Se você é cabeleireira, mas sempre surgem dúvidas do tipo "como administrar meu salão de beleza" ou então "como atrair clientes para o meu salão" significa que está na hora de tomar uma atitude para mudar esta realidade e alavancar os seus negócios.

A cada ano, aumenta o número de salões de beleza no país, inclusive que já são formalizados como microempresas. O segredo para o sucesso desse tipo de negócio não está apenas na oferta de serviços de qualidade, mas também no bom relacionamento com os clientes para administrar o seu salão de beleza.

Confira dicas para administrar melhor o seu salão de beleza. Foto: Divulgação
Confira dicas para administrar melhor o seu salão de beleza. Foto: Divulgação

Como administrar meu salão de beleza

Separamos algumas dicas de como administrar um salão de beleza.  Confira:

Estude sobre o mercado

Todo empreendedor, antes de abrir o seu próprio negócio, deve realizar um estudo aprofundado sobre o mercado em que vai atuar. Os materiais fornecidos pelo Sebrae são de grande ajuda, até porque a entidade tem cartilhas especialmente focadas na gestão de salões de beleza. Clique aqui e leia atentamente o material, disponível em PDF.

Como administrar o meu salão de beleza


Formalize o negócio

Como administrar o meu salão de beleza 5

O proprietário do salão de beleza deve se preocupar com a formalização do seu negócio, afinal, só assim é possível trabalhar legalmente e não ser barrado pela fiscalização. Quem tem um faturamento superior a R$60 mil por ano deve fazer a inscrição do CNPJ como Empreendedor Individual. Por outro lado, quem recebe menos de R$60 mil por mês deve realizar o cadastramento como Microempreendedor Individual (MEI).


Faça um bom plano de negócios

Woman working in hairdressing salon

O plano de negócios é um documento essencial para quem pretende abrir uma empresa. Através dele, o empreendedor pode planejar cada detalhe, desde o estudo da concorrência até a forma de conseguir recursos financeiros para investir. Acesse a biblioteca do Sebrae e encontre um ótimo guia em PDF.


Preocupe-se com as instalações

Como administrar o meu salão de beleza 7

É muito importante se preocupar com as instalações do salão de beleza, caso contrário, a Vigilância Sanitária pode barrar o estabelecimento.Também é fundamental se preocupar com a licença de funcionamento e o alvará, documentos que só são emitidos quando o salão está dentro das conformidades.


Ofereça um ambiente agradável

Como administrar o meu salão de beleza 8

O proprietário do salão deve se preocupar em montar um ambiente agradável, que garanta o bem estar dos clientes em todos os aspectos. O espaço físico precisa ser bem organizado: com uma área de recepção (para fazer agendamentos e pagamentos) e outra de atendimento (para prestar os serviços). Um espaço reservado para tomar café é algo bem-vindo.


Atenda bem aos clientes

O bom atendimento é a chave do sucesso para qualquer salão de beleza, por isso é muito importante treinar a equipe para sempre atender aos clientes da melhor forma possível. Vale à pena investir em medidas que favoreçam momentos de descontração e relaxamento.

Recomendados para você: