alimentos-que-deixam-mais-feliz

Medo, ansiedade, insegurança, raiva e ira, tem dias que acordamos com todas essas emoções e sentimentos a flor da pele, muitos desses até estão presentes em nosso dia a dia, as vezes até temos todas essas emoções combinadas o que pode resultar em um dia terrível, em que parece que todas as pessoas estão contra nós, e que tudo que fazemos dá errado.

Existem diversos estudos que mostram a estreita relação entre o equilíbrio de nutrientes e as reações cerebrais. Alguns alimentos nos fornecem nutrientes importantes que participam ativamente da produção de neuro transmissores, que nada mais são que mensageiros químicos que favorecem a comunicação entre as células do sistema nervoso.

Dentre todos os neuro transmissores iremos destacar três que estão ligados diretamente ao humor, a serotonina, a dopamina e a noradrenalina.

A serotonina é uma substancia sedativa e calmante, tem poderes “mágicos” de melhorar o humor de um modo geral, principalmente em pessoas que sofrem de depressão.

Já a dopamina e a noradrenalina proporcionam energia e disposição, que interferem diretamente em nosso humor, afinal, alguém consegue ficar de bom humor e com um sorriso no rosto estando cansado ou indisposto?

O nível de serotonina depende da ingestão de alimentos ricos em aminoácido triptofano e carboidratos. A ingestão de carboidratos aumenta os níveis de insulina que auxiliam na limpeza dos aminoácidos circulantes no sangue facilitando assim a passagem do triptofano para o cérebro. Uma vez no cérebro o triptofano aumenta a produção de serotonina.

É preciso conhecer os alimentos ricos em triptofano, podemos citar alguns como o leite e o iogurte desnatado, queijos brancos magros, carnes magras, peixes, nozes, banana, arroz, batata, feijão, lentilha, castanhas, abacate, soja e seus derivados.

Outros alimentos que podemos citar como fonte de carboidratos são pães, cereais integrais, biscoitos integrais, massas integrais, arroz integral e selvagem, frutas, mel e legumes.

Se você é uma pessoa que sofre com oscilação de humor esses alimentos irão ajudar seu corpo a encontrar o equilíbrio ideal.

Thaís Velloso

Recomendados para você: