200132364-001

Homens e mulheres acabam sofrendo com espinhas, nem que seja por um pequeno período na vida em que as espinhas e os cravos tendem a aparecer com mais frequência Os jovens, principalmente, se sentem incomodados com as espinhas, salve algumas exceções. Tanto o homem quanto a mulher podem sofrer com isso, porem, as mulheres podem estar mais suscetíveis a esse problema devido ao uso de anticoncepcional e pela alteração do ciclo hormonal provocado pela menstruação.

Na grande maioria o aparecimento principalmente da acne acontece no inicio da puberdade, com o final da puberdade a tendência é que o aparecimento das espinhas acabe, porém, nesse tempo entre o inicio e o final da puberdade as espinhas podem deixar alguns danos em algumas pessoas, esses danos podem ser na pele na forma de cicatrizes difíceis ou impossíveis de esconder ou eliminar, além disso existem também os danos psicológicos já que algumas pessoas tem muitas espinhas e não se sentem confortáveis por isso, podendo sofrer inclusive de bullying.

Algumas dicas podem ajudar a evitar ou até mesmo combater espinhas que cismam em aparecer, separei aqui as principais.

Lave o rosto 3 vezes por dia, dessa forma é possível controlar a oleosidade da pele, além disso invista em sabonetes específicos para pele oleosa.

As loções adstringentes são recomendadas para a maioria das pessoas, essas loções fecham os poros diminuindo a oleosidade, o indicado é que a loção seja aplicada no período da manhã e da noite.

Prefira produtos em gel, evitando os produtos com texturas mais cremosas, que podem se acumular bloqueando a respiração dos poros, além disso é recomendado que uma vez por semana se faça uma esfoliação no rosto.

Essas dicas com certeza ajudam, mas é sempre preciso o acompanhamento médico, principalmente, em pessoas que tem muitas espinhas, um dermatologista pode receitar um medicamento que diminua o aparecimento de acnes, facilitando assim o controle.