constante de sangue para os músculos. Ou seja, ao estimular um fluxo sanguíneo aprimorado e intenso, a Arginina está diretamente ligada à saúde muscular.

argedoutissima

No que diz respeito à explosão de força, esse aminoácido promove melhoras, pois participa das sínteses de creatina e fosfato. Por causa disso, é possível ganhar progressão nos treinos de alta intensidade e curta duração. Algo útil também para quem quer recuperar rapidamente a capacidade depois de algum tempo sem treinar. A respeito da (tão desejada, diga-se de passagem) relação entre ganho de massa magra e perda de gordura, isso ocorre porque esta acaba tendo seu armazenamento limitado, devido à melhora da retenção de nitrogênio, por ação da Arginina.

argsaudecuriosa


Existem outros benefícios na arginina?

De forma geral, ou seja uma coisa levando a outra, os benefícios que podemos listar até o momento são:

  • Atuação contra inflamação: a Arginina ajuda a combater inflamações, sendo testada inclusive na recuperação da bexiga, por exemplo.
  • Pesquisas demonstram benefício considerável desse aminoácido na cicatrização de tecidos logo após cirurgia. O que é fácil de entender, já que ele é um poderoso agente de recuperação das fibras musculares.
  • Em curto prazo, não há registros de efeitos desagradáveis para a maioria das pessoas. Porém, a má administração da Arginina por um período prolongado pode trazer consequências nocivas.
  • Além disso, esse suplemento é contraindicado para diabéticos, mulheres grávidas ou em fase de amamentação; pessoas com histórico de ataque cardíaco também são proibidos de usar o produto.
  • Problemas existentes podem ser agravados com o uso de suplementos desse tipo. Sintomas da herpes, azia, gastrites e úlceras costumam piorar com o uso da Arginina, que eleva a acidez estomacal.

argmundoboaforma

Me pareceu interessante e a você? Agora, como consumir de forma moderada e usufruir desses benefícios para a saúde?

Alimentos como chocolate amargo, granola, derivados do leite, oleaginosas (nozes, amêndoas, amendoim), sementes (abóbora, girassol), carnes, frutos do mar e soja cozida contam com arginina em suas composições, sendo contribuintes para manter um organismo saudável e repleto de energia, além da suplementação com outros nutrientes para combater a questão. Sim, você leu aqui acima alimentos que fazem parte da nossa vida diária e alguns que podem ser facilmente introduzidos na dieta, concordam? Tenho certeza que repararam que o chocolate amargo foi citado logo no começo propositalmente para te empolgar ainda mais, sim, ele contém o aminoácido Arginina!

Suplementos de arginina

Além disso, há produtos à venda que contém o aminoácido e que podem ajudar para que a fadiga física e mental seja atenuada. Um suplemento de Arginina que conheço é o Targifor, da Sanofi, mas quem pode analisar melhor suas necessidades e dosagens é o seu médico ou sua Nutri. Quer mais informações? Clique aqui para saber o que mais a arginina pode fazer pela sua saúde.


  /Fonte: Quero saúde/

/Fonte das imagens/

  • Foto1- Site Pergunta pra quem pedala
  • Foto2- Enciclopédia digital Wikipedia
  • Foto3- Site da Academia americana
  • Foto4- Site Doutissima
  • Foto5- Site Saúde curiosa
  • Foto6- Site Mundo Boa forma