Não dá pra negar que ele tomou conta,  o crochê está por todas as partes, nas bolsas, nos acessórios, nos vestidos, nas blusas e claro, neles que são o assunto do post de hoje: os  shorts. Os shorts de crochê estão conquistando cada vez mais o público feminino com a delicadeza das tramas e o toque suave dos fios de algodão. São bonitos, são leves e confortáveis. A peça em crochê tem estilo e ganha babados, formas geométricas, pontos mais abertos ou mais fechados, modelos para todos os gostos.

E não é uma peça feita apenas pela avó da gente, estilistas especializadas em crochê tem cada vez mais ganhado destaques, trazendo estilo e ousadia para os modelos. Isso porque os trabalhos artesanais e hand made – tudo que é feito a mão – estão entre as principais tendências para as próximas estações, ao lado do étnico, uma referência que permanecerá forte e traz inspirações como boho, hippie chic e outras. Ou seja, seu shortinho de crochê vai continuar caindo bem por um bom tempo.

Shortinho – se eu falar quantos shorts eu tenho vocês não acreditariam –  e crochê são duas das coisas que as brasileiras adoram na hora de se vestir. Um short de crochê é, então, uma das roupas que caem melhor porque  une a praticidade da peça única com a delicadeza e o romantismo do artesanal.

Mas como é feito o short de crochê?

O processo, pra quem entende do assunto, é simples. Ele é feito usando linhas de diferentes texturas e acabamentos que são trançadas por uma agulha especifica que tem uma espécie de gancho na ponta. Por muito tempo essa arte do crochê esteve relacionada a coisas antigas, mas ultimamente tem ganhado um espaço especial nas coleções de grandes marcas. E com isso os preços subiram bastante, mas é possível aprender, comprar  as linhas e fazer você mesma.

Nesta releitura deste trabalho manual, as peças podem ser inteiras de crochê, coordenadas com tecidos e também finalizadas por acessórios, como cintos incrementados. Ainda que a imagem inicial do crochê remeta à tendência retrô, hoje em dia podemos encontrá-lo em peças de roupas atuais, como os shortinhos desse post,  que podem integrar looks românticos, mas também modernos.

Quando usar short de crochê

Os shorts de crochê podem oferecer muitas possibilidades devido à sua versatilidade, permitindo que sejam adaptados para diferentes ocasiões, do dia a dia  – happy com as amigas, tarde no shopping com a mamy ou o cinema com o namorado  – até uma saída de praia.

Como usar short de crochê

O queridinho do momento conquista muitas adeptas com tramas para todos os gostos, sozinha, essa peça atrai todos os olhares, agregando todo o charme típico dos dias de calor. Mas será que ele é restrito somente à praia? A resposta é não. Você vai  usar ele tanto de uma forma bem informal, com rasteirinha + camiseta, quanto com um salto e misturado a uma camisa de seda ou jeans + couro, por exemplo. Vamos aprender como usar e ousar com essa peça nos looks da nossa galeria de imagens.

Vantagens do short de crochê

Os shorts de crochê são super femininos e deixam qualquer look muito mais delicado e bonito.

Podem ser usados por mulheres de todas as idades e biotipos. O short de crochê é muito fácil de ser encontrado e, além de tudo, por preços acessíveis.

São super confortáveis e vestem bem: você não precisa se preocupar com a forma que vai se sentar, como acontece com as saias curtas de crochê, mas vai ter o mesmo efeito feminino e rendado. Além disso, você pode encomendar um sob medida para seu corpo ou você pode você mesma fazer o seu! Veja os tutoriais em vídeo que coloquei no  post.

Qual a melhor cor para short de crochê

As cores básicas valem pro seu short também. cada uma tem as suas vantagens. Os shorts de crochê pretos são uma ótima alternativa ao clássico modelo branco ou cru. Eles combinam com várias peças de roupas e possibilitam looks elegantes e também para sair à noite. Dá para combinar com rasteirinhas, botinhas, scarpins, use a criatividade. Já o short de crochê branco é clássico e irresistível. Delicado, feminino, fresquinho e combina com várias peças de roupa e acessórios. É uma peça que vale a pena ter no armário para montar looks estilosos ou para arrasar na praia e na piscina.

Tipos de shorts de crochê: Cintura alta

Uma super tendência, os shorts de cintura alta são ótimos porque cobrem a barriga e você pode combinar com blusas cropped ou tops ou ainda criar looks mais elegantes.

Tipos de shorts de crochê: Short saia


O short saia de crochê é um clássico! Ele é ótimo pois parece uma saia e fica super feminino, mas tem o conforto de um short, deixando você à vontade para caminhar e sentar do jeito que preferir.

Tipos de shorts de crochê: Para praia


A diferença dos shorts de crochê para praia é que eles em geral vêm sem o forro ou são modelos mais abertos e de amarrar, criando um jogo de esconde e revela que fica maravilhoso com o seu biquíni.

Não é difícil desde que você tenha na cabeça que ele é a peça mais importante do look e que nada deve sobressair além dele para que o look não fique pesado. Escolha peças que valorizem a sua delicadeza. Pensem em  combinar o seu short com uma blusa cropped ou top de crochê da mesma cor, formando um conjuntinho. Caso fique um pouco mais frio, combine com uma blusa de manga comprida ou jogue um cardigã colorido por cima, fica lindo.

Short de crochê para homens

Já falamos que nessa temporada o crochê apareceu com tudo em biquínis, blusas, vestidos, até aí nada demais, afinal as peças eram lindas e vão continuar em alta. Mas eis que surge uma nova modalidade duvidosa das peças: Os shorts e calças de crochês para homens.

O  dono da loja virtual “Lord von Schmitt” no site da Etsy está vendendo um produto que pode dar o que falar: shorts de crochê para homens.  As mercadorias de crochê são feitas de materiais 100% reciclados (principalmente cobertores velhos) e podem ser projetados sob medida para você.

O fabricante  garante que os modelitos são adequados “para correr, caminhar, dançar ou apenas usar no dia a dia”. Ele também sugere que o produto combina com festivais, prática de ioga e atividades de inverno.

Cada peça custa, em média, R$ 250. De acordo com as várias avaliações positivas de compra no Etsy, o short tem tudo para bombar. Os consumidores relatam o lado lúdico do modelito e sua capacidade de ventilação das partes íntimas. E aí, o que as leitoras acham do short de crochê masculino?

Agora vamos aprender a fazer nosso short com os vídeos tutoriais que separei pra gente?

Vídeo de como fazer um lindo short de crochê

Vídeo tutorial de short de chochê – Linha Charme da Círculo

Tutorial passo a passo para short de crochê