a1

O conforto e a facilidade de morar com os pais faz com que diversos jovens adultos decidam sair de casa mais tarde. Porém, mimos e carinhos em excesso não ajudam se desejamos crescer e amadurecer, certo? Uma das ações para facilitar esse processo de transição é o de morar sozinha.

No início, pode parecer um pouco difícil: saudades da família, contas para pagar, arrumar a casa, lavar as roupas, etc. Porém, nada será mais satisfatório do que ter a própria independência e não precisar explicar ao pai e a mãe o que você faz na sua própria casa, que horas chega, que horas sai, se a sala está uma bagunça ou como quer a sua comida preparada.

Isso é ótimo, não é mesmo? Caso você decida morar perto da casa dos seus pais, pode começar pedindo um pouco de ajuda na hora da mudança e com os móveis. O mesmo pode ser feito com os amigos e pessoas próximas.

mudar-de-casa

Morando Sozinha

Vale enfatizar que agora as responsabilidades serão maiores e que você terá que criar novos hábitos e ser mais disciplinada para que a sua casa não fique extremamente bagunçada. Mas tenha calma e comece aos poucos. Um dia você pode cuidar só da limpeza dos banheiros, por exemplo. No outro, apenas a cozinha. Se não souber como tratar aquele vazamento, procure por ajuda profissional, mas pesquise bastante para não ser enganada. Indicações de pessoas conhecidas são ideias. A ajuda de algum amigo ou familiar também.

ser-feliz-morando-sozinha

Outra dica é: Procure conhecer os seus vizinhos. Assim, quando você (ou eles!) precisar de ajuda, poderão contar uns com os outros. Com relação à decoração da casa, você terá total liberdade para escolher móveis e objetos do seu gosto. Porém, o orçamento pode estar limitado por conta da mudança recente. Que tal partir para a reforma de móveis já usados? Decorações sustentáveis e com matérias recicláveis são ótimas alternativas para orçamentos limitados. Aproveitem, garotas!

Processo de adaptação

Se você estiver enfrentando problemas de adaptação, fique calma e dê tempo ao tempo, pois esse é um processo normal e natural. Conversar com a família, os amigos e até um bom terapeuta irá ajudar. Adote um bichinho de estimação! Que tal um gatinho fofo ou um cãozinho de pequeno porte?

Eles são ótimas companhias e trazem mais alegria ao lar. Mas lembre-se: Nada de deixá-lo trancado em casa sozinho o dia todo, ok? Essa opção só se adapta àquelas pessoas que ficam mais tempo em casa, ou quando o lar é a sua Home Office, aí é legal Caso contrário, não será uma boa ideia. Você pode ficar alguns dias da semana na sua residência antiga e nos finais de semana ir para a casa nova.

morando-sozinha-supermercado

A reestruturação não é tão drástica dessa forma. Procure não se cobrar e não se culpar pelo que está sentindo. Afinal, você já merece todos os créditos por ter comprado a sua própria casa e ter dado um passo tão importante na vida! Boa sorte!Gostaram das dicas, meninas? Vocês já moram sozinhas? Nos contem as suas experiências nos comentários!

Vídeos: Dicas de quem já tem experiência no assunto!