caspa

Quem não odeia colocar uma roupa escura e quando menos esperar ela estar cheia de pontinhos brancos? A caspa é um problema do couro cabeludo que acontece com mais frequência que imaginamos. A pele presente na cabeça se renova constantemente, cerca de uma vez por mês, a pele do couro cabeludo começa a descamar. Quando o processo de descamação é acelerado ocorre um crescimento maior das células que por sua vez passam a absorver o óleo produzido pelos folículos capilares, e os flocos de descamação se tornam maiores originando a caspa.

Causas da caspa

Segundo dermatologistas, todas as pessoas possuem determinado grau de caspa, mas as principais causas para o aumento repentino da caspa são, stress, couro cabeludo oleoso, o clima frio pode desencadear caspa em algumas pessoas, consumo de álcool e gorduras, excesso de química no cabelo e distúrbios hormonais.

Dicas para evitar e acabar com a caspa

Não ignore – Algumas pessoas tratam a caspa como uma coisa normal, e não se incomodam com os flocos brancos que tendem a grudar nas roupas, a ignora da caspa só faz com que ela se acumule no couro cabeludo, isso pode causar coceiras no couro cabeludo e o ato de coçar pode provocar ferimentos e consequentemente uma infecção.

Lave o cabelo com frequência – Se necessário lave os cabelos todos os dias, quanto mais limpo o cabelo mais fácil controlar a caspa, observe a regrinha do combate a oleosidade dos cabelos, não lave os cabelos com água quente, prefira a agora gelada ou morna.

Comece pelo básico – Na maioria dos casos um xampu suave é suficiente para controlar a caspa.

Se nada der certo apele – Se o xampu suave não está dando conta da caspa, mude para um anti caspa, opte por xampus que contem sulfureto de selênio ou piritionato de zinco.

Se nada der certo procure um dermatologista ele poderá indicar um produto de venda controlada para o combate a caspa.