frutas-no-verao

A alimentação ideal no verão deve ser leve e balanceada. A escolha dos alimentos precisa levar em consideração as necessidades do organismo nos dias com altas temperaturas e também o bem estar.

Quando os dias se tornam mais quentes, a saúde costuma ser diretamente afetada. O excesso de calor pode desencadear alguns problemas de saúde, como cansaço, sonolência, má digestão e tontura. Para evitar esses sintomas, alguns cuidados precisam ser tomados na hora de montar o cardápio alimentar.

O que comer no verão?

Confira a seguir algumas dicas importantíssimas para uma alimentação saudável no verão!

A alimentação do verão deve ser leve e saudável. (Foto: Divulgação)
A alimentação do verão deve ser leve e saudável. (Foto: Divulgação)

Mantenha o corpo hidratado

A hidratação é o segredo de uma alimentação saudável nos dias de verão. Nessa época do ano, o corpo perde muito líquido através do suor, por isso existe a necessidade de repor água, sais minerais e vitaminas.

Nos meses de verão, não basta tomar água apenas quando surgir a sede. A quantidade de líquidos ingerida diariamente deve ser aumentada, pois o corpo fica desidratado e o funcionamento dos órgãos acaba sendo prejudicados. Por isso, além de água, procure incluir sucos e chás no seu cardápio.

Salada-de-verao
As saladas são bem vindas ao cardápio. (Foto: Divulgação)

Coma saladas

As saladas, preparadas com legumes crus ou verduras, não podem ficar de fora do cardápio. Elas são poderosas fontes de vitaminas e fibras, além do que ajudam a tornar a alimentação mais leve. Na hora de preparar uma saladinha para o almoço ou jantar, procure evitar os molhos com alto valor calórico e o excesso de gordura.

Alimentação Ideal no Verão

Alguns hábitos contribuem com a alimentação nos meses de verão, sendo que o primeiro deles é definir uma rotina. Você deve ter horários regulares para fazer as refeições. Na hora de escolher os alimentos, dê preferência aos grelhados e assados ao invés das frituras. Também é fundamental evitar o excesso de doces e guloseimas, pois isso pesa no organismo.

Cardápio de verão

Você ainda tem dúvidas sobre o que comer no verão? Então veja abaixo uma sugestão de cardápio:

COMIDA-DE-VERÃO
Aposte nos alimentos com baixas calorias. (Foto> Divulgação)

Café da manhã

O café da manhã de verão pode incluir queijo branco, iogurte desnatado, frutas, pão integral e frutas. Substitua a manteiga por uma geleia sem açúcar e evite consumir queijos amarelos.

Lanche da manhã

Uma fruta ou um copo de suco é sempre a melhor opção para o lanche da manhã.

Almoço

No verão, o almoço deve ser leve e ao mesmo tempo nutritivo. Metade do prato deve ser composta por saladas cruas ou legumes cozidos. Também é importante definir uma fonte de proteína (carne, peixe ou ovo) e uma fonte de carboidratos (arroz, macarrão ou batata). Evite acompanhamentos pesados e gordurosos.

Lanche da tarde

No período da tarde, você pode preparar um lanche com pão integral e peito de peru. Também existe a possibilidade de fazer uma salada de frutas refrescante.

Jantar

Uma omelete de claras e legumes cai muito bem na hora do jantar. As saladas frias com macarrão integral e os filés grelhados também representam uma ótima opção para comer a noite.

Aproveite para adicionar um poderoso suplemento à base de Goji Berry na sua rotina e emagreça com saúde.

Recomendados para você: