Confira 10 dicas para você aprender a dizer NÃO e veja como essa postura pode ser benéfica em muitos momentos. Existem ocasiões em que é preciso saber dizer “não”. Essa palavra com apenas três letras pode te salvar do estresse, do cansaço, da preocupação e da sensação de remorso. Apesar dos benefícios, muitas pessoas ainda hesitam em ter uma postura negativa em determinadas situações. Quem não consegue dizer “não” é visto como uma pessoa “boazinha”, com “coração mole”. No entanto, essa incapacidade pode revelar uma personalidade insegura, carente ou mesmo controladora. No caso da insegurança e da carência, o indivíduo fala sim para tudo porque tem medo de não ser amado pelos outros. Já a pessoa controladora evita dizer não porque quer participar de tudo e monopolizar.

Saber dizer "não" pode contribuir muito com a sua vida. (Foto: Divulgação)
Saber dizer "não" pode contribuir muito com a sua vida. (Foto: Divulgação)

 

Aprender a dizer NÃO

A incapacidade de dizer “NÃO” pode atrapalhar a vida em diferentes aspectos. Em um relacionamento amoroso, por exemplo, se apenas uma pessoa cede para tudo, ela será totalmente dominada e não terá espaço fazer valer suas decisões. Sem falar que ela corre o risco de ser vista como desesperada ou sem graça, devido à passividade. No trabalho, a situação também é complicada, principalmente quando um colaborador resolve dizer sim para todos os pedidos do chefe e acaba se sobrecarregando.

10 dicas para você aprender a dizer NÃO

Você está sem tempo, paciência ou disposição para o “sim”? Então chegou o momento de rejeitar pedidos com convicção. Confira a seguir 10 dicas para você aprender a dizer NÃO:


1. Não se culpe

Em primeiro lugar, coloque na sua mente que você tem o direito de rejeitar pedidos sem sentir culpa. Antes de falar “sim”, reflita sobre o seu bem-estar e sobre como rejeitar o pedido pode trazer pontos positivos para a sua vida. Se a pessoa reagir mal a sua resposta, o problema está nela e não em você.

10 dicas para você aprender a dizer NÃO 2


2. Tire um tempo para pensar

Se alguém fez um pedido, não responda na hora. Tire um tempo para refletir e analisar os prós e contras da situação. Depois de pensar bem e analisar os motivos para negar a solicitação, retorne o contato, informando a sua decisão. Esse feedback é extremamente importante, afinal, a outra pessoa está aguardando uma resposta.


3. Não ceda à pressão

Se, por acaso, a pessoa que fez o pedido insistir em uma resposta imediata, não ceda a essa pressão psicológica. Seja firme na sua decisão e diga que precisa de um tempo para pensar e analisar as outras prioridades do momento.

10 dicas para você aprender a dizer NÃO 3


4. Tome nota das consequências

Providencie um pedaço de papel e faça duas listas. Na primeira, escreva as consequências de dizer “não” ao pedido. Na segunda, analise o que pode acontecer de positivo ou negativo se você disser “sim”. Agora é só analisar com um olhar crítico.


5. Elogiar, negar e agradecer

Existe uma sequência estratégica que pode ser de grande ajuda para quem precisa aprender a dizer “não”. Essa fórmula, que funciona principalmente na vida profissional, consiste em elogiar, negar e agradecer. Primeiro elogie a proposta. Depois, diga “não” e apresente alguma justificativa para acompanhar. Por fim, agradeça ao convite e mencione algo sobre “uma próxima oportunidade”. Por exemplo: "

"Fico lisonjeada com o convite de palestrar no evento, seria uma honra, pois é um trabalho realmente incrível e que admiro muito! Porém, no momento estou com alguns outros projetos, e esta palestra merece alguém que possa se dedicar exclusivamente à ela. Muito obrigada pela confiança, fica para uma próxima oportunidade."

10 dicas para você aprender a dizer NÃO 5


6. Repasse o pedido

Se você não pode dar conta da solicitação, então considere a possibilidade de indicar uma outra pessoa apta para fazer o trabalho. Essa postura revela preocupação com o pedido apresentado, mesmo após o “não”.


7. Comunique-se abertamente

No caso da vida pessoal, você deve ser sincero com o amigo ou familiar. Apresente a sua opinião fale sobre os seus princípios e sobre os “limites” que precisam ser respeitados. No namoro ou no casamento, essa comunicação aberta e respeitosa é extremamente importante.

10 dicas para você aprender a dizer NÃO 9


8. Negocie com uma outra proposta

Você até sente vontade de atender ao pedido, mas está sem tempo para assumir o compromisso. Nesse caso, vale à pena tentar uma negociação, solicitando um prazo maior ou outro horário. Essa dica, no entanto, deve ser descartada por quem tem vontade de dizer “não” total.


9. Coloque um ponto final no assunto

Se houver uma rejeição na contraproposta, então o melhor a ser feito é encerrar a conversa. Não busque outros argumentos para lidar com a situação. Dê uma resposta curta e direta, mas sem perder o respeito.

Young Couple Having Argument At Home


10. Pense sobre o “NÃO”

Dizer “NÃO” não é tão doloroso quanto parece. Na verdade, é um exercício diário que prioriza o próprio bem-estar. Portanto, antes de dizer essa palavrinha, reflita e ensaie na frente do espelho. Dessa forma, você se sentirá mais preparada para impor a sua decisão e valorizar os seus próprios limites.


E como dizer NÃO em diferentes situações?

10 dicas para você aprender a dizer NÃO 6

Não sabe dizer não? Então confira a seguir algumas frases que ajudam:

  • “Preciso pensar primeiro, depois te dou uma resposta”.
  • “Isso não corresponde as minhas prioridades no momento, mas vou pensar”.
  • “Não posso me comprometer no momento, pois tenho outras prioridades”.
  • “Podemos conversar sobre isso em um outro momento?”.
  • “Não sou a pessoa mais indicada. Experimente falar com X”.
  • “Não gostei do que você fez. Por favor, não faça mais”.
  • “Não posso fazer no momento. Podemos negociar um prazo maior?”.
  • “Eu adoro fazer isso, mas no momento não posso”.

 

10 dicas para você aprender a dizer NÃO 8

As pessoas sentem dificuldades de dizer “não” porque no fundo querem ajudar ou sentem medo de parecerem mal-educadas. Também existem receios: sentem medo de perder uma oportunidade, medo da rejeição ou não querem prejudicar o relacionamento. No entanto, não dá para dizer “SIM” para tudo na vida. Quem tem esse tipo de postura acaba se prejudicando em algum momento. Saber dizer “não” é fundamental para conseguir alcançar os objetivos profissionais e pessoais. É algo que precisa ser pensado, treinado e aprendido diariamente.

Quem sabe colocar em prática essa pequena palavra tem uma vida menos estressante, se torna mais confiável e consegue aproveitar melhor as suas forças naturais. Portanto, coloque as dicas em prática e use o “não” de forma correta. Gostou das dicas de como dizer “NÃO”? Tem mais alguma recomendação? Deixe um comentário.

Recomendados para você: