Quem sofre de cólicas todos os meses sabe o tormento que é. Como eu sinto MUITA cólica as vezes não consigo dar conta das minhas atividades e peço arrego. Acabo faltando uma aula, pedindo mais um prazo e quando a gente explica que é por causa das cólicas as vezes as pessoas pensam que é exagero. Se você está aqui lendo esse post hoje saber que cólicas não são exagero e que sentir todos os meses essa dor é horrível. Hoje vamos esclarecer um pouco do que é a cólica e, claro, como nos livrarmos dela ou pelo menos amenizar os seus sintomas usando ervas da natureza.

Desejo que você realmente se beneficie dessas informações!

Afinal o que é a cólica?

cólica menstrual, também chamada de dismenorreia, é uma dor pélvica que ocorre devido à liberação de prostaglandina, substância responsável por fazer o útero contrair para então eliminar o endométrio. O endométrio por sua vez é a camada interna do útero que cresce para nutrir o embrião, e no caso da não fecundação do óvulo, o endométrio se descama e é eliminado em forma de sangramento.

Todas as mulheres têm cólicas?

Cerca de 50% das mulheres sentem cólicas menstruais em alguma fase da vida, a dismenorreia pode ser de dois tipos: primária e secundária. Quando a causa é o aumento da produção de prostaglandina feita a partir do endométrio, ela é denominada primária; já quando é resultado de alterações patológicas, ela é do tipo secundária.

O que fazer para diminuir a dor das cólicas?

Deite-se de barriga para baixo, comprimindo a barriga sobre um travesseiro: o simples fato de deitar já ajuda a amenizar a dor. Usar uma bolsa de água quente na região lombar e no abdômen também ajuda, pois o calor estimula a irrigação, relaxando a musculatura e diminuindo as contrações uterinas.

Consuma alimentos naturais com poder anti-inflamatório. Alguns alimentos são verdadeiros relaxantes musculares, como inhame, vegetais de cor escura, banana, beterraba, aveia, tofu, abobrinha, couve, salmão, castanha do Pará e atum. Porém, estes alimentos devem ser incluídos regularmente em sua dieta: consumi-los somente no período das cólicas não trará alívio algum. Evite café, chá preto e refrigerante, pois estes favorecem maior produção de hormônios femininos.

Faça exercícios físicos leves. Em um primeiro momento, pode parecer que não faz diferença, mas atividades como alongamento, ioga, caminhada e bicicleta ajudam a minimizar os sintomas da cólica. Feitos de forma regular e moderada, os exercícios ajudam o corpo a liberar endorfina, hormônio capaz de diminuir a dor.

Chás para cólicas menstruais – porque tomar

A maioria das pessoas apela para analgésicos a fim de minimizar os indesejáveis sintomas da cólica, porém, ao invés de tomar um comprimidinho, você já considerou uma alternativa mais natural para aliviar essas dores?

Você sabia que os chás podem ser importantes aliados no combate às cólicas? Apesar dos estudos sobre o efeito de chás no alívio das cólicas menstruais ainda serem escassos, muitos dos existentes mostram que os chás têm propriedades anti-inflamatórias e antiespasmódicas. E essa é a combinação ideal para se livrar das desagradáveis cólicas! A seguir, listamos 5 chás que podem te ajudar a aliviar as indesejáveis cólicas.

Chás para cólicas menstruais – Como tomar

Os chás podem trazer muitos benefícios à nossa saúde, porém é bom sempre ter cautela na hora da quantidade. Para fazer os efeitos benéficos e não ter efeitos desagradáveis, o ideal é que se tome no máximo 2 xícaras ao dia. Então você pode escolher uns 2 tipos de chá da sua preferência e tomar sem medo. Você também pode fazer apenas um tipo de chá, misturando os tipos de ervas.

Chá de Calêndula para cólicas menstruais

A calêndula tem na sua composição óleos essenciais, glicósidos amargos e flavonoides.  A calêndula é usada pelas suas propriedades anti-inflamatórias, anti-sépticas, desinfectantes, cicatrizantes, adstringentes, desintoxicantes e hemostáticas.

Ingredientes:

– 1 xícara de água

– 1 colher de sobremesa de flores de calêndula

Modo de fazer:

– Ferver a água;

– Adicionar as flores e deixar abafado por 10 minutos;

– Coar o chá e este estará pronto.

Chá de erva cidreira para cólicas menstruais

A erva cidreira ajuda a aliviar as dores e também pode funcionar como calmante. O seu consumo é indicado nos dias que antecedem a menstruação.

Ingredientes

– 300ml de água
– Um punhado de erva cidreira
– 1 colher (de chá) de açúcar

Como fazer

Ferva a água e adicione a erva cidreira. Utilize um pano para tampar o recipiente em que está o chá, adoce e está pronto para beber.

Chá de hortelã para cólicas menstruais

O chá de hortelã alivia a cólica e o mal estar. Ele é eficaz quando tomado antes ou logo após a dor começar. Também é importante não exagerar na quantidade, o ideal é tomar apenas uma xícara no dia.

– 200ml de água
– 1 colher (de sopa) de folha de hortelã

Como fazer

Lave bem as folhas de hortelã e coloque na xícara, despeje a água já fervida e ainda bem quente na xícara e deixe o chá esfriar por aproximadamente 20 minutos.

Chá de folha de laranjeira para cólicas menstruais

Além do efeito positivo contra a dor, as folhas de laranjeira atuam de maneira muito eficaz no organismo, combatendo o estresse e auxiliando na melhora da qualidade do sono.

Ingredientes

– 200ml de água
– 2 Colheres (de chá) de folha de laranjeira

Como fazer

Ferva a água e coloque em uma xícara. Pique bem as folhas de laranjeira e coloque na água. Tampe a xícara até o chá ficar morno. Beba durante a noite.

Chá de Orégano para cólicas menstruais

Não é só na pizza que ele faz efeito! O orégano é fantástico, sendo inclusive um excelente tratamento caseiro para cólica menstrual. Possui ação diurética, sudorífera, eliminando as toxinas do organismo, podendo ser utilizado em casos de cólicas menstruais e dores de cabeça.

Ingredientes:

– 1 xícara de água

– 2 colheres de chá de orégano

Modo de fazer:

– Ferver a água;

– Acrescentar o orégano;

– Tampar a xícara com a água e o orégano por 5 minutos.

– Após isso, não adoçar e ele já estará pronto para uso.

Chá de Camomila para cólicas menstruais

A camomila é calmante e antiespasmódica. As infusões e tinturas aliviam as cólicas e o estresse.

Modo de preparo:

Deixe ferver 1 xícara de água. Em seguida coloque 1 colher de sobremesa de flores de camomila. Deixe agir por 10 minutos e coe. O chá de camomila pode ser tomado durante todo mês.

Chá de Vitex para cólicas menstruais

O vitex parece umas bolinhas de pimenta. É um excelente regulador hormonal, ingira a tintura ou o chá para regular os ciclos menstruais, aliviar os sintomas da TPM e da menopausa. Também é frequentemente usada para tratar a síndrome do ovário policístico.

Deixe ferver 1 xícara de água. Em seguida coloque 1 colher rasa de sobremesa de vitex. Deixe agir por 10 minutos e coe. Tome 10 dias antes da menstruação.

Chá de Folha de Framboesa para cólicas menstruais

A folha de framboesa é tônica e adstringente. Tome a infusão para aliviar cólicas menstruais ou diminuir o fluxo intenso.

Deixe ferver 1 xícara de água. Em seguida coloque 1 colher de sobremesa de folhas de framboesa. Deixe agir por 10 minutos e coe. Tome 10 dias antes da menstruação.

Chá de verbena  para cólicas menstruais

A verbena é antiespasmódica. Tome a infusão, ou tintura, para aliviar dores de cabeça associadas ao ciclo menstrual, menopausa ou TPM, cansaço nervoso e menstruação escassa.

Deixe ferver 1 xícara de água. Em seguida coloque 1 colher de sobremesa de verbena. Deixe agir por 10 minutos e coe. Tome 10 dias antes da menstruação.

Chá de gengibre  para cólicas menstruais

O gengibre para dor menstrual é uma boa solução, pois ele possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que diminuem a dor, muito presente antes ou durante a menstruação.

Deixe ferver 1 xícara de água. Em seguida coloque 1 colher de sobremesa de gengibre ralado. Deixe agir por 10 minutos e coe. Tome uma xícara nos dias da menstruação. O chá de gengibre pode ser tomado também durante todo o mês.

 

 

Recomendados para você: