brincadeiras-em-casa-11-865x614

Aprenda a fazer algumas Brincadeiras em casa, para divertir as crianças de um jeito super fácil, pois as férias estão chegando e precisamos buscar alternativas para que o dia seja mais  tranquilo com os pequenos.

As grandes e mais maravilhosas lembranças da minha infância são brincando em casa com os primos. Temos uma casa na praia na região dos lagos do Rio e esse era o destino certeiro de todos no verão. Mal acabavam as aulas e a casa de Araruama já estava cheia e com agenda de atividades lotada. Meus primos Suzana e Rafael tinham outros primos por parte de pai que frequentavam a mesma cidade nas férias, ou seja, era uma festa que durava o verão inteiro. Muitas crianças, muitas brincadeiras e bastante criatividade por parte da minha mãe e tia.

Esse não é um post nostálgico e sim uma coletânea de atividades que você pode fazer em casa com as crianças em dias de chuva, nas férias ou quando tiver sem dinheiro mesmo, afinal qualquer voltinha no  quarteirão já custa uma fortuna. Vamos começar?

Brincadeiras em casa com as crianças - Como fazer?

Brincadeiras em casa

Chamar ou não chamar os amiguinhos para brincar em casa, eis a questão? Enquanto fazer uma atividade sozinho estimula a concentração e a resolução de problemas, as brincadeiras em grupo são ótimas para estimular o espírito de cooperação das crianças. As duas são muito valiosas então aproveite e tire os benefícios dos dois tipos.

A minha brincadeira preferida em casa era o teatrinho e claro, isso influenciou minha escolha pelo curso de Artes depois. Então fique de olho no que os seus filhos mais curtem quando pequenos que pode ser um presságio do que escolherão depois. Bom, no meu caso eu saí da arte mas a arte não saiu de mim, apenas não virou profissão mas foi uma escolha bem legal.

Brincadeiras em casa com as crianças - Como fazer?

Algumas sugestões de atividades lúdicas para fazer em casa, sozinho ou com os amiguinhos, com ou sem material. Tem muitas sugestões e tenho certeza que alguma vai de encontro ao que você procura hoje.

Vamos estimular a criatividade das crianças brincando de teatrinho? Pode ser com fantoches feitos com meias velhas ou com papel, por exemplo. Se as crianças quiserem virar os personagens, crie fantasias especiais ou monte-as com roupas de toda a família.

Brincadeiras em casa com as crianças - Como fazer?

Brincadeiras em casa com Fita crepe

Aposte na fita crepe para criar diversas brincadeiras, seja no chão da sala ou nos corredores da sua casa. Desenhe uma amarelinha ou um jogo da velha; coloque uma linha para as crianças brincarem de se equilibrar; ou até crie pistas para elas se divertirem com carrinhos.

Brincadeiras em casa com as crianças - Como fazer?

Brincadeiras em casa (Show de cantores engraçados)

Essa brincadeira é ótima para gastar energia e exercitar a criatividade. Você vai precisar de um rádio ou qualquer aparelho que toque música. Sintonize em uma música estrangeira e comece a cantar engraçado, sem se preocupar em acertar a letra. Em seguida convide a criança a fazer o mesmo. Não corrija, solte a voz, a imaginação e as risadas

Brincadeiras em casa com as crianças - Como fazer?

Brincadeiras em casa (Carimbo de batatas)

Com materiais simples essa é uma atividade supervisionada porque envolve cortes com estilete. Pegue uma Batata, lápis, estilete, tinta guache e papel para começar a organização da oficina de arte com batata.

Pegue uma batata crua e corte-a ao meio. Em uma das metades, faça um desenho com lápis (um coração ou uma estrela, por exemplo). Retire com uma faca ou estilete o excesso ao redor do desenho, como se estivesse recortando-o. Separe um pratinho com tinta. Passe a batata sobre a tinta e, em seguida, pressione-a sobre o papel. Experimente fazer vários desenhos diferentes na batata e usar diferentes cores de tintas para as crianças carimbarem.

Brincadeiras em casa com as crianças - Como fazer?

Brincadeiras em casa (Caça ao tesouro escondido)

Outra brincadeira ótima para exercitar a criatividade e a memória. Você vai precisar de imaginação, lápis, papel e cinco objetos não muito grandes.  Separe os cinco objetos e conte uma historinha sobre cada um deles ressaltando o quanto eles são valiosos. Em seguida peça para a criança desenhá-los em cada folha separada. Peça para abaixar a cabeça e esperar você esconder os tesouros. Depois peça pela procurar cada um desenhando as dicas no papel de cada objeto.

Brincadeiras em casa com as crianças - Como fazer?

Brincadeiras em casa (Dança dos quase famosos)

Essa é uma brincadeira para gastar toda a energia acumulada. Você vai precisar de um rádio ou qualquer aparelho que toque música. Sintonize em uma música e comece aos poucos se mexer. Peça para a criança acompanhá-la. De repente crie novos passos e peça para fazer o mesmo. Mexa de várias formas.

Brincadeiras em casa com as crianças - Como fazer?

Brincadeiras em casa (Repórter por um dia)

Idade: de 6 a 12 anos
Número de participantes: a partir de 2
A criança que será a “entrevistadora” pega um gravador, ou mesmo uma escova de cabelo, para fingir que é o microfone. Se tiver mais de uma criança, sugira que uma seja a repórter da bancada e a outra a repórter da rua. As crianças podem separar assuntos antes da brincadeira para debatê-los.

Brincadeiras em casa com as crianças - Como fazer?

Brincadeiras em casa (Bolhas de sabão)

Idade: a partir de 2 anos
Número de participantes: a partir de 1
Misture duas colheres de sopa de detergente em um copo de água. Mexa bem e com um canudinho assopre. Quanto mais devagar a criança assoprar, maior ficará o bolha.

Brincadeiras em casa com as crianças - Como fazer?

Brincadeiras em casa (Amarelinha)

Idade: de 7 a 10 anos
Número de participantes: a partir de 1
Faça o desenho da amarelinha no chão e enumere os quadrados de 1 a 10. A criança joga uma pedra na primeira casa e, em um pé só, a pula e vai até a última. Na volta, pega a pedra do chão. Na próxima rodada, joga a pedra na casa 2 e vai até o fim em um pé só. E assim sucessivamente. Não pode colocar o segundo pé no chão, nem errar a casa.

jogo-das-5-marias-para-lembrancinha-saquinhos

Brincadeiras em casa (Estátua)

Idade: a partir de 2 anos
Número de participantes: a partir de 3
Uma das crianças é escolhida como o chefe e as outras devem estar posicionadas de frente para ele. O chefe designa qual será a estátua. Pode ser de cachorro, passarinho, gato, cobra… Então, quem está no comando escolhe a estátua mais bonita, mais feia ou mais engraçada. Pode-se também colocar uma música para tocar e quando o chefe aperta o stop, todos param! O chefe vai a cada jogador e os provoca. Quem se mexer, perde!

jogo-das-5-marias-para-lembrancinha-saquinhos

Brincadeiras em casa (Cinco Marias)

Idade: a partir de 7 anos                                                                                                                                                             Número de participantes: a partir de 1
Pegue cinco saquinhos de tecido e encha-os com areia ou arroz. Jogue as cinco marias no chão. Escolha uma, jogue para cima e pegue outra do chão, a tempo de pegar a primeira antes de cair. Na próxima rodada, jogue um saquinho para cima enquanto pega dois no chão e volta a recolher a primeira antes de cair. E assim sucessivamente.

Brincadeiras para fazer em casa com as crianças

Brincadeiras em casa (Telefone sem fio)

Idade: a partir de 4 anos
Número de participantes: a partir de 4
As crianças devem ficar em círculo ou enfileiradas. A primeira cria uma mensagem e fala no ouvido da próxima. A mensagem vai passando adiante, cada um dizendo aquilo que entendeu. O último participante deve dizer, em voz alta, o que ouviu. Se estiver correto, o criador da mensagem vai para o fim.

Brincadeiras para fazer em casa com as crianças

Brincadeiras em casa (Mímica)

Idade: a partir de 5 anos
Número de participantes: a partir de 4
Divida as crianças em dois times. Um participante deve se dirigir ao grupo adversário, que irá falar alguma palavra. A criança tem três minutos para representar, apenas com gestos, e o time deve adivinhar. O time que acertar mais, ganha.

brincadeira-de-movimento-com-boliche-caseiro-gabi-tentando-rolar-a-bola

Brincadeiras em casa (Boliche)

Idade: a partir de 3 anos
Número de participantes: a partir de 2
Faça os pinos com garrafas pet, cheias até a metade. Depois, com uma bola, o jogador deve tentar derrubá-las. Em cada rodada, o participante pode tentar duas vezes.

Brincadeiras para fazer em casa com as crianças

Brincadeiras em casa (Morto-vivo)

Idade: a partir de 4 anos
Número de participantes:a partir de 4
Coloque as crianças em uma fila. Uma delas (que precisa estar fora da fila) ou você mesmo, fica de frente. Quando disser “morto”, elas devem se abaixar. E quando for “vivo”, elas precisam estar de pé. O condutor deve ir alternando as palavras e a velocidade. Quem errar, está fora da brincadeira.

brincadeiras-em-casa-6

Brincadeiras em casa (Balão fujão)

Idade: de 6 a 10 anos
Número de participantes: a partir de 2
Trace uma linha de partida e uma de chegada. Cada jogador segura uma bexiga e um pedaço grande de papelão. Ao seu sinal, cada criança coloca sua bexiga no chão e a abana com o papelão, na direção da linha de chegada, e a traz de volta da mesma forma. O primeiro que terminar o percurso, ganha a corrida.

jump-rope

Brincadeiras em casa (Pular corda)

Idade: a partir de 6 anos
Número de participantes: de 1 a 5
Duas crianças seguram a corda, uma em cada ponta, e fazem com que ela gire. Os outros participantes precisam pular a corda, que está em movimento. Isso pode ser feito com batidas lentas ou muito rápidas. Sai do jogo quem tropeça na corda. Também dá para pular em grupo, entrando um de cada vez ou todos juntos. Se a criança estiver sozinha, ela pode girar a corda com as duas mãos e pular!

via Rocca 50 46019 - Viadana - MN - Italy

Brincadeiras em casa (Casa de cartas)

Idade: de 7 a 12 anos
Número de participantes: a partir de 2
As crianças devem juntar duas cartas e equilibrá-las de modo a criar um formato piramidal. Ao fazer vários “triângulos” dessa forma, é possível colocar uma carta na horizontal acima de dois triângulos e, assim, formar a base para o segundo andar. A ideia é formar um castelo, tomando muito cuidado para não derrubar tudo.

Brincadeiras para fazer em casa com as crianças

Brincadeiras em casa (Corrente infinita)

Idade: a partir de 7 anos
Número de participantes: a partir de 4
Conforme o pegador capturar os outros jogadores, eles vão dando as mãos e formando uma corrente em que apenas as pontas podem pegar.

Brincadeiras para fazer em casa com as crianças

Brincadeira em casa (Não me faça rir)

Idade: a partir de 3 anos
Número de participantes: a partir de 2
Uma criança tenta fazer a outra rir, enquanto ela tenta desesperadamente segurar a risada. Quem rir primeiro, perde.

Brincadeiras para fazer em casa com as crianças

Brincadeiras em casa(Troca-letra)

Idade: de 10 a 12 anos
Número de participantes: 4 a 8
Uma das crianças propõe uma palavra de quatro letras. O primeiro jogador deve, formar uma palavra nova a partir daquela, mudando apenas uma letra, e assim sucessivamente. Exemplo: lata – pata – mata – mala – tala. Quem não bolar uma palavra em 30 segundos, ou repetir uma que já foi, é eliminado.

Brincadeiras para fazer em casa com as crianças

Brincadeiras em casa(Quem sou eu?)

Idade: a partir de 6 anos
Número de participantes: a partir de 3
Os jogadores devem ficar numa roda, e cada um escolhe o nome de uma celebridade, personagem de filme ou desenho, ou mesmo do convívio delas, escreve num papel e gruda na testa do participante da direita, sem que ele veja. Cada criança faz perguntas para os outros jogadores sobre o que ela é. Por exemplo: eu sou uma mulher? E os jogadores só podem responder sim ou não. A criança então tem uma chance de dar um palpite. Ganha quem acertar primeiro.

Brincadeiras para fazer em casa com as crianças

Brincadeira em casa (Dança das cadeiras)

Idade: a partir de 6 anos
Número de participantes: a partir de 5
Separe algumas cadeiras, de acordo com o número de pessoas, menos um. Em uma fila indiana, os participantes devem circular pelas cadeiras, com as mãos para trás e ao som de uma música. Quando a música parar, elas devem se sentar na cadeira mais próxima. Quem ficou de pé é eliminado e uma cadeira deve ser retirada. Vence quem sentar na única cadeira que restar.

Brincadeiras para fazer em casa com as crianças

Brincadeira para fazer em casa(O objeto oculto)

Idade: de 8 a 10 anos
Número de participantes: de 4 a 12
Uma das crianças escolhe um objeto que está à vista no ambiente, diz a cor dele e espera que os outros jogadores o encontrem. Ela também pode dar outras dicas. O primeiro que achar o objeto escolherá o próximo, na próxima rodada.

 

criancas

Agora você já tem várias opções de brincadeiras para curtir com as crianças, tudo de um jeito simples e fácil, aproveite o clima e confira dicas incríveis para organizar uma festa infantil perfeita,  com temas preferidos dos pequenos e alguns truques para deixar o ambiente inesquecível.

o Natal esta chegando e separamos um post perfeito de Brincadeiras de natal, para você criar em sua casa e deixar o clima muito mais alegre.