etiquetas-180408

Mais do que ter roupas bonitas e chiques, é ter o cuidado de mantê-las sempre bem cuidadas e lavadas para que elas durem muito tempo. Porém, na hora de lavar algumas peças, encontramos dúvidas ao olhar as etiquetas com relação aos modos de lavagem e de secagem, podendo causar até aquele acidente inesperado com a peça.

Símbolos para a lavagem

Para evitar que isso aconteça, procure olhar sempre aqueles símbolos enfileirados impressos na etiqueta. O primeiro deles contém uma bacia e uma letra “X”, que significa que a roupa não deve ser lavada, ou que se estiver úmida, precisará de um tratamento delicado. Outro símbolo comum é uma bacia com uma mão indicando que a lavagem deve ser manual, com uma temperatura máxima de 40ºC. Se você notar um recipiente com água, que pode vir com um traço ou não, a roupa deve ser lavada normalmente, à mão ou à máquina.

Se no caso, houver uma barra abaixo do recipiente, a lavagem deve ser mecânica e reduzida.  No caso de um traço, os cuidados devem ser duplicados. Os números representam a temperatura máxima da água durante no período de lavagem, que pode ser normal, de enxágüe ou de centrifugação. Para o enxágüe, a água deve ser resfriada. Na centrifugação, a lavagem é suave. Se forem observadas duas barras logo abaixo da bacia, a roupa não pode ser torcida.

Lavagem a seco

Os círculos representam a lavagem feita a seco. A letra A mostra que qualquer tipo de solvente podem ser usado na peça, a letra F é somente para aqueles com hidrocarboneto, e a letra P”para os com percloretileno, que só não é recomendada se a letra X aparecer.

Alvejante

Formas triangulares representam o alvejante. Triângulos indicam que qualquer alvejantes é permitido. A letra “X” que corta a figura mostra que esse tipo produto não pode ser aplicado, e a silaba “Cl” representa o cloro, que pode ser diluído em água fria.

Símbolos para a secagem

Na hora de secar as suas roupas, o traço horizontal no meio do quadrado indica que a peça pode ser estendida horizontalmente. Três barras verticais mostra que elas podem ser secas por gotejamento. A presença de uma curva mostra que a peça deve ser estendida. Quando houverem círculos, você pode usar as mãos. Se houver um “X”, nada feito. Um ponto preto dentro do círculo mostra que a secagem pode ser feita à uma temperatura mínima, enquanto dois pontos mostram que as roupas devem ser secadas por uma máquina, na temperatura máxima.

Uso do ferro de passar roupas

A presença de apenas um ponto preto mostra que a peça deve ser passada até 100ºC. Dois pontos indicam que o ferro deve estar próximo aos 150ºC. Se tiverem três pequenos pontos pretos, a temperatura de 200ºC é permitida. Caso o “X” apareça, a peça não pode ser passada.

Veja mais na tabela abaixo:

tabela2

Recomendados para você: