tabelinha-nao-engravidar

Antes de existir métodos contraceptivos como a camisinha feminina e a masculina, a pílula anticoncepcional, o DIU, as injeções e adesivos hormonais e os implantes subcutâneos de hormônio, a forma para se evitar uma gravidez era a tabelinha.

Porém, ela não é o processo mais eficaz de proteção, pois não evita doenças sexualmente transmissíveis, como a camisinha, e apenas auxilia as mulheres que já têm um ciclo menstrual regular. Pode-se, no entanto, usá-la como forma de controle e para eliminar dúvidas com relação ao período fértil e infértil feminino.

Tabelinha

Um ciclo menstrual regulado costuma durar de 28 a 30 dias, e o período fértil geralmente corresponde ao meio do ciclo, ou seja, do décimo ao décimo nono dia. Para saber quais são os dias corretos, basta iniciar a contagem a partir do primeiro dia de menstruação.

Tabelinha: Anote tudo!

Marque em um calendário o primeiro dia da menstruação com uma caneta azul. Deste dia até o nono dia, a probabilidade de engravidar é bem pequena. A partir do décimo dia, marque em vermelho todos os dias, até chegar ao décimo nono dia.

Este período é o mais propício para se engravidar. A partir do vigésimo dia até o início de um novo ciclo menstrual, as chances de uma gravidez passam a ser mais remotas.

Deve-se respeitar este período e não ter relações sexuais sem prevenção. É fundamental notar de que cada organismo funciona de uma forma, e mesmo que você não esteja em seu período fértil, não quer dizer que você não corra o risco de engravidar.

Sem contar que os espermas podem permanecer vivos dentro do útero por até cinco dias e encontrar um óvulo para a fecundação. Por isso, tome cuidado, se proteja e fique alerta sempre.

Existem outros métodos anticoncepcionais super seguros que você também pode se interessar, é o caso do anticoncepcional injetável e também o anticoncepcional adesivo. Fique atente e converse com o seu ginecologista para saber quais os melhores métodos anticoncepcionais para o seu caso.

Se estiver com a menstruação desregulada converse com o seu médico para normalizar o ciclo (Não sabe de quantos dias é o seu ciclo? Veja o artigo "Como saber o meu ciclo menstrual"), somente com o ciclo menstrual regulado é que você poderá utilizar o método da tabelinha.