Se você quer saber como desinchar os pés, nós vamos mostrar algumas dicas bem interessantes. Os pés podem ficar inchados devido a vários fatores, desde má circulação sanguínea, uso de alguns tipos de medicamentos, calor, machucados na região, abuso de alimentos muito salgados, dentre outras causas que podem levar ao inchaço.

“Um problema que parece comum, mas se houver uma frequência e for não tratado, pode sinalizar algum tipo de doença.”

Muitas pessoas reclamam do inchaço nos pés ou no início da manhã, ou final do dia. Quem precisa passar muitas horas em pé ou sentado, trabalhando ou mesmo em viagens muito longas de avião ou automóvel, costuma se queixar bastante do problema. Muitas pessoas reclamam do inchaço nos pés ou no início da manhã, ou final do dia. O inchaço nos pés acontece quando o corpo começa a reter líquidos, por passar muito tempo imóvel.


Como desinchar os pés

Algumas doenças também têm o inchaço dos pés como sintomas principais. Por isso é preciso estar atenta se o problema se repete com muita regularidade. Males como varizes, cardiopatias, gota, hipertensão, complicação nos rins, são exemplos de doenças que causam o inchaço nos pés. Se ele acontece com constância, procure um médico (pode ser clínico geral), para diagnosticar o real problema e indicar o tratamento adequado. Medicamentos também podem ter no inchaço como um efeito colateral. Se notar que seus pés tem inchado muito após o uso de certos tipos de remédios, o recomendado é suspender a medicação e conversar com o médico que o receitou e informar sobre o problema. E, se necessário, pedir que ele troque a medicação.

Manter uma alimentação equilibrada, com pouca ingestão de sal e consumo regular de alimentos fontes de potássio (banana, feijão branco, tomate, soja, batata doce, abacate), além de praticar regularmente exercícios físicos evitam e diminuem os inchaços nos pés.


Tratamento caseiro para desinchar os pés

Para desinchar os pés, um dos tratamentos caseiros mais eficientes é o popular escalda pés. Você pode fazê-lo assim que chegar em casa, de maneira simples e rápida. Encha uma bacia com de água quente para morna, em uma temperatura suportável à pele. Coloque um punhado de sal grosso dentro da água e algumas gotas (no máximo 2) de óleo essencial (escolha 1 ou 2 tipos) de arnica, cânfora, laranja, gerânio ou lavanda (que ajudam a melhorar a circulação sanguínea), depois mergulhe os pés dentro da bacia e deixe por alguns minutos, ou até sentir que água já está fria.


Como desinchar os pés na gravidez

Só quem é (ou já foi) gestante sabe o quantos os pés incham principalmente no verão, é bem complicado, muitas vezes nem os calçados que costumávamos usar, servem mais, devido ao inchaço. Por isso sempre é indicado usar calçados mais abertos,mais fresquinhos e que não fiquem apertando ainda mais os pés. Segundo a explicação de um profissional, o que acontece na gestação é que devido as alterações hormonais que causam dilatação dos vasos sanguíneos,facilita a passagem de líquidos do interior dos vasos para fora do sistema circulatório.

Ainda segundo a ginecologista Tathiana, a melhor forma de diminuir o inchaço dos pés é repousando (deitada de lado) é uma das melhores formas de diminuir o inchaço. “O útero se desloca para frente e libera as veias da pelve para a circulação do sangue”, explicou.

como-desinchar-os-pés

Exercícios para desinchar os pés

Praticar exercícios também ajuda muito a melhorar a circulação, quando a panturrilha é contraída, o sangue é impulsionado para cima, aliviando e prevenindo o inchaço.

Meias elásticas para desinchar os pés

Outra forma de prevenir o inchaço dos pés, segundo o conselho de médicos profissionais, é com o uso de meias elásticas, isso em especial para gestantes. Usando desde o momento em que a grávida acordar até o final do dia. Isso ajuda a deixar a musculatura mais firme e pressiona os vasinhos a fazerem uma melhor drenagem. é importante lembrar que a meia precisa ser aquela que vai até a altura do quadril, visto que as meias 3/4 podem prejudicar ainda mais a passagem de sangue. Veja mais sobre este assunto aqui.

como-desinchar-os-pés


Drenagem para desinchar os pés

Outra dica infalível para desinchar os pés e as pernas é com sessões de drenagem linfática, esta é uma forma de resolver o problema de imediato.

Pés inchados e cansados

Você viu algumas dicas que funcionam de verdade para diminuir o inchaço dos pés, mas não esqueça que além desta dicas, é importantíssimo evitar o ganho exagerado de peso e tomar muita água. Evite alimentos ricos em gordura também.

Recomendados para você: