A matemática para emagrecer é simples: gaste mais do que consome e emagrecerá. A partir dessa conta ou você gasta mais ou consome de menos. Mas e se a gente pudesse mudar um pouco essa equação e, ao consumir, pudéssemos estar na verdade diminuindo e não somando? Esse seria o sonho de todo mundo que vive acima do peso, não é verdade?

Isso ainda não existe o que podemos fazer é interagir com o nosso metabolismo acelerando o seu funcionamento através da ingestão certa de alimentos. E o que esses alimentos tem de diferente? Podemos consumir irrestritamente? Eles são gostosos ou têm gosto de telha ( porque aí não adianta muito né? ) ?

Como acelerar o metabolismo do corpo

No post de hoje vamos descobrir o que acontece de fato no nosso metabolismo quando ingerimos certos alimentos e, claro, quais são eles. Entendendo todo esse processo poderemos nos beneficiar dessa ” aceleração ” que ele proporciona e ingerir alimentos que nos ajudam a emagrecer e fazem bem para nossa saúde.

Dicas para deixar o metabolismo mais acelerado

Talvez você esteja se perguntando se isso realmente existe ou se isso é um publieditorial para vender alguma coisa para as leitoras do blog. Não, queridonas,  e vocês que ficam desconfiadas de tudo que aparece no mundo do emagrecimento estão certíssimas, continuem desconfiando e leiam bastante a respeito desses assuntos para que não prejudiquem a saúde de vocês. Vamos mostrar assuntos sérios e comprovados por pesquisas podem ficar tranquilas e anotar tudinho para dar uma turbinada na dieta e comprovar através dos resultados que irão aparecer na balança dia após dia.

site5

Alimentos termogênicos

Alguns alimentos podem ser classificados como termogênicos. O que isso significa na prática é que o corpo precisa trabalhar mais para não só digerir o alimento como se resfriar também porque ele aumenta a temperatura corporal. Queimamos mais calorias na digestão deles do que as calorias que eles têm então nossa conta pode ficar negativa. Não era o nosso sonho que está virando realidade? Assim eles ajudam a emagecer emagrecer quando incluídos com regularidade no nosso cardápio.

Quais são esses alimentos termogênicos?

Existem vários alimentos termogênicos e a composição dele varia de um para o outro. Por exemplo a pimenta é termogênica por causa da capsaisina e o chá verde também é termogênico mas não contém essa substância, contém outras que produzem efeito parecido. Ou seja, não existe apenas um termogênico e sim vários e consequentemente seu corpo pode ser mais suscetível a um do que a outro. Por exemplo, e eu adoro me usar de exemplo, a cafeína para mim não surte muito efeito termogênico, não sei porque. Já o gengibre, que é outro termogênico muito popular, me deixa até com o corpo mais quente.

comidas-metabolismo

Como usar os alimentos termogênicos a seu favor

Então a minha dica é que para se beneficiar das propriedades termogênicas eles sejam mesclados e usados com certa moderação. Aqui abaixo um pouco de cada um e como é o seu funcionamento termogênico mas também algumas dicas de como inseri-los no nosso dia a dia.

gengibre-para-acelerar-o-metabolismo

Gengibre para acelerar o metabolismo

O gengibre é um poderosos termogênico muito utilizado na culinária indiana mas é fácil de ser achado em qualquer rede de supermercados. Ele pode ser usado cru, refogado, em forma de chá ou batido no liquidificador junto com frutas, a inclusão do gengibre na dieta pode acelerar o metabolismo em 20%. É um número significativamente alto e vale a pena colocar hoje mesmo esse tempero nas suas refeições.


alimentos-que-aceleram-o-metabolismo-11

Água gelada

É verdade e é barato!  O consumo de água gelada faz com que o organismo trabalhe mais para regular a própria temperatura diante da ingestão da bebida.


Chá verde acelera o metabolismo

Como já havia adiantado ali no exemplo, o chá verde não pode deixar de ser citado. O seu poder termogênico se dá através da  junção de cafeína e um oxidante chamado catequina que  é capaz de estimular o sistema nervoso e aumentar a queima de gordura. Estudos sugerem que, por isso, beber chá verde pode ajudar a reduzir peso. A sugestão é consumir vários copos por dia, mas cada pessoas deve prestar atenção em como a cafeína afeta o organismo. Se você fica muito acelerada tome pela manhã e pare antes do final da tarde para não prejudicar o seu sono.

alimentos-que-aceleram-metabolismo-cha

Eu não me dou bem com o chá verde. Me dá enjôo. Alguma de vocês já teve essa reação com o chá verde? Quem sofre de gastrite, ansiedade e hipertensão deve ficar longe do chá que pode parecer inofensivo mas prejudica bastante os quadros dessas doenças. Outro ponto positivo do chá verde é o fato de ajudar contra a retenção de líquidos e atuar contra os radicais-livres, que são os responsáveis pelo envelhecimento.


sugestoes-de-alimentos-que-aceleram-metabolismo

Pimenta para acelerar o metabolismo

Pimenta é muito bom  e além disso é considerado um termogênico pela presença da capsaicina, uma boa auxiliar no controle de peso e que também atua para retirar a gordura das artérias. Uma boa dica é usar a pimenta na comida – não o molho de pimenta, pois ele é muito calórico, mas sim pimenta picada. Ou, então, você mesmo pode fazer um molho de pimenta caseiro, é super fácil: é só picar a pimenta e misturar com azeite. Pode acrescentar alho também e, depois, é só colocar em um frasco e deixar mais ou menos por uma semana para o azeite pegar o gosto da pimenta Porém deve ser consumido com moderação e e evitado por quem tem problemas com gastrite e hemorróidas.


interna-cafe

Café acelera o metabolismo

O nosso brasileiríssimo e maravilhoso jeito de acordar tomando café pode nos ajudar a começar o dia queimando mais calorias. Assim como você o usa para ficar acordado, seu corpo também fará a mesma coisa. A cafeína contida em uma xícara eventual de café pode acelerar o metabolismo em até 15%, além de ajudar a mobilizar forças que promovem queima de gordura. Porém não é indicado consumir em exagero já que pode causar ou piorar problemas no estômago, ansiedade e também insônia. O ideal é beber entre uma e duas xícaras diariamente, especialmente antes de fazer exercícios físicos.


Dicas para acelerar o metabolismo

  • Prática regular de atividades físicas para aumentar o metabolismo

Os exercícios por si mesmos já ajudam a perder peso, mas não é só isso. Praticar atividades físicas regulares é uma forma de acostumar o organismo à rotina de se manter saudável. Digamos que é como se você treinasse o seu metabolismo para ficar sempre no modo “queimador de calorias”. Com uma rotina diária de atividades, ou pelo menos algumas vezes por semana, fica mais fácil manter-se no peso ideal, ou alcançá-lo. Se você chegar a esse ponto o metabolismo acelerado só será mais um benefício.

  • Aumentar a ingestão de Ômega 3

Pode continuar indo ao restaurante japonês ou colocando essa possibilidade nas suas alternativas de almoço fora. Pesquisas recentes sugerem que o ômega-3, que contêm no salmão e em outras qualidades de peixe, ajuda a aumentar os músculos e, quanto mais músculos você tem, mais calorias você queima. Este componente pode também reduzir o acúmulo de gordura e diminuir os níveis de colesterol. O ideal é que sejam consumidas duas porções de salmão por semana. Podem me convidar pra ir junto!

  • Faça intervalos pequenos entre as refeições

Ao contrário do que muitas pessoas pensam ficar sem comer não faz perder peso, pode até ter o efeito contrário, já que o corpo que passa fome começa a guardar calorias para sobreviver, dessa forma a gordura acumula mais facilmente. O ideal é comer a cada três horas. Alguém que tem uma boa alimentação deve fazer de cinco a seis refeições diárias. Todas com algo saudável.

  • Consumir mais iogurte

Saiba que alimentos ricos em cálcio têm super poderes de emagrecimento . De acordo com um estudo, o consumo de pouco deste mineral pode aumentar a capacidade do seu corpo em acumular gorduras. Com 50% mais cálcio por porção do que o leite, o iogurte é uma fonte potente e ajuda a conter probióticos que podem controlar a gordura abdominal. O ideal é consumir pelo menos duas porções diariamente.

img-638568-conheca-cinco-alimentos-que-aceleram-o-metabolismo-e-podem-a20141022181414009011

  • Coloque o abacate na sua lista de compras

Não é à toa que os marombeiros adoram abacate. Para ter um metabolismo mais rápido, você precisa manter o corpo longe de inflamações e as veias limpas e funcionando bem. Por isso, o combo presente nos abacates que conta com gordura boa e monossaturadas, além de antioxidantes, ajuda a manter estas questões em dia. E, o consumo de uma unidade de até 14 gramas ajuda a queimar calorias. A sugestão é consumir de uma a duas porções diárias de comidas com gordura boa.

  • Diminua os doces

Se for comer algum doce deixe-o para a sobremesa. Não o consuma antes da refeição muito menos de estômago vazio.

Tenho certeza que essas dicas vão te ajudar bastante e continue focada na sua dieta!